segunda-feira, 18 de maio de 2015

Á SEGUIR Á VISITA AD LIMINA. BREVE CRÓNICA

Breve crónica dos primeiros dias que seguiram à Visita ad Limina
DEPOIS DA VISITA AD LIMINA
Na Quarta Feira, 13 de Maio,
último dia da Visita ad Limina, os Bispos de Moçambique, de manhã cedo, celebramos a Eucaristia na Capela da Casa Sacerdotal do Roma.
Os últimos encontros com os vários Secretariados do Papa foram:
  • Com a Congregação para a Doutrina da Fé;
  • Com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais
  • Com a Sacra Rota (Supremo Tribunal Eclesiástico).
Na parte da tarde alguns dos Bispos começaram a viagem de regresso a Moçambique.
14.05.2015.
Fiz visita à Direcção Geral dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Recebeu-me o Superior Geral e falámos demoradamente da presença da sua Congregação na nossa Diocese.
Na parte da tarde, na sede da Rádio Vaticana, assinei o contrato de colaboração da nossa Rádio Diocesana e a Rádio Vaticana. Brevemente a nossa emissora poderá emitir os programas em língua portuguesa e brasileira (nota: existem programas diferentes para Portugal e para o Brasil).
15 a 18.05.2015.
Fui a Milão para me encontrar com os benfeitores da Diocese, especialmente a “Associação Pe. Mauro Calderoni”, que nos tem enviados tantos bens durante os últimos cinco anos.
Trata-se de um Grupo Missionário, um grupo de vida apostólica e de oração, que assumiram colaborar também com o envio de bens materiais. Depois de visitar a campa do Pe. Mauro Calderoni, missionário da Consolata,  que trabalhou durante muitos anos na Diocese de Inhambane, do qual a Associação tomou o nome, celebrei a Eucaristia na Paróquia do Imaculado Coração de Maria  de Lissone, a poucos quilómetros de Milão, onde ele foi pároco. O Padre Cunlela conhece este Grupo.
No Domingo 17.05.2015,
Na parte da manhã, celebrei a eucaristia no Lar Universitário e Casa Asilo das Irmãs da Caridade.
Na parte da tarde, visitei o Grupo Missionário e a Paróquia de S. Pedro, onde celebrei a Eucaristia dominical em rito Ambrosiano.
Voltei a Roma na Segunda Feira 18.05.15.
19.05.2015
Encontro com os Cleretianos, na sua Casa Geral, para tratar assuntos relacionados com a publicação do MAVEKELO