sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Criação de novas Paróquias e Capelanias


Depois de um lungo processo de experiência como "Áreas de Asistência Pastoral" que demorou mais de dois anos,logo a seguir a última reunião do Conselhor Presbiteral, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, com as respectivas Provisões   criou as seguintes Paróquias:

1. Paróquia de Santa Josefina Bakhita, na sede de Gilé, desmembrada da Paróquia de N. S. da Anunciação de Moneia, Gilé. Assistida pelos Missionários Cleretianos.
Celebração nas comunidades de Gilé

A cruz da nova Paróquia de S. Josefina Bakhita, de Gilé-sede
A Igreja paroquial da nova Paróquia de S. Josefina Bakhita, de Gilé-sede
2. Paróquia de Santa Teresa do Menino Jesus, em Errego, desmembrada da Paróquia de N. S. de Fátima de Muliquela, Distrito de Ile. Assistida pelo Clero Diocesano.

3. Paróquia de N. S. Rainha da Paz, na Pista Velha, Alto Molócuè. Assistida pelos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

4. Paróquia de N. S. Rainha dos Mártires, em Muthala, Alto Molócue. Assitida pelos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).
Pe. Messias, D. Francisco celebrando em Muthala, sede da nova Paróquia de N. S. Rainha dos Mártires, Alto Molócue

5. Capelania da Beata Anaurite, em Mugulama, Distrito de Ile. Asistida pelo Clero Diocesano.

D. Francisco na área da nova Capelania da Montanha
6. Capelania da Montanha. Zonas Pastorais da área do Monte Namuli. Asistida pelo Clero Diocesano

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Começo do Ano Lectivo no Seminário Diocesana S. José


A Capela do Seminário Diocesano S. José de Gurúè


14 de Janeiro de 2013

Panórámica geral dos edifícios actuais do Seminário
Nesta data de 14.01.2013, foi a inauguração do Ano Lectivo de 2013. Os nossos seminaristas do Curso Propedeútico matricularam-se na Escola Secundária Pre-Universitária Madre Clara de Invinha, das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

 Os alunos matriculados são 18 no 1º Ano e 8 no 2º, correspondentes à 11º e 12ª Classe do Ensino Secundário.
O Reitor do Seminário é o Pe. Rito Alberto. Enquanto não deixa as suas actividades da reabilitação das paróquias de Naburi e Mualama é substituído até ao mês de Abril pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral.
A Reitoria do Seminário

O Director Espiritual é D. Manuel Chuanguira Machado, Bispo Emérito; Ecónomo o Pe. Luciano Cominotti, Administrador Diocesano; Director Pedagógico o Pe. Daniel Raúl, Pároco da Catedral; e  Formador  o Pe. Manuel Nassuruma.

Colaboradotres permanentes são a Equipa Missionária da paróquia de invinha, os membros da Comunidade da Companhia Missionária de Invinha, as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e os Professores da Escola Pre-universitária Madre Clara de invinha.
Edifício das cameratas dos alunos

No Seminário Propedéutico S. Agostinho de Quelimane a Diocese de Gurúe tem mais 8 alunos no Segundo Ano e 16 no Terceiro Ano; e no Semionário Mater Dei de Nampula tem mais 2 alunos. Ao total temos 42 alunos no Curso Propedéutico

15.01.2013
As aulas propriamente ditas começaram na Terça Feira, 15 de Janeiro.
A entrada ao Seminário S. José, antiga "Casa dos Eucaliptos"

domingo, 13 de janeiro de 2013

Caminhando em Janeiro

01.01.2013. Celebração do Dia Mundial da Paz. Coincidindo com o Início do Ano Novo 2013, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, presidiu à solene Celabração de N. S. Mãe de Deus e do 1º Dia do Ano de 2013, na Catedral de Santo António de Gurúè. Na sua Homilia, D. Francisco, alem de sublinhar o snetido litúrgico do dia, apresntou nas suas lonhas gerais a mensagem do Papa Bento XXVI para esta Jornada Mundial da Paz.

02.  - 07. 01. 2013: Dom Francisco Lerma orientou o Retiro Anual dos Padres Diocesanos de Pemba. reunidos na Paróquia - Santuário de n. S. de Fátima de Montepuez.

08.01.2013. Inauguração do Ano Lectivo  do Seminário Propedéutico Diocesano de S. José. As primeiras horas da manhã, D. Francisco reuniu com os alunos do 1º e do 2º Ano do Curso Propedéutico, com o Reitor , Pe. Rito Alberto, e com toda a equipa formadora e alguns dos Professores para acolher os primeiros seminaristas