sábado, 30 de julho de 2016

ENCERAMENTO DA JMJ NA DIOCESE DE GURÚÉ

Nos dias 30 e 31 de Julho do corrente ano 2016, milhares de jovens (calcula-se arredor de 5.00) provenientes de todas a paroquias da Diocese peregrinaram ao Santuário de N. S. Rainha do Mundo, Malua no Alto Molocué, para celebrar o seu Jubileu e o encerramento da Jornada Mundial da Juventude.
Na tarde do dia 30.07.16, pelas 16.30, elevando a Cruz dos Jovens que visitou a maior parre das Comunidades da Diocese, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, deu início à Peregrinação desde a Estrada Nacional N. 1, entroncamento da Estrada inter-regional A. Molocué-Gilé até o Santuário de N. S. Rainha do Mundo.
Na grande esplanada à frente da Igreja do Santuário, realizou-se a parte final do Concurso Diocesano do Cântico Religioso, precedido da Leitura da Carta-Saudação que o Papa Francisco dirigiu no seu primeiro encontro com os jovens em Cracóvia, na passada Quarta Feira.
O Concurso Diocesano do Cântico Religioso ficou em primeiro lugar o Coro da Paróquia N. S. Rainha da Paz, Pista Velha - Alto Molocué; no 2º Lugar ficou o coro da Paróquia Cristo Rei de Mualama (Pebane); em 3º Lugar, o coro da Paróquia S. Carlos Lwanga de Gurúè.
Na noite de 30 para 31, realizou-se o Festival musical juvenil.
Já, no Domingo 31.07.16, celebrou-se a Eucaristia do Encerramento diocesano da Jornada Mundial da Juventude.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

SOLENE FUNERAL NA CATEDRAL DE GURÚÈ PELA IRMÃ FÁTIMA DO ROZÁRIO SANTOS. BREVE HISTÓRICO


Irmã Fátima do Rozário Santos – (Breve Histórico)


 


         A Congregação das Irmãs MAP, à qual pertence Irmã Fátima do Rozário Santos, foi oficialmente fundada em Segóvia – Espanha, no dia 07 de março de 1942, pelo Bispo daquela Diocese, D. Luciano Perez Platero e pela jovem Genoveva Cuadrado Llorente.


         Está vocacionada para o serviço da vida cristã, dinamizando as Comunidades no âmbito paroquial nos seus contextos atuais, sendo anúncio do Reino para todos, especialmente para os mais pobres.


         É uma Instituição Religiosa presente no Brasil desde 1954 onde, atualmente, está a sede do Governo Geral.


         A Congregação veio para Moçambique no dia 15 de Outubro de 2010 – festa de nossa padroeira Santa Teresa D`Ávila, iniciando nossa atividade missionária neste País na Diocese de Maputo, Província de Maputo, no Centro de Espiritualidade Sagrado Coração de Jesus em Namaacha.


         Ir. Fátima nasceu no dia 15 de Dezembro de 1960 na cidade de Anicuns- Estado de Goiás – Brasil. Veio para a Congregação como aspirante no ano de 1982, ingressando no postulantado no 05 de Fevereiro de 1983. Depois de 02 anos de noviciado, fez a primeira Profissão no dia 05 de Fevereiro de 1986. Durante o juniorato trabalhou pastoralmente em várias comunidades do Brasil e Espanha onde estudou Teologia  no Instituto Teológico de Burgos.


         Voltando para o Brasil, preparou-se para a Profissão Perpétua que teve lugar na  cidade  de Americano do Brasil – Estado de Goiás, no dia 13 de Fevereiro de 1993.


         Depois de alguns anos foi enviada em missão ao México onde viveu por 18 anos trabalhando nas pastorais e com migrantes na Cidade de Matias Romero. Também desenvolveu grande atividade missionária na Cidade de Izcali. No Distrito Federal trabalhou no secretariado da Arquidiocese da Cidade do México.


         Recebeu com alegria a proposta de vir a Moçambique para esta nova fundação em Mualama, nesta Diocese de Gurúè, chegando a este país no dia 24 de maio do corrente ano e, a esta Diocese, no dia 23 de junho.


         Partiu para a casa do PAI no dia 25 deste mês – festa de São Tiago Apóstolo.


         Deixa-nos como legado sua alegria contagiante, um grande espírito missionário e um imenso amor aos pobres e desvalidos, estando sempre disponível para partir em missão sem distinção de países, raças e povos.


         Em nome de toda a Equipe do Governo Geral da Congregação das Irmãs Missionárias de Ação Paroquial, deixamos aqui nossos agradecimentos a toda Vida Religiosa e missionária desta Diocese de Gurúè, de Quelimane e de Maputo, assim como a todos e a todas que de uma maneira ou de outra nos apoiaram nestes momentos dolorosos. À todos e todas pedimos as bênçãos de Deus, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação com a proteção de Maria, nossa Mãe.


Que Deus lhes recompense por todo o bem e solidariedade a nós prestados.


Irmãs: Maria do Carmo Ir. Helena Maria

segunda-feira, 25 de julho de 2016

FALECEU A IRMÃ FÁTIMA DO ROSÁRIO SANTOS

Hoje, 25.07.2016, pelas 12.00H, no Hospital Central de Quelimane faleceu vítima de doença súbita a Irmã FÁTIMA DO ROSÁRIO SANTOS, brasileira, da Congregação das Missionárias de Acção Paroquial.
A Irmã Fátima estava participando no Curso de Inserção Missionária junto com mais outras Irmãs de várias congregações religiosas, na Casa Diocesana de Gurúè. No dia 21.07.16, Quinta Feira passada, começou a sentir-se mal. Baixou no Hospital Rural de Gurúè onde lhe detestaram uma malária com mais outras complicações (tensão arterial baixa e descontrolado, forte diabete), pelo que foi transferida para o Hospital Central de Quelimane onde veio a falecer.
A Irmã Fátima, junto com mais duas Irmãs da mesma Congregação, chegou à nossa Diocese há apenas um mês, no passado dia 23 de Junho do corrente ano. Vinham abrir uma comunidade da sua Congregação na Paróquia de Cristo Rei, de Mualama, no Distrito de Pebane.
Destas páginas apresentamos os nossos mais sentidos pêsames á sua família e à Congregação das Irmãs Missionárias de Acção Paroquial, enquanto rezamos pelo seu eterno descanso. Paz à sua alma.

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ.PISTA VELHA (IV)


25.07.2014.

A concentração hoje foi na comunidade de NIPAIA.

ZONA PASTORAL DE S. AGOSTINHO. Comunidades da Imaculada Conceção de Nipaia; S Pedro de Muthurumele; S. Tiago de Nikusako; N. de Fátima de Pihi; S. Miguel de Natxere; S. Mónica de Txarani; N. S. do Rosário de Naphako; Bom Pastor de Kumakuma.

Os crismado hoje fora 49

As Igrejas evangélicas presentes nestas zonas pastorais são: Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique;  União Baptista; Adventista do 7º Dia e 12 Apóstolos.

domingo, 24 de julho de 2016

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. PISTA VELHA. ALTO MOLÓCUE (III)

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S.DA PAZ. PITA VELHA. ALTO MOLÓCUE-SEDE
24.07.2016.

 A concentração hoje foi na sede da Paróquia, comunidade de S. Inês, Centro Juvenil “Lehon Dehon”, na Pista Velha, Alto Molócue-Sede.

A primeira parte da celebração começou com a solene bênção e inauguração da nova Igreja Paroquial, recém construída.

As comunidades que hoje se reuniram foram as seguintes:

ZONA PASTORAL DE S. BAKHITA. Comunidades de S. Inês da Pista Velha; S. Miguel de Kirimeka; S. João Baptista de Naviravene; S. João de Deus de Mutxora; S.Isabel de Muimahi; S. Lucia de Mukopore; S. Antonio de Murimone.

ZONA PASTORAL DE INRAVANE. Comunidades de S. José de Iravane; S. Filomena de Minie; S. Pedro de Naiokue; S. Lucia (Imaulada Conceição ?) de Nreleni; S. Coração de Jesus de Nakhuya.

ZONA PASTORAL DE EKULA. Comunidades de S. Tiago de Ntepe; S. Maria de Kereni; S. Coração de Jesus de Ekula; e S. Pedro e . Paulo de Mussagwane.

Os crismas hoje foram 259.

As Igrejas evangélicas existentes nesta área pastoral são as seguintes: União Baptista; Igreja de Cristo em Moçambique, !2 Apóstolos e Assembleia de Deus