domingo, 26 de outubro de 2014

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA. GILÉ (Continuação 3)




A entrada à Igreja Paroquial de Gilé
VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA. GILÉ (Continuação 3)

26.10.2014. Domingo.
A chegada de D. Francisco

Hoje a concentração dos fiéis foi na sede da Paróquia, em Gile-sede do Distrito.

Reuniram 24 comunidades de três Zonas Pastorais:

ZONA PASTORAL  GILÉ-SEDE.  Comunidades cristãs: S. Vitor da Sede; S. Paulo de Muripa; S. Pedro de Pupe; S. Carlos Lwanga de Malema-Centro; S. Francisco de Txopene; S. Tiago de Inrupanama; S. Pedro de Patxua; e S. Estêvão de Malema-Serra.

ZONA PASTORAL INLOKOA. Comunidades cristãs: S. Tiago de Muelahipa; Santa Maria de Ikweserya; S. Pedro de Masilelo; S. José de Nahavara; S. Pedro de Nawilyelye; S. João Evangelista de Etope-C; S. Paulo de Kinyawele; S. Miguel de Inwola-C.

ZONA PASTORAL KONKO. Comunidades cristãs: S. Pedro de Konko; S. Pedro de Moriha; S. Paulo de Mwajoni; S. José de Mukela; S. Mateus de Naitxa; S. Marcos de Mwalene-C; e S. Marcos de Massilone.

Os jovens na sua mensagem ao Bispo, lembraram a recente Assembleia Diocesana Juvenil e a necessidade da formação para os vários ministérios.

O Pe. Francisco Cunlela dirigindo-se à assembeleia
O Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, na sua catequese introdutória, parafraseando a frase bíblica “Tanto os profetas como os sacerdotes percorrem todo o pais sem nada entender. Nos campos…”, referiu-se aos problemas que hoje afligem a sociedade e as nossas comunidades. Dirigindo-se, logo a seguir, directamente aos jovens comentou o 4º andamento dos Mandamentos e a acção dos sacramentos.

D. Francisco, pela sua vez, orientou a sua reflexão sobre a Pastoral Familiar fazendo referência ao I Congresso Nacional da Família e ao Sínodo Extraordinário sobre a Família, clausurado no Domingo passado em Roma.

Dança litúrgica
Durante a celebração da Confirmação foram crismados 181 candidatos das 24 comunidades acima referidas.

As Igrejas evangélicas e outras confissões religiosas presentes nesta área são as seguintes:

D. Francisco num momento da celebração
União Baptista; Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja Adventista do 7º Dia; Assembleia de Deus; Igreja Pentecostal; Testemunhas de Jeová; Igreja Nova Apostólica; Igreja Missão Mundial; Igreja Novo Nascimento de Jesus; Igreja Jesus Pão da Vida; e Comunidade Muçulmana.