terça-feira, 18 de outubro de 2011

Visita Pastoral à Paróquia de Santa Cruz de Molumbo


O Monte e a Igreja Paroquial de Santa Cruz de Molumbo
 De 6 a 16 de Outubro de 2011, Dom Francisco Lerma, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário eral, realizou aVisita Pastoral à Paróquia de Santa Cruz de Molumbo. Craida em 1949, a Paróquia esteve sob os cuidados pastorais dos Padres Dehonianos até ao momento das nacionalizações. Actualmente a Equipa Missionária está formada pelos Padres do clero dioecsano Pe. Pedro Esquadro, Pároco; e o  Pe. Maganisno Lenço IOtomeiua, Vigário Paroquial; e pelas Irmaãs da Imaculada Conceição (Diocesanas de Lichinga): Ir. Madalena Apili; Ir. Teresa Enoque; Ir. Felizarda Paulo e Ir. Madona Gonçalves.
D. Francisco, nas várias concentrações durante a sua Visita Pastoral, seguiu o seguinte esquema: Saudação, Catequese explicando as Conclusões da VI Assembleia, noemadamente os 4 temas nucleares: 1. Unidae e comunhão diocesana; 2. Evangelização e Catequese; Formação dos Agentes de Pastoral; 4. Sustentabilidade económica a partir da base local.


Dom Francisco no meio da comunidade
 Eis o programa das visitas realizadas:

06.10.1011.
No 1º Dia da Visita, o Bispo reuniu com os membros da Equipa Missionária, com a Comissão Paroquial de Economia, com os jovens e vocacionados, e com os Movimentos apostólicos.
07.10.2011.
No 2º Dia os cristãos concentraram-se no entro Pastoral de MILATO, com as Zonas de Milato, Napeto e Nanguruma nu total de 29 comunidades. Os crismas foram 45.


As crtianças são a alegria e esperança das comunidades
08,10.2011.
No 3º Dia a concentração foi em INTIRA, incluindo as Zonas de Kazimbe, com 7 comunidades e um centro de catequese; Manguluma, com 7 comunidades e 1 centro de catequese; e Chikapa, com 6 comunidades. Os crismas foram78.
09.10.2011.
 No 4º Dia a concebtração foi em MALALO, de que formam parte as Zonas de Nsassa com 5 comunidades; e Nangoma com 6 comunidades e 1 centro de catequese. Os crismas foram 114.
10.10.2011.
 Dia de Descanso e de colóquios pessoais.
11.10.2011.
 No 6º Dia a concentração foi em MUGULIUA, e as Zonas de Namuruma, com 11 comunidades; Chinangwa, com 5 comunidades e 1 centro de catequese; Muguliua com 7 comunidades e 2 centros de catequese. Os cfrimas foram 41.


A fé é uma janela aberta à vida
 12.10.2011.
 Dia 7º. A concentração foi em NABAUA, Zonas de Natutho com 9 comunidades e 1 centro de catequese; Nlassi com 4 comunidades e 1 centro de catequese; e Napawa, com 5 comunidades. Os crismas foram 137.
13.10.2011.
No dia 8º, a concentração foi em MURUPA, Zonas de Picuni com 5 comunidades; e Miciassi, com 7 comunidades e 1 centro de catequese. Os crismas foram 179.
À tarde, Dom Francisco reuniu  com a Comunidade das Irmãs da Imaculada Concveição.

A liturgia fortifica a nossa esperança
14.10.2011.
 No 9º Dia da Visita Pastoral, Dom Francisco reuniu com os cristãos e catecúmenos em CARICO, Zonas de Capitão Mor, com 5 comunidades e 1 centro de catequese; Zona de Mahatxa com 8 comunidades e 1 centro de catequese. Os crismas foram 103.
15.10.2011.
 10º Dia da Visita. A concentração dos cristãos foi em Molumbo-sede da Paróquia com as Zonas de Molumbo-se com 5 comunidades e 1 centro de catequese; e Muhela, com 6 comunidades e 1 centro de catequese. os crismas foram 69.

16.10.2011.
 11º e último dia da Visita. Celebração da Eucaristia de encerramento na Igreja Paroquial.
Logo a seguir a Eucaristia, Dom Francisco reuniu com o Conselho Pastoral da Paroquia para ouvir s relatórios finais e dar as orientações diocesanas.


A Cruz nossa esperança


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Papa Bento XVI convoca «ano da fé» lembrando o Concílio Vaticano II

No passado 16.10.2011, o Papa  Bento XVI anunciou  a celebração de um «ano da fé», entre outubro de 2012 e novembro do ano seguinte, para assinalar o 50.º aniversário do Concílio Vaticano II (1962-1962), para relança o anúncio da “fé” à sociedade contemporânea.
A revelação foi feita pelo Papa na homilia da missa a que presidiu, na basílica de São Pedro, no final de um encontro internacional com pessoas “empenhadas, em muitas partes do mundo, nas fronteiras da nova evangelização”.
“Decidi proclamar um «Ano da Fé», que terei modo de ilustrar com uma Carta Apostólica. Terá início a 11 de outubro de 2012, no quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, e concluir-se-á a 24 de novembro de 2013, solenidade de Cristo Rei do Universo. Será um momento de graça e de empenho para uma cada vez mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé e para anunciá-lo com alegria ao homem do nosso tempo”, indicou.
O encontro internacional foi promovido, entre 15 e 16.10.2011, pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, sobre o tema ‘Novos evangelizadores para a Nova Evangelização – A Palavra de Deus cresce e se multiplica’. O  Papa voltou a anunciar aos peregrinos  a celebração de um “especial ano da fé”, meio século depois da abertura do Concílio Vaticano, por considerar “oportuno recordar a beleza e centralidade da fé, a exigência de reforçá-la e aprofundá-la a nível pessoal e comunitária”, numa perspetiva “não tanto celebrativa, mas antes missionária”.
O Papa afirmou que “a teologia da história é um aspeto importante, essencial, da nova evangelização”, porque “após a nefasta época dos impérios totalitários do século XX, [os homens] têm necessidade de reencontrar um olhar abrangente sobre o mundo e sobre o tempo, um olhar verdadeiramente livre, pacífico”.
“Trata-se daquele olhar que o Concílio Vaticano II transmitiu nos seus documentos  e que Paulo VI e João Paulo II ilustraram com o seu magistério”, sublinhou.
O Papa mostrou-se otimista quanto ao “crescimento e difusão” da Palavra de Deus no mundo, mesmo se o “mal faz mais barulho”.
Bento XVI convidou os católicos a serem um sinal de “esperança” para comunicarem a alegria da sua fé, mesmo no meio da indiferença.
"Ser evangelizadores não é um privilégio, mas um compromisso que vem da fé. Sejam sinais de esperança, capazes de olhar para o futuro com a certeza que vem de Cristo Jesus", concluiu.