segunda-feira, 28 de maio de 2018

CELEBRAÇÃO DE ACÇÃO DE GRAÇAS EM MULIQUELA PELA BEATIFICAÇÃO DA IRMÃ LEONELLA SGORBATI


CELEBRAÇÃO DE ACÇÃO DE GRAÇAS EM MULIQUELA PELA BEATIFICAÇÃO DA IRMÃ LEONELLA SGORBATI

No Domingo 27 de Maio de 2018, na Paróquia/Santuário de N. S. de Fátima de Muliquela – ILE- D. Francisco Lerma Martínez, Bispo da Diocese de Gurúè, presidiu à Eucaristia de Acção de Graças pela Beatificação da Irmã LEONELLA SGORBATI, mártir do perdão, missionária da Consolata. Concelebraram com o Bispo o Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral e os sacerdotes Pe. Pedro Esquadro, pároco da referida Paróquia e o Pe. Santos Víctor Santos, Vigário Paroquial.

Participaram as Irmãs Missionárias da Consolata, residentes na comunidade local de Muliquela, irmãs Filhas da Visitação de Nossa Senhora de Gurúè, e numerosos fiéis da comunidade local.

A celebração foi precedida da leitura por parte da Irmã Roselda, MC, de texto da Direcção Geral das Missionárias da Consolata preparado para o efeito.

QUEM É A BEATA LEONELLA SGORBATI?

Mulher de sorriso contagiante, capaz de despertar a confiança também nas situações mais complicadas, a Irmã Leonella Sgorbati, - Rosa, nome de Baptismo -, nasceu em 09.12.1940, em Rezzanello de Gazzola (Piacenza), na Itália.

No dia 22.11.1965, Leonella consagra-se ao Senhor da Vida, para que muitos “tenham vida em plenitude” (Jo 11.10). Torna-se, então, Irmã Missionária da Consolata, no modelo que o Bem-Aventurado José Allamano queria.

Como obstetra, gastou a sua vida ao lado das mães e dos cerca de quatro mil recém nascidos que ajudou vir ao mundo; e, como professora, a serviço da formação de centenas de enfermeiros/as.

Depois de 26 anos de vida missionária no Quénia, em 2012, se reuniu à pequena comunidade das Irmãs Missionárias da Consolata em Mogadiscio, na Somália, para abrir um Centro de Treinamento de Enfermagem para rapazes e jovens somalis, em parceria com Aldeias Infantis, SOS.

Ela estava ciente da situação instável e perigosa do País, dominado por extremistas islâmicos, mas era entusiasta com a possibilidade de dirigir um Centro para preparar futuros enfermeiros/as para o único hospital na Somália.

Foi assassinada, juntamente com seu guarda-costas, Mohamed Mahhamud, em 17.09.2006.
Banhou com seu sangue uma das terras mais sofridas do mundo, a Somália. Foi proclamada Bem – Aventurada, na terra onde nascera, Piacenza – Itália, no dia 26.05.2018.

O seu sussurro “Eu perdoo, perdoo, perdoo…” faz dela testemunha universal da força transformadora do perdão e intercessora de todos os que suplicam e constroem a paz!

Ao proclamar a Ir. Leonella Bem – Aventurada, a Igreja a declara feliz, segundo a lógica do Evangelho de Jesus: a felicidade plena!- Bem-Aventurada Leonella Sgorbati, rogai por nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário