quarta-feira, 21 de março de 2012

22 de Março 2012: XX Aniversário dos 24 Mártires de Guiúa

A Cruz com os nomes dos 24 mártires de Guiúa

22 de Março 2012: XX Aniversário dos 24 Mártires de Guiúa
A narração do que aconteceu no Centro de Promoção Humana de Guiúa (Inambane) na madrugada do 22 de Março de 1992, poderá um dia formar parte das pá­ginas mais valorosas e dignas da História da Igreja em Moçam­bique.
Oxalá que o sacrifício destes 24 nossos irmãos e tantos outros, cujos nomes ficam escondidos no coração de Deus, seja início de tempos novos de renovação cristã e social, com raízes profundas nos valores autênticos da cultura c do Evan­gelho.

As campas onde foram sepultados os 24 Mártires

Os irmãos e as irmãs que hoje lembramos pela sua fé in­quebrantável, demonstrada anteriormente no serviço que de­sempenhavam nas comunidades e depois no seu martírio, li­vremente quiseram e aceitaram participar num curso de for­mação de animadores, programado pela Assembleia Diocesa­na de Pastoral de Inhambane de 1991. A tragédia apresenta fac­tores suficientemente significativos para modelar o futuro das novas gerações que a Igreja e a sociedade precisam.
D- Francisco Lerma com alguns  missionários e testemunhas, reconhecendo o lugar do martírio, a 2 kms de Guiúa, nos fins de Dezembro de 2001.

Para maior glória de Deus e dos seus irmãos


terça-feira, 20 de março de 2012

22 de Março: DIA MUNDIAL DA ÁGUA: A maior parte da população não tem acesso adequado à água.


 A maior parte da população não tem acesso adequado à água.

As populações das áreas rurais  sofrem diariamente com a falta de água.
Sim .As Estatísticas falam claro. Entre os 20.500.000 de Habitantes do País, apenas 8.600.000 tem acesso à água. Uma taxa muito alta nas Zonas rurais (que é onde mora a maior parte dos habitantes da nossa Diocese. Nas zonas urbanas a situação melhora, com um 72% da população, segundo os últimos dados  oficiais.

Nos principais centros urbanos (sedes dos Distritos) o sistema de abastecimento tem mais de 40 - 45 anos, pelo que precisa de uma urgente reabilitação ou de uma total renovação.
Isto cria situações muito difíceis de falta de água nos centros de saúde, escolas, internatos, mercados e até nas própria moradias.

Nas zonas rurais a situação piora. Apenas o apenas o 26% da população tem água potável. Buscar água no rio é a principal preocupação das mães de família, servindo-se da ajuda das crianças, especialmente das meninas para este serviço. Caminham largas distâncias para buscar o precioso líquido, sem o qual não há higiene nem se pode cozinhar.
Isto trai consequências desfavoráveis, reduzindo o tempo para outras actividades produtivas e, no caso das crianças, limita as oportunidades para a educação.

Os nossos  Centros urbanos  -as sedes dos oito Distritos da Alta Zambézia que integram a Diocese de Gurúè- e a maioria da nossas aldeias, encontram-se nas condições acima apontadas.
A escassez de recursos oficiais e o crescimento desordenado dos centros urbanos, são os obstáculos mais comuns que dificultam a solução deste grave problema.

Segundo a organização atingiu-se o Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM) sobre o acesso à água, pois no final de 2010, 89 por cento da população mundial tinha acesso a este bem essencial.
- A nível mundial, as Nações Unidas anuncia grandes melhorias no acesso à água. Se forem essas as conquistas reais que as Nações Unidas apresentam, a  avaliação é, sem dúvida, positiva. Um encorajamento para todos os que em qualquer parte do mundo (governos, ONGs, instituições religiosas e outras) tem, de algum modo se comprometido na luta por alcançar um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
No que se refere a Moçambique, Moçambique é um dos Países da África Austral onde nos últimos anos tem-se registado avanços no alargamento da rede de água potável. 

Mas com o ritmo actual, Moçambique dificilmente alcançará os objectivos marcados pelas Nações Unidas, o oitavo Objectivo de Desenvolvimento do Milénio: “Reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso à água potável”. Segundo as projecções actuais, apenas  o 68% da população chegará a ter água potável até o ano 2015,.