quinta-feira, 14 de julho de 2011

Boletim Diocesano "Etxeko/Família". Nº 2/2011


I.                     VOZ DO BISPO
                                        
CARTA DO SR. BISPO POR OCASIÃO DA PÁSCOA

Queridos diocesanos , é Páscoa! Aleluia! Cristo Ressuscitou!

O grito do anjo a Maria Madalena na madrugada da ressurreição ressoou por todas as comunidades da nossa Diocese! Ele está vivo. Não  O procurem entre os mortos .E nós somos hoje as testemunhas nesta terra que Ele nos mandou evangelizar.

Muitos são os sinais desta verdade entre nós.

Ele está vivo em cada um de nós que nos sentimos e somos de facto seus discípulos. Ele está vivo no meio de nós, cada vez que nos reunimos em seu nome.

Ele está vivo no meio de nós cada vez que fazemos um gesto de vida, de amor, de compreensão com quem está triste, com quem sofre, com o doente, com quem passa necessidade. No amor ao irmão é que tetemunhamos que Ele está vivo no meio de nós.

Ele está vivo em cada uma das nossas comunidades, cada vez que nos ruenimos, para rezar, para celebrar os Sacramentos, para Celebrar a Sua Palavra.

                                      Saúdo-vos em Cristo, Pastor Bom e Supremo da Igreja
                                              
                                                        Dom Francisco Lerma





CARTA DO BISPO
Gurúe 1 de Junho 2011
Caríssimos diocesanos: paz, bem e consolação.
Com um instrumento tão simples como é esta carta desejo manter  a  união e   comunhão entre nós,   os discípulos de Jesus, que formamos esta parcela do Seu Povo, a nossa Diocese de Gurúè. São as notícias mais variadas e interessantes da vida da Igreja, acontecimentos familiares, informações das outras Diocese de Moçambique e também de outros Países que encontrareis nesta minha carta e neste novo número do nosso ETXEKO/Família.





II.                   ESTE MÊS:  História da Paróquia de Santa Cruz de Molumbo

Nome da Paróquia: Santa Cruz de Molumbo
Padroeiro: Santa Cruz
Data da Fundação:  7 de Julho de 1949 ( 1º Sacerdote Português Pe. Mateus Maia)
Bispo de então: D. Sebastião Suares de Resende (Diocese da Beira)
Superior de Então:  Pe. Damião Bettoni (Dehoniano) 
Data da dedicação: 14 de Setembro (atribuída em 1950)
Superfície: 3. 489 km2.
Era regida pela Congregação dos Padres: Missionários do Sagrado Coração de  Jesus (Dehonianos)
Primeiras comunidades Cristãs eram 3: Nangoma, Magomero e Namatapanha
População actual:  128. 323 habitantes ( 60. 215 homens e 68. 108 Mulheres – senso 2007-2008)

BREVE DESCRIÇAO HISTÓRICA
1.        Situação da Paróquia de santa Cruz de Molumbo.
1.1 -Localização
 A paróquia de santa cruz de Molumbo (PSM) fica localizada na região centro-norte de Moçambique, no Posto Tem uma superfície de 3.489 km².
 Abrangendo todo posto administrativo de Molumbo, a Paróquia é limitada ao Norte pelo Monte Malema com o Distrito de Mecanhelas da Província de Niassa, a Sudoeste pelos distritos de Namarrói e Lugela, a Este pelo Distrito de Gurué e no Oeste pela vizinha República de Malawi.
          A distância à capital provincial- Quelimane é de 475 km e de 95 km até ao Paço Episcopal  da Diocese.
     1.2 - Fundação e Data da Dedicação    
  Esta Paróquia foi fundada a 7 de Julho de 1949, a partir de uma modesta casa, por intermédio do primeiro sacerdote português  Pe. Mateus Maia. Nessa altura nasceram  três primeiras comunidades cristãs  de Nangoma, Magomero e Namatepanha. Depois   chegaram os missionários  do Sagrado Coração de Jesus(Dehonianos), nomeadamente: Padre Luís Pezzota (construtor da Igreja e das casas), acompanhado por dois primeiros catequistas: André Mukhitxo e Estêvão Nyava; Pe. Damião Bettoni (Superior) e os Padres Francisco de Ruchi e Tarcísio Finazzi ( pintor e colocador de desenhos no interior da Igreja). A Paróquia foi atribuída o nome de Santa Cruz de Molumbo, com a data da dedicação, a 14 de Setembro de 1950. 

1.3 – Nacionalização,  Devolução e Primeira Reconstrução

Depois da independência de Moçambique a 25 de Junho de 1975, com a adopção da ideologia Marxista-leninista, todos os imóveis da Paróquia(Igreja, Casa Paroquial, internatos e  escola de instrução profissional - agora  Escola Secundária de Santa Cruz) foram nacionalizados. Posteriormente, com a guerra civil resultante(1976 -1992) entre a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) e a RENAMO (Resistência Nacional de Moçambique) tudo ficou em ruínas.  Neste período, assumiu e dirigiu a Santa Cruz de Molumbo o Pe. Hilário Veri da congregação Dehoniana que, devido à gerra civil, foi obrigado a deixá-la para um refúgio seguro.

Após a guerra civil, com o Acordo Geral de Roma – a 4 de Outubro de 1992 -  a tomada de posse de D. Manuel Chuanguira Machado, em 29 de Maio de 1994, depois do desmembramento da Diocese de Quelimane, com a Bula Papal «Enicsan Suscipientes» de, já Beato,  João Paulo II, fez com que o Estado devolvesse a Paróquia à Diocese (seu legítimo dono ) porém, sem tecto, janelas, portas, etc.-
Nos anos de 1998 a 1999, algumas  mãos e corações solidários, de generosos benfeitores e Organizações Católicas, garantíram e tornaram possível  a primeira reconstrução dos imóveis,  sob a tutela do primeiro grupo de Padres Diocesanos a tempo pleno que assumiu a Paróquia, nomeadamente  Padres Tarcísio J. F. Álvaro e Pedro Esquadro.

1.4 – Estrutura da Paróquia

  A estrutura da paróquia é composta por uma igreja paroquial, ainda com certa degradação, uma residência paroquial, uma residência das irmãs religiosas da Imaculada Conceição, uma escola secundária, um internato de raparigas transformado pelos funcionários do governo em salas de aulas e gabinete da direcção da escola secundária,  bem como um refeitório convertido em salas de aulas. A Escola ainda não possui latrinas e casas de banhos melhoradas ou balneários e sanitas.
  Desde 1996 após as nacionalizações, a paróquia foi entregue aos cuidados pastorais dos sacerdotes diocesanos que actualmente tem assistido uma população de cerca de 128.323 habitantes ( 60. 215 homens e 68. 108 Mulheres – senso 2007-2008).

 Socialmente, economicamente, e religiosamente a PSM e todo Posto Administrativo de Molumbo é um meio ambiente rural com terreno muito favorável a agricultura e de grande produção agrícola, apesar do uso frequente de material rudimentar.
  A população vive empobrecida devido à dependência económica do kwacha (moeda Malawiana), mediante á pratica de uma cultura de subsistência familiar e do comércio informal (produção e venda, quase na sua totalidade de produtos e cereais agrícolas tais como: tabaco, milho, feijões manteiga e buere; gergelim e soja, tomate, couve, etc.) e vivem em condições precárias de habitação, sem muita água potável nem electricidade. As comunicações terrestres são feitas ainda através de estradas de terra batida, intransitáveis em tempo de chuvas. A telefonia móvel já existe e encontra-se também nas sedes dos distritos vizinhos.
Devido a Pandemia de HIV-SIDA e outras doenças oportunistas, movimento crescente de turistas e negociantes, como corredor fronteiriço, aumenta cada vez mais o número de crianças órfãs e vulneráveis e subnutridas, viúvos e viúvas, mortes constantes e o nascimento da desconfiança de boas relações humanas e sadias, num mundo digno de humanidade e de prosperidade.
  O número de cristãos católicos e catecúmenos esta crescendo, até fins do ano de 2010 tínhamos 12. 457 cristãos, e 2. 997 catecúmenos, distribuído em 21 zonas pastorais(1ª  A Paroquial de Santa cruz; 2ª Nossa Sra. De fátima de Nabaua; 3ª Santa Mãe de Deus de Capitão-Mor; 4ª Santo António de Chinangua; 5ª S. José de Milato; 6ª Santa Madalena de Napeto; 7ª Sagrado Coração de Jesus de Nangoma; 8ª Cazimbe; 9ª Sagrada Família de Picune; 10ª Nambruma; 11ª S. Luís Gonzaga de Muguliua; 12ª SS. Pedro e Paulo de Mangulama; 13ª Santa Teresinha do Menino Jesus de Nantuthu; 14ª Miciasse; 15ª  S. Lucas de Namucumua; 16ª Santa Teresa de Txicapa; 17ª S. José de Muhela; 18ª Nossa Senhora das Dores de Mahatxa; 19ª S. Paulo de Nsassa; 20ª Muavala; 21ª S. Paulo de Inlasse, ao todo com 130 comunidades cristãs 18 centros de catequese e 8 centros de formação pastoral e crismas.
 De 1996 a 2009, assistíram Santa Cruz de Molumbo, as seguintes equipas diocesanas de sacerdotes:
                                 Padres(Pes.): Júlio Pedro e Francísco Cunlela – 1986 -1997;
                               2ª Pes.:  Tarcísio João Francisco Álvaro e Pedro Esquadro – Dezembro de 1997 a Março de 1998;
3ª Pes.: Tarcísio João Francisco Álvaro e Latino Caetano Barros Ligonha – 1999 – 2000;
4ª Pes.:Tarcísio João Francisco Álvaro e Pe. Daniel Alexandre Raúl – 2000 a 2003;
  Pes.:Tarcísio João Francisco Álvaro e Pe. Domingos da Cruz – 2002 a 2003;
  Pes.: Tarcísio João Francisco Álvaro e Luís Dinis Macuinja -  2002 a 2003;
7ª Pes.: Luís Dinis Macuinja e Barnabé Mário -  2003 a 2004;
8ª Pes.: Barnabé Mário e Tomás Junqueiro – 2004 a 2005;
9ª Pes. : Tomás Junqueiro e Inácio - 2006 a 2009.
 
Actualmente o Pároco  é o Reverendo Pe. Pedro Esquadro e o vigário paroquial é  o Pe. Manuel José Nassuruma, ambos ainda do clero diocesano.
 As religiosas das Imaculada Conceição  que formam a equipa de pastoral paroquial e missionaria são: a irmã madalena Apili (superiora) as junioras felizarda Paulo, Madona Gonçalves Chingolo almoço e a noviça Essinaty Paulo Goliate.
A paróquia possui também responsáveis leigos (2.530 catequistas, 5 conselheiros, os animadores de vários ministérios e um conselho paroquial de pastoral com 21 coordenadores e 21 ministros extraordinários do baptismo, da comunhão e testemunhas leigos do matrimónio na ausência de sacerdotes, em via de extinção como minístros permanentes.
Os Movimentos existentes na Paróquia, são os da Legião de Maria, Santa Infância Missionária, Filhos da luz. Existe também o Grupo de jovens, vocacionados  e de acólitos.
A paróquia tem cerca de 2.188 jovens.

1.5     Educação na Paróquia
  Em matéria de educação, a paróquia atravessa um problema grave de ausências de escolas comunitárias, lares ou internatos de estudantes e de crianças órfãs, vulneráveis e mal nutridas. As crianças órfãs identificadas que vivem em famílias substitutas são cerca de 58, no centro da igreja paroquial e seus arredores havendo mais por identificar.
Estas crianças atravessam sérios problemas de acesso aos serviços básicos como por exemplo: a escola, o registo, a assistência em saúde médica e medicamentosa, a alimentação nutricional adequada em um meio ambiente acolhedor e de formação integral para as suas vidas.
 Algumas crianças com certas dificuldades de falta de cadernos, canetas, lápis, afiador, réguas, borrachas, pastas, uniforme escolar, sofrem de discriminação perante a sua ansiedade e insistência em querer frequentar a escola, pois a falta de possibilidades financeiras torna-as ainda incapazes de saber ler e escrever com conhecimentos científicos e profissionais para a sua adequada integração social e comunitária.

1.5.1            Esfoço Empreendido Para Responder a Esta Situação

  Para responder a esta situação triste e calamitosa, o pároco na previsão da chegada da sua nova equipa de pastoral constituída pelas irmãs da imaculada Conceição acima destacada, elaborou dois projectos paroquiais:
-De reabilitação da casa paroquial e da igreja da santa cruz de Molumbo, encorajando também a reabilitação pontual da casa das irmãs;
-O projecto de protecção da vida de crianças órfãs e vulneráveis que vivem em famílias substitutas identificadas, em que estão incluídas as crianças sub-nutridas.
Estes dois projectos urgem-nos prioritários porque pretendem alcançar os seguintes objectivos:
1º Combater a nossa pobreza repondo as condições mínimas de vida, de oração, de partilha e de comunhão no anúncio e testemunho do amor de Deus que salva, para que os nossos crentes e as crianças que crescem e se desenvolvem no interior e fora da igreja experimentem também a beleza de viver unidos em Cristo nesta área fronteiriça com o Malawi, permanecendo ligados hierarquicamente e fraternalmente a paroquia, a diocese, a igreja universal com os seus pastores, como zelosos anunciadores do evangelho e protagonistas da salvação em Cristo e no espírito santo.
2º Assistir as crianças órfãs vulneráveis e mal nutridas garantindo e proporcionando-lhes um ambiente de acolhimento condigno nas famílias em vivem protegidas, respondendo deste modo às suas necessidades, sejam do tipo material (alimentação, cuidados de saúde etc.) bem como do tipo educativo num ambiente acolhedor e estimulador:
- Que facilita o acesso a escola e a posterior integração na sociedade que possibilita uma formação moral conveniente.
- Que proporciona formação noutras áreas de projectos de geração de rendimento para a sua auto sustentabilidade económica salientando mais a importância e o papel da rapariga na gestão da vida;
-Que capacita em outras áreas e actividades que se irão desenvolvendo, necessárias ao longo da execução do projecto.
Contribuição diocesana anual da Paróquia do Ano de 2010:  46.264,26 Mts. Este valor veio da colecta entregue em Kwacha por 2.067.75 cristãos: Jovens, K 25.282.5 e adultos 73.500 correspondente a K 98.782,5 equivalente a 18.275,76 Mts refwerente ao câmbio de 185 K. E ainda em Metical: Jovens 7.228,50 Mts e adultos: 20.270 Mts  correspondente ao valor de 27.988,50 Mts. Este valor serviu para a manutenção do carro da paróquia, combustíveis para visita pastorais da paróquia, hóstia, vinho das Missas e despesa do cartório da paróquia.
A Diocese e a equipa diocesana da Paróquia de Santa Cruz de Molumbo agradece e louva  a todos aqueles que contribuem generosamente para que vençamos a pobreza na nossa diocese.







Notícias
  • Aconteceu, na sede da Diocese, no dia 12 de abril 2011 o Encontro do Conselho Presbiteral, presidido pelo bispo D.Francisco Lerma.

  • Beatificação do Papa João Paulo II.  No dia 01 de maio do corrente ano, na Basílica do Vaticano, na presença de milhares de fiéia, de 800 Padres e 100 Cardeais, o Papa actual, Bento XI presidiu a Celebração de Beatificação do nosso saudoso Papa João Paulo II.


  • Encontro dos Bispos de Moçambique Aconteceu nos dias: 03 a 16 de maio em Maputo

  • Nossa Diocese está em clima de festa... Na Paróquia do Invinha foi celebrada a Festa de Beatificação de Madre Maria Clara (Fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição) a citada Congregação está em nossa Diocese desde o ano........ e actualmente dirigem uma grande Escola com dois lares, masculino e feminino...


  • A Igreja de Moçambique consagra um novo Bispo-  No dia 22 de maio deste ano, em Maputo, foi consagrado o novo Bispo de Tete, o então Pe.Inacio Saure, religioso do Instituto dos Missionários da Consolata.

  • Retiro dos Diáconos- Aconteceu nos dias 30/de maio a 05 de junho em Milevane. Dele participaram os Diáconos: Gonçalves Niviremo, Eustáquio César Carlos e Maganisto Lenço Iotomeiua. O retiro foi animado pelo Padre Renato Comastri.


  • Tete recebe seu novo Pastor. Aconteceu a posse do novo Bispo, Dom Inácio Saure, em Tête no dia 05 de Junho do corrente ano.

  • Primeira Profissão Religiosa- As Irmãs Missionárias Capuchinhas celebraram no dia 05 de junho deste ano, na Comunidade de São Carlos Luanga, (Gurué) a Primeira Profissão Religiosa da jovem Ofélia Martins, presidida por Dom Francisco Lerma Martinez e alguns Padres. Estavam presentes:  a Superiora Geral desta Congregação Ir. Dulcis Negrão chegada do Brasil para visita canônica das Irmãs e para receber os votos de nossa Irmã Ofélia, a comunidade de S.Carlos Luanga que animou a celebração , todas as Irmãs Capuchinhas que vivem e trabalham nas Províncias do Niassa, Nanpula e Zambésia, Padres e Religiosos (as) e convidados


  • Novas Ordenações Sacerdotais-  Nossa Diocese recebe com alegria os novos Padres que foram ordenados no dia 12 de Junho de 2011 na Capelania  de Muhugole (Mulevala). A Celebração de Ordenação foi presidida por D. Francisco Lerma Martinez e  concelebrada por grande número de Padres de toda a Diocese. Estavam presente uma multidão de fiéis, muitos religiosos (as).

  • Paróquia de São Pedro Claver-  Aconteceu nos dias 08 e 09 de abril um encontros com os responsáveis dos Centros  Pastorais de Alto Ligonha e Muiane. A Agenda foi: 1) Divulgação das Conclusões da Assembléia Diocesana 2) Criação do Conselho Pastoral Paroquial. O encontro foi presidido pelo  Pároco P. Janivaldo Alves dos Santos, coadjuvado pelos Srs. Soares Inácio e Alberto. Foi eleito o Conselho Paroquial ficou assim constituído:
Pe. Janivaldo Salves dos Santos.....Pároco....Presidente  nato do Conselho
      Pe. Bijú José...................................Vigário e vice-Presidente
      Sr. Soares Inácio............................ Presidente
      Sr. Alberto Santos......................... Vice- Presidente
      Sr. José Rassul..............................  1º. Secretário
      Sr. João Tomás Minas .................   2º. Secretário
      Sr. Felizardo dos Santos Paulo.....   1º. Tesoureiro
      Sr. Dionísio Nicolau.....................   2º.  Tesoureiro
      Depois de eleitos os membros do CPP foi lido o Estatuto deste órgão que garante o nível de desempenho. O CPP tem como área de competência os “assuntos   pastorais”. O encontro terminou com algumas recomendações e assuntos que o grupo achou importante para a conduta pastoral na Paróquia. Depois de lida e  assinada a Ata, Pe. Janivaldo , encerrou  o encontro.

RELATÓRIO DA Escola Secundária e Pré-Universitária Madre Maria Clara e EPC de Invinha.  Núcleo São José.

No dia 19 de Março de 2011, realizou-se o segundo encontro deste núcleo com a seguinte agenda:  1) eleição dos representantes  do núcleo: 2) Denominação do mesmo.
Estavam presentes 12 professores. Foi reflectida a o texto Ef. 4,17-25.
No tocante ao primeiro ponto da agenda, o grupo elegeu os professores Baptista Gigante e Ângelo Fernando, como representantes do núcleo. Quanto ao 2º. Ponto da agenda o grupo foi unânime na escolha do nome: Núcleo Sao José-Invinha. Finalizando o encontro marcou-se o próximo para o dia 26 de março e a oradora principal será a professora Eunice.


INFORMAÇÕES:

·         A nossa Dioceseno âmbito das comemorações sobre o Dia Mundial da Juventude...




III.CALENDÁRIO DO TRIMESTRE

JUNHO

07 a 11 – Visita com as Irmãs Cca Muiane/ Gilé, Alto Molócué
10        - Namarrói
12        - Muhogole- Ordenação dos Presbíteros
13        - Molumbo
14        - Ruace/ Lioma
15        - Ile
16 a 18- Nauela; Milevane
19        - Namarrói com as Irs. De Cristo Crucificado
25- 26  - Naburi . São Paulo Apóstolo, Padroeiro

JULHO
24 – Retiro dos Padres Diocesanos nas comunidades sacerdotais
              Região Norte: Mplumbo
              Regiões Centro A e Centro B:  N. Sra. De Fátima, Alto Molòcué
              Região Sul:  Mualama            
      AGOSTO
      01-08: Lioma, Visita pastoral
      15-28: Ile, Visita pastoral

     SETEMBRO-
     05-12: Naule, Visita pastoral
     19-20: Invinha, Visita pastoral
          
      OUTUBRO-
      06-16: Molumbo, Visita pastoral
      23:  Região Norte- Gurué
             Região Centro A, Namarrói
              Região Centro B, Paróquia de N. Sra. De Fátima, junta-se à Região Centro A
             Região Sul: Naburi

NOVEMBRO-
CEM (1ª. e 2ª. SEMANA)
      24-27: Visita pastoral à Catedral

DEZEMBRO-
      12-17: Retiro do Clero Diocesano: Sede da Diocese
      17:      Encontros Diocesano geral
      25     - Catedral
  ETXEKO


Abril  / Junho



IV.TEMA DE REFLEXÃO: Mês Mariano

O mês de maio é dedicada a Maria. Maria mãe de Jesus Cristo e mãe de todos aqueles e aquelas que acreditam na sua santidade. Maria nossa mãe é afonte da noassa alegria. Ninguem aprendeu tão bem como Maria  a humildade. A alegria era a força da Virgem Santissima.
Mês de Maio a Igreja tem uma devoção especial oferecendo o subsídio de oração tendo como foco Nossa Senhora.
A Ave Maria esta dividida em três partes:
 1ª parte: corresponde á saudação do anjo Gabriel.
2ªparte : traduz a sudação de Isabel quando visitada por Nossa Senhora.
3ª parte: é acrescentada pela Igreja como forma de afrimação da devoção mariana.

Nossa Senhora da visitação é protectora, modelo e mestra para cada dos seus filhos e filhas. Nesta visita de Nossa Senhora, sobresaem as virtudes da fé da caridade ligadas entre si a humildade.
São Lucas faz nos ver estas virtude como as mais dominantes neste episódio: «Feliz da aquela que acreditou que teriam cumprimentos as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor »(Lc.1,45). Maria depois de ser proclamada bendita entre as mulheres, é também solenemente declaarada Santa e feliz por causa da sua fé. Ela não duvidou das palavras do Selhor mas acreditou naquilo que ela foi dito da parte de Deus. Maria é portanto, mulher de fé mãe dos crentes.
Maria também é mãe dos humildes.«Donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor.» Lc 1,43.
O que moveu a Maria a ir a cidade de Judá foi a solidariedade que sentiu diante da dificuldade da sua prima santa Isabel
Sem duvida, o papel predominante de Maria na vida da Igreja é o de ser mãe. Maria é também para Igreja modelo de esperança. Ao escutar a mensagem do anjo, a virgem é a primeira a acreditar no reino que o seu filho veio implantar na terra . o silêncio de Maria é sobretudo sabedoria, acolhimento da palavra. Ela permanece firme nesta esperança junto da cruz do filho, á espera da realização da promessa Divina. Ela é pois para a Igreja a mãe da esperança que encoraja e guia seus filhos na espectativa do reino mesmo nas horas trágica da nossa vida e na história.
Oxalá que possamos ser «Marias» nos dias de hoje aquelas e aqueles que conseguem  ver que a vida é continuamente gerada suplantando todo o medo,toda desesperança,toda morte.E assim, como a vida que brota, possamos também viver em atitude de serviço, de cumplicidade, de partilha tal como Maria e Isabel partilharam os seus segredos, os seus misterios entre si vevendo  ainda na gestação a experiencia da verdadeira comunhão com o pai.


V.VIDA DA DIOCESE

INFORMAÇÕES:

-  Comunicamos que a nossa Diocese nomeaou  mais dois  Vigários à serviço de toda Diocese:

Padre Renato Comastri      Vigário  para o Clero
Padre Onório Matti            Vigário para os Religiosos
Padre Júlio Pedro – Chanceler da Diocese, Vigário  Judicial e Director do Secretariado           
-  Dia  08/05/2011  - Encontro da CEM

- Dia 27/05/2011 – Encontro dos Coordenadores dos Departamentos para refletir e organizar os Departamentos que funcionarão na Diocese. No mesmo dia houve também encontro da Comissão de Revisão das Orientações da Assembéia Diocesana de Pastoral.

A Diocese recebe uma nova Congregação na Paróquia de Mulumbo
As Irmãs da Imaculada Conceição de Maria (Irmãs  Diocesana de Lichinga) foram acolhidas novamente pela Diocese, no dia 27.03.2011. A Congregação já esteve na Diocese , mesmo em Mulumbo e tiveram que sair por causa da guerra. O Sr. Bispo D.Francisco Lerma, acompanhado por Pe. Cunlela (vigário geral), Pe. Júlio,  Director do Secretariado de Pastoral e as Irmãs: Esmeralda  ,Irmã da Visitação e Inês, capuchinha, foram à Mulumbo sendo recebidos pelo Pároco P. Esquadro e vigário Pe. Manuel.  Assim como o Pároco Rafael Medissone e o menorista Agostinho do Rosário.  Na Celebração Eucarística, o bispo comunicou  oficialmente à Paróquia, a chegada das Irmãs. Irmã Lucia, superiora geral e algumas conselheiras, Irmãs de Mepanhira e Cuamba estiveram presentes, além das Irmãs: Madalena (superiora local), Irmã Madona , Irma. Felizarda e uma noviça em estágio que irão residir na Paróquia. Após a Celebração, houve um almoço  onde todos participamos em clima de festa.

- Dia 04/06/2011 – O Sr. Bispo, acompanhado de Pe. Júlio foram à Nampula para receber a Madre Geral e uma Conselheira da Congregação de Cristo Crucificado , espanholas que chegam à nossa Diocese para uma visita, em vista de abrirem uma Comunidade Religiosa em uma de nossas Paróquias.

- Dia  22/05/2011/ -  Aconteceu a Consagração do novo Bispo da Diocese de Tête  em Maputo e no dia 05/06 foi a Tomada de Posse  já na Sede da Diocese: Tete.

- Dia  25/ 05/2011  – Foi nomeado mais um Bispo para Moçambique, o Padre João Carlos Hatoa Nunes,  como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maputo

- Dos dias 30/05 - 03 -03/06  Houve um Encontro dos Provinciais Dehonianos da África  (Camarões, Congo, Angola, África do Sul, Madagascar e Moçambique) em Gurué.

- Dos dias 21 -24/06 ainda em Gurué, Aconteceu a Assembléia Anual dos Padres Dehonianos. Nos dois encontros esteve  presente o Conselheiro Geral para a África, o congolês Padre Alberto Lingwengwe. 
   


VI. NOTÍCIAS
BEATIFICAÇÃO DO PAPA JOÃO PAULO II

O mês de Maio começou com um grande acontecimento, a Beatificação do grande Papa JOÃO PAULO II. Foi grande por vários motivos: pela duração do seu pontificado, pelos ensinamentos que nos deixou, e pelo exemplo que nos deu, de uma vida totalmente dedicada a Deus, à Igreja e ao mundo.
João Paulo II visitou Moçambique em plena guerra, no ano de 1988.  Com a sua visita ele ficou ligado para sempre à nossa História. Com a sua presença entre nós virou uma das páginas mais dramáticas das nossa História, a página da guerra entre irmãos. De facto, foi o começo do fim da guerra, começaram as conversações de paz que fizeram, finalmente, calar as armas e a recomeçar um caminho de reconciliação, de reconstrução e de perdão entre todos os moçambicanos. Com ele, podemos gritar bem alto: Não mais a guerra.
No Domingo dia 17 de Julho,  a nossa Diocese vai agradecer a Deus o dom deste grande Papa e da sua glorificação, com uma Celebração Solene na Catedral, à qual estão convidados todos os que puderem vir. Celebrações idênticas devem-se realizar em cada uma das nossas Paróquias em datas a combinar localmente.

ORAÇÕES P’ELA IGREJA NA CHINA

O Papa Bento XVI, no dia 18 de Maio, quis dirigir a todos os católicos do mundo um convite especial à oração pela Igreja na China. Neste sentido, seria oportuno que nas Celebrações  Dominicais dos próximos domingos, nos retiros, nos momentos de adoração eucarística  e noutros encontros de oração, se inserisse uma intenção específica pela Igreja da China.

PLENÁRIA DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL

Na primeira semana de Maio, de 3 a 8, reunimo-nos no Seminário de Santo Agostinho da Matola todos os Bispos de Moçambique, na primeira sessão plenária deste ano. Depois de reflectirmos sobre os conflitos nos países do Norte de África, no Zimbabwe e na Costa de Marfim e também sobre a situação no nosso próprio país, tratamos os seguintes assuntos:
- Aprovação dos novos Estatutos da CEM, a situação dos Seminários Interdiocesanos e da Universidade Católica; a preparação da Carta Pastoral sobre a Educação; reflexão sobre a incidência na vida social dos Grandes Projectos económicos; a reestruturação das Comissões Episcopais. Sobre todos estes trabalhos, vai ser publicado um comunicado da CEM.

NOVO BISPO

No dia 25 de Maio, o Papa Bento XVI nomeou Bispo Auxiliar de Maputo, o Pe. JOÃO CARLOS HATOA NUNES, do clero diocesano da Arquidiocese de Maputo. O novo Bispo nasceu na Beira e actualmente ocupava os cargos de Pro-Vicário Geral, Chanceler e Pároco da Paróquia de S. Francisco de Assis, no Bairro de Infulene. Rezemos por ele para que seja um pastor bom e misericordioso para a Arquidiocese de Maputo. Parabéns, Dom João Carlos.

SEMINÁRIOS E VOCAÇÕES

Durante este primeiro semestre do actual ano lectivo deixaram os seminários cinco seminaristas: três do 1º Ano e um do 3º Ano do Curso Propedêutico, no Seminário de Quelimane; e um do 3º Ano da Filosofia, no Seminário da Matola.
Aproveito estes factos para fazer uma chamada de atenção no sentido de cuidar mais a pastoral vocacional tendo em conta o ambiente familiar, a maturidade humana, religiosa e académica, as motivações, a necessidade de uma selecção antes da entrada no Seminário e o acompanhamento dos jovens no Seminário e nas Paróquias. A Pastoral Vocacional deve estar inserida na Pastoral Juvenil e na Pastoral de Conjunto diocesana.

Ninguém deveria ir para o Seminário Diocesano ou para as Comunidades Religiosas sem um enquadramento vocacional que tenha em conta a pastoral de conjunto diocesana, o acompanhamento prévio e prolongado no tempo, o conhecimento das famílias, e o compromisso dos jovens na vida da Paróquia.
O vosso Bispo
+ Francisco

Rádios Católicas Reúnem-se na Beira

Com a presença de Dom Januário Machaze Nhangumbe, Bispo Emérito de Pemba e Presidente da Comissão Episcopal dos Meios de Comuniação Social, e

Alberto Buque, Secretário da mesma Comissão, realizou-se nos dia 30 e 31 de maio de 2011 no Centro de Formação de Nazaré (Arquidiocese da Beira) uma reunião das Rádios Católicas de Moçambique. A nossa Diocese esteve representada no encontro pelo P. Daniel Alexandre Raul, Pároco da Catedral e Vice-director do Secretariado Diocesano de Pastoral.

No primeiro dia do encontro, com  ajuda de dois facilitadores, nomeadamente Padre Benvindo Tápua, da Rádio Encontro de Nampula e Padre Cláudio Reis, da Arquidiocese de Maputo a trabalhar na IMBISA, os participantes passaram em revista a história das Rádios em Moçambique, especialmente das Católicas, com luzes e sombras, desde a Rádio Pax da Beira (fundada nos anos 50) até ao actual estágio em que o País conta com 8 Rádios católicas em funcioamento e duas em perspectiva de criação, entre as quais a  da nossa Diocese.

O segundo dia do encontro foi dedicado ao estudo do antiprojecto dos Estatutos da ARCAMO (Associação das Rádios Católicas de Moçambique), associação está num avançado processo da legalização junto das Instituições competentes.


-Esteve entre nós, em Gurué a Superiora Geral das Irmãs Missionárias Capuchinhas, Irmã Dulcis Negrão, para visitar as Irmãs Capuchinhas que vivem em Moçambique, em Gurué e Cuamba e pata participar da Festa da Primeira Profissão Religiosa da Irmã Ofélia Martins, primeira Irmã Capuchinha da Província da Zambézia. A Festa aconteceu no dia 05/06/2011, na Comunidade de Carlos Lwanga.

  • A Irmã Concepción Pietri Fernández, da Congregação das Irmãs do Amor de Deus, informa que tendo sido celebrado o Capítulo Vice provincial ordinário da Vice província de África da mencionada Congregação, durante os dias 02 a 08 de março do corrente ano em Maputo, (Moçambique),  foi eleito o novo Governo que ficou assim constituído:
Superiora Vice provincial: IRMÃ JUDITE GABRIEL AJUDANTE,  (Moçambicana)
Conselheiras: Irmã Lúcia Januário Primeiro   (Angolana)
Irmã Victorina Candete   (Anglana)
Irmã Maria Emília Oliveira Mairos   (Portuguesa)
Luanda, 15 de Março de 2011

ORDENAÇÃO SACERDOTAL

No dia 12/ 06/ 2011 domingo de Pentecostes na paróquia de Mulevala realizou-se a ordenação sacerdotal de 3 padres:
Pe. Maganisto, Pe. Gonçalves e Pe. Eustáquio.
Estavam presentes os dois bispos: Dom Francisco Lerma que presidiu a cermónia e Dom Manuel Chuanguira bispo em merito de gurué, com ele concelebraram 23 padres da Diocese de Gurué, Quelimane e Nampula e um padre Espanhol. Houve boa participação de alguns jovens vindo de outras paróquias e da Diocese de Quelimane. Estavam presente familiares dos três padres e tambem o chefe do posto Administrativo de mulevala e a sua esposa e um bom numero de religiosos da Diocese e da diocese de Lichinga
Terminando a celebração às 13:00h os neo ordenados ficaram ao palco para serem cumprimentados e receber as ofertas. As 14:00h houve o almoço de confraternização. Tudo correu bem e com a força do Espito Santo cada um saia cantando louvando ao Senhor.
 
A carita da Paróquia de Molumbo oferceu a Diocese :
10 sacos de milho
Cadernos
3 caixas de roupa.
Agradecemos pelo gesto de partilha. Deus ama a quem dá com alagria. O Senhor todo poderoso vos abençõe e vos encha de graças.


VII. JOVENS

Jornada Mundial da Juventude  (retificação)
Sobre  esta matéria o primeiro número do Etxheko desde ano na sua página 19  continha algumas falhas, pela quais pedimos as nossas sinceras desculpas e passamos a corrgí-la:

1. A 3ª. fase do concurso do canto não se realiza em Agosto mas sim nos dia 9 e 10 de julho de 2011, nos seguintes lugares:

a) A Paróquia de N.Sra. de Fátima vai acolher 2 grupos (1 apurado na Região Centro B e outro apurado na Região Sul). Destes dois grupos deve ser apurado 1 só vencedor para o Final de Agosto.
b. A Paróquia Imaculada Conceição do Invinha vai acolher também dois grupos  (1 grupo apurado na Região Centro A e o outro apurado na Região Norte). Destes dois grupos deve ser apurado 1 só vencedor para o Final de Agosto.

2. A 4ª. e Última Fase vai ter lugar nos dias 27 e 28 de Agosto na Paróquia da Catedral no Guúè, onde se vão confrontar 2 grupos: o vencedor de Molócuè e o vencedor do Invinha.
Neste dia será apurado o vencedor diocesano do concurso do canto e receberá o prémio das mãos do Senhor Bispo, Dom Francisco.

  • Comissão Diocesana dos Jovens-  Jornada Mundial de Jovens.
O programa diocesano da Jornada Mundial da Juventude, compreende os seguintes elementos:  Debate da Mensagem do Papa. Propõe-se que dois jovens de cada zona saiam para a sede da Paróquia a fim de debaterem com o padre responsável a referida Mensagem:  Outra proposta: Concurso de Canto:  consistirá na apresentação de um canto cuja letra foi enviada às Paróquias. Fases do concuso: 1ª. fase: ( em março) as zonas apresentam seus cantos nas Paróquias e apura-se um vencedor paroquial que irá exibir sua música na Região Pastoral; 2ª. fase  (mês e maio)  os vencedores das 15 Paróquias irão cada um na sua Região Pastoral onde vai ser apurado um vencedor da Região Pastoral; 3ª. fase  (mês de julho)  os vencedores das 4 Regiões irão concorrer, dois em Alto Molócué (Regiões Pastorais Centro A e B) e dois em Gurué (Regiões Pastorais Norte e Sul); 4ª. fase  (mês de agosto)  Os dois vencedores saídos de Alto Molócué e Gurué irão concorrer em Gurué, donde sairá o vencedor diocesano, que vai arrecadar o respectivo prémio.

Procissão com a Santa Cruz- A cruz será única e ira em procissão, envolvendo algumas comunidades das Paróquias. A procissão sairá da Paróquia mais distante para a mais próxima da Diocese, desembocando na Catedral nos fins de julho.



VIII SAÚDE
 SAÚDE ( DESNUTRIÇÃO )
É a falta de alimento necessário ao corpo, principalmente nas crianças. Comer bem quer dizer ter alimento em quantidade e em qualidade suficiente ao desenvolvimento da pessoa.Sinais de desnutrição leve;
a)A criança cresce pouco e tem aspecto triste;
b9Fica com a barriga grande e inchada e nádigas pequenas
c)os cabelos mudam de cor e caem.

Sinais de desnutrição graves:
·          Parencem manchas e feridas na pele;
·          A pele fica muito pálida;
·          O rosto as mãos e os pés inchados,enquanto os braços e as pernas ficam finas.
Para alimentar-se bem é necessáriocomer varios tipos de alimentos, pois cada um tem a sua função própria no nosso organismo.
Alimentos para ajudaar no crescimento : as proteína: a função das proteínas é formar, construir fazer crescer o nosso corpo (músculo, cérebro,etc.).
Portanto, todos precisamos comer alimentos ricos em proteínas que são:feijão,soja ervilhas ovos peixe carne, leite materno até 1 ano de idade, amendoi, sementes de gergelim, de abóbora,de girassol,etc.
Alimentos que dão energia: carbo-hidrato: precisamos destes alimentos para ter força para trabalhar, andar, correr,falar etc. são eles: milho, mapira,arroz, trigo(pão), batata doce,batata reno,mandioca,cana doce, mel, frutas doces,leite, amendoim,gergelim,etc.
Alimentos que protegem o corpo: Vitaminas e sais minerais: Estes protegem o corpo  contra as doenças e infecções.Podemos compara-los ao tecto,portas e janelas da casa,que nos protegem do sol, da chuva, dos ventos mosquitos,etc. Os alimentos ricos em vitaminas e sais minerais são: hortalças, repolho, abóbora,frutas, cascas de ovos, farelo de arroz e de milho, leite materno, etc.
As vitaminas são de vários tipos e cada uma tem a sua função.