sábado, 7 de janeiro de 2012

Novas destinações nas Paróquias da Diocese

Nomeações em 02.01.2012.

     “Anunciarão a minha glória aos Povos”

1. Padre MANUEL JOSÉ NASSURUMA, Chanceler da Cúria Diocesana acumulando com as funções de encarregado do Projecto da Rádio Diocesana.

2.Padre ÁNGELO TAVARES, Vigário Paroquial da Paróquia de Nª Sª de Lurdes de Mulevala.

3.Padre PEDRO ESQUADRO, Vigário Paroquial da Paróquia de Nª Sª de Fátima de ILE.

4.Padre INÁCIO SANTOS, Vigário Paroquial da Paróquia de Nª Sª de Fátima de ILE 

5.Padre TARCÍSIO JOÃO FRANCISCO ÁLVARO, Vigário Paroquial da
                Paróquia de Nª Sª de Fátima do Alto Molócue

6.Padre MAGANISTO LENÇO IOTOMEIUA, Pároco da Paróquia de Santa Cruz de Molumbo.

7.Padre RITO ALBERTO, Moderador das actividades pastorais da Paróquia de São Paulo Apóstolo de Naburi, acumulando com as suas funções de Pároco da Paróquia de Cristo Rei de Mualama.

8.Membros da Comissão instaladora da Faculdade da Universidade Católica de Moçambique na Diocese de Gurúe:

Pe. Dr. Daniel Alexandre Raúl;
Pe. dr. Pedro João Carlos;
Sr. dr. João Almeida Mucuna;
Irmã dr. Maria Isaura Lino Soda, FHIC
Pe. dr. José Pedro Vasco.
               
9. O finalista do Curso Teológico JANUÁRIO ANTÓNIO vai fazer o sua experiência pastoral durante um ano na Paróquia de Santa Cruz de Molumbo, formando parte da Equipa Missionária da referida Paróquia.



+ Francisco Lerma Martínez
Bispo de Gurúè

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ENCONTRO DIOCESANO DE PASTORAL DO FIM DO ANO

RELATÓRIO DA SITUAÇÃO ACTUAL DA DIOCESE
Gurúè de 28 a 30 de Dezembro 2011

I.- A realidade e os seus desafios
1.-  Situação social
1.1  Problemas sócio económicos:
1.1.1 A maioria da povoação vive sob níveis de pobreza absoluta; as vias de comunicação, exceptuando as duas Estradas Nacionais (Quelimane  - Nampula e Quelimane  – Gurúè) encontram-se em estado muito deficiente; o abastecimento de água e de electricidade e telefonia móvel está muito longe da cobertura de todo o território; a pesar da grande produção agrícola (milho, feijão manteiga e outro, cebola, bananas, etc.) o escoamento dos produtos é inexistente. Devemos salientar a produção e exportação em grande escala de madeiras,  chá, novas agriculturas, áreas de minérios  no Distrito de Gilé e a Reserva Nacional de Gilé, um grande potencial turístico.
1.1.2 Além disso, devemos salientar as grandes ocupações de terrenos por empresas estrangeiras com poucos  benefícios directos para a população local. Impressas e mega projectos que vão aparecendo e silenciosamente e ocupando grande extensões de terreno.
1.1.3 Conflitos sociais com alguma e outra empresa: a falta de pagamento de salários em alguma empresa de chá, e de compra do tabaco produzido este ano.
1.1.4 Existem também problemas monetários pelo uso exclusivo da moeda malawiana (Kwacha) na área do novo Distrito de Molumbo. De facto, o Metical não é moeda de uso corrente em toda aquela vasta extensão, criando abusos e grandes injustiças na compra e venda de produtos nas lojas e mercados.
1.1.5 Segurança e criminalidade: não é muito alta a taxa de criminalidade, mas são frequentes os roubos também a mão armada de motocicletas e outros bens sobretudo nas estradas principais à volta dos centros urbanos e não tão urbanos. Exemplo disto foi o assalto e roubo da sua motorizada a um nosso Padre que ficou gravemente ferido na estrada entre  Gurúè e Invinha; o  assalto  á fábrica do tabaco de Molumbo; e o roubo na Casa das Irmãs de S. João Baptista em Gilé.
1.1.6 Calamidades naturais: É digno de notar o ciclone do dia 11.10.2011, na área do Alto Molócuè, que atingiu fortemente a comunidade de NIVAVA e as estruturas dos Irmãos Maristas (residência, armazéns) a capela, centro de saúde, numerosas casa e árvores; a chuva irregular ou quase inexistente nas áreas de Pebane, Gilé e Mulevala; e  a escassez da pesca.
1.2. Situação da saúde:
1.2.1. Sob nutrição, anemias, malária ainda a primeira causa de morte, a HV/SIDA, tuberculose.
1.2.2 Falta de unidades sanitárias (ambulatórios e maternidades) em número suficiente, perto das povoações e com um mínimo de condições, de medicamentos e de ambulâncias;
1.2.3 Falta de pessoal qualificado (enfermeiros e médicos) para as necessidades mais urgentes.
1.2.4 Falta de formação deontológica, ética no trabalho e de bom atendimento dos doentes.

1.3  Situação da educação
1.3.1 O conflito entre a educação tradicional e a modernidade,  tradição e a escola. Eis as consequências mais evidentes: o abandono da escola, especialmente por parte das adolescentes e jovens; a responsabilidade dos próprios pais nos casamentos prematuros; as gravidezes precoces, as mães solteiras; a fuga do campo para a cidade por parte dos jovens;
1.3.2  O edifícios escolares: verificámos o estado péssimo de muitas  escolas do interior, muitos edifícios ainda construídos com material precário, sem mobiliário escolar e sem outros subsídios;
1.3.3 Os professores: a falta de vocação e de dedicação para o ensino; a falta de preparação de base e permanente; as ausências constantes e prolongadas fins de semana antecipados e fins de mês prolongados nas sedes dos Distritos por causa dos vencimentos, que recebem apenas nos Bancos.
1.3.4 Os alunos: as desistências constantes, as facilidades nas passagens, a falta de pontualidade.
1.4 A família
1.4.1 A falta de estabilidade das famílias: divórcios, separações, as uniões de facto, amiguismos.
1.4.2 A violência interna no seio da família.
1.4.2 Os casamentos prematuros, as gravidezes precoces, os abortos entre as jovens em idade escolar.
1.4.3 O alcoolismo e, sobretudo, o consumo de droga (soruma) entre jovens e adultos nos centros urbanos e até nos lugares mais recônditos do interior.
1.5 O tráfico de pessoas
.3. As nossas estradas (Nampula -  Nampevo  -Centro e Sud do País – Tete – Zâmbia e Zimbabwe; ; Nampevo -  Gurue – Milange –Malawi) são um corredor normal e privilegiado para  a imigração clandestina, tráfico de pessoas para a prostituição e para a extracção de órgãos. Os órgãos de informação nacionais (Rádio e  TVM) tem notificado frequentemente factos acontecidos repetidas vezes nos corredores de Alto Molócue, Ile e Mocuba, especialmente. Nas mensagens dos Conselhos Pastorais das Paróquias daquela área com motivo da Visitas Pastorais são citados factos do género.
2. Na Igreja local de Gurúe
2.1. Estatísticas  gerais 1011

1.
Extensão
42.450 km²
2.
Habitantes  recenseamento de 2007
  1.459.744
3.
Católicos
     686.372

Catecúmenos
       40.200

TOTAL
     726.572
4.
Outras Igrejas e Religiões
  

RTA
  262.000

Igrejas Evangélicas
  217.872

Zione
  130.000

Anglicana
    10.300

Islão
    63.000

Outras Expressões religiosas
    50.000

TOTAL
  733.172





2.2 Distritos e Paróquias
1.Alto Molócue:  Habitantes  271.650
  Paroquias: N. S. de Fátima - Sede
  Paróquia N.S. Rainha do Mundo  -Malua
  Paróquia Do S. Coração de Jesus - Nauela
2.Gilé: Habitantes   169.285
    Paróquia N. S. da Anunciação - Moneia – Gilé
    Paróquia de S. Pedro Claver - Muiane
3. Gurúè. Habitantes    297.935
  Paróquia de S. António, da Sede Catedral
  Paróquia de N.S. da Conceição – Invinha
  Paróquia de S. José - Lioma
4. Ile. Habitantes  289.542
   Paróquia de N. S. de Fátima – Muliquela - Ile
   Paróquia de N. S. de Lurdes  -  Mulevala (Novo Distrito)
   Capelania de Santa Maria - Muhogole
5.Namarrói. Habitantes   125.999
    Paróquia de S. Tiago Maior
6.Pebane. Habitantes   185.333
   Paróquia do Bom Pastor – Pebane - Sede
   Paróquia de Cristo Rei - Mualama
   Paróquia de S. Paulo - Naburi
7.Molumbo    (Novo Distrito)      120.000
     Paróquia de Santa Cruz

2.3 Movimento sacramental e Agentes da Pastoral

Movimento  sacramental
-          Baptismos
-          Crismas                              6893
-          1ª Comunhões
-          Matrimonónios
-          Ordenações diaconais:              1
-          Ordenaçoes sacerdotais:           3
-          Profissões religiosas:                2
Número de pessoal missionário
-          Sacerdotes diocesanos            33
-          Sacerdotes religiosos              16
-          Religiosas :                            32
-           Religiosos não sacerdotes:       6
-          Leigas consagradas                  3
-          Voluntários                              8
-          Congregações femeninas         10
-          Congregações masculinas          4
-Agentes de Pastoral nas Comunidades
-          Animadores de pequena comunidade: ….2.000
-          Catequistas..............................................  12.450
-          Coordenadores de Zonas Pastorais............  330
Conselheiros dos Centros Pastorais…………..   66



 Outros dados
2.3.1 Falecimentos:
- dois sacerdotes Dehonianos
- uma religiosa do Coração de Maria
- uma leiga voluntária
2.3.2. Saídas da Diocese:
-  Um sacerdote Fidei donum da Itália
2.3.3. Novos missionários na Diocese:
-  3 Irmãs da Imaculada Conceição, na Paróquia de Molumbo
- 1 sacerdote Claretiano.
- 3 ordenações presbiterais do clero diocesano.
- 1 ordenação diaconal dos Dehonianos
2.3.4 Abertura de antigas Missões: Naburi e Mualama.
2.3.5 Reestruturação das grandes áreas:
Está em processo a criação de áreas de assistência e acompanhamento nas Paróquias de Invinha, Catedral, Ile, Alto Molócue e Gilé.
2.3.6 O processo da instalação da Faculdade de Engenharia de Produção da UCM.
2.4 Seminários

- Seminaristas :

- Curso Propedêutico …………………………..38
-  Curso Filosofia………………………………….. 7
- Teologia………………………………………………..4
- Finalista………………………………………………..1 TOTAL = 50


Eis alguns factos sintomáticos:
- No primeiro mês do ano escolar foram convidados a abandonar o Seminário Propedêutico 2 alunos de Gurúè;
- No fim do 1º semestre mais 4;
- No fim do ano lectivo a suspensão absoluta dos alunos da turma do 3º Ano de Filosofia por parte da CEM.
- Mais a saída de 2 alunos do 2º ano propedêutico; um aluno do 3º de Filosofia (um abandonou durante o ano);  e um do 2º de Teologia, também convidados a abandonar o Seminário.
- E para o próximo ano lectivo (2012) o Seminário de Quelimane só aceita 7 candidatos.
A promoção vocacional, a selecção dos candidatos o acompanhamento durante os anos de Seminário, formam no seu conjunto a problemática vocacional, que merece um tratamento especial.
Quê propostas para o futuro?
Revisão da pastoral vocacional, pré-seminário próprio na Diocese?
2.5. Assembleia Diocesana de Pastoral
Realizada de 8 a 12 de Março 2011.
Das suas conclusões foi elaborado o seguinte Plano Pastoral Diocesano para o próximo trimestre:

PLANO TRIENAL


1º Ano: 2012
União/Comunhão Diocesana
Ano da Eucaristia
2º Ano: 2013
Evangelização/Promoção
Ano da Bíblia
3º Ano: 2014
Formação Agentes da Pastoral
Ano Mariano
Tema transversal
Sustentabilidade económica
Todo o triénio


3. O acompanhamento das Comunidades

3.1 O primeiro valor da Diocese
 O primeiro valor da Diocese é as pessoas: por número absoluto de cristão, por percentagem comparada com a média nacional, por número de comunidades e de ministros, por número de padres e de seminaristas diocesanos a nossa Diocese encontra-se entre as primeiras de Moçambique.
3.2 A assistência periódica e acompanhamento das comunidades
3.2.1 Neste momento não garantimos o acompanhamento e a assistência periódica ao maior número de comunidades.
3.2.2 Também não conseguimos formar adequadamente os leigos que assumem os ministérios nas comunidades.
3.3 Catequese de qualidade
3.3.1 Verificamos uma catequese de baixo nível pela a falta de formação e de preparação dos catequistas em ordem a uma  catequese renovada e actualizada  a todos os níveis.
3.3.2 A falta de subsídios para a catequese e para a formação dos catequistas. Estão esgotados os que se usavam até agora.
3.4 Abusos pastorais
Consta-se aqui e além muitos abusos na admissão aos sacramentos,  na imposição de normas tipo “exclusão dos sacramentos” por quaisquer motivações, na proibição de funerais cristãos, etc. não obstante as orientações dadas na Assembleia de Pastoral e nos encontros do Bispo com os Conselhos Pastorais das Paróquias durante as Visitas Pastorais.
3.5. A prática religiosa
Nota-se uma crescente  ausência às celebrações e aos encontros de catequese e de formação e nos trabalhos das comunidades.
3.5 A liturgia
As celebrações mal preparadas e realizadas; ritos, danças, leituras.
3.6 As famílias cristãs
Os escândalos dos cristãos que se divorciam ou não realizam a seu matrimónio; o abandono fácil da prática religiosas; a pouca participação na vida das comunidades; a formação cristã dos filhos.
3.7 O Compromisso na vida social
Qual é a influencia das comunidades cristãs na solução dos problemas sociais locais?
Como trabalham os ministros da Cáritas, da Justiça e Paz, da Saúde, da Educação?
3.7 O Ecumenismo
No campo ecuménico verifica-se uma certa paralisação ou ausência quase absoluta de actividades ecuménicas: a mútua ignorância e diálogo inexistente.
3.8 A inculturação
Também se constata que a inculturação ainda se encontra na fase do entusiasmo de incorporar danças, músicas, capulanas mas sem atingir os valores mais profundos. Estamos ainda nos primeiros passos, pelo que verifica-se ambiguidade e sincretismo na aceitação de algumas praticas tradicionais ou de um  certo paralelismo de vida nos momentos cruciais: nascimento, puberdade, matrimónio, doenças e morte.
3.9 A Economia
3.9.1 A economia da paróquias e da Diocese se encontra numa situação de dependência quase absoluta do exterior. Não se faz quase nada sem projectos.
3.9.2 A contribuição diocesana: economia de comunhão.
Este ano não chegamos a cobrir as despesas diocesanas  normais por causa de algumas paróquias não entregarem as contribuições diocesanas não obstante o estabelecido pela Assembleia Diocesana.
 Na preparação do Orçamento para 2011, tendo em conta o que entregavam quatro Paróquias (Malua, Nauela, Gilé e Muiane), tínhamos calculado como média por Paróquia 60.000,MT x 13 paróquias (na altura): 780.000,00MT. Mas apenas contribuíram ___ as Paróquias de__________________________ com um total de
Foi necessário pedir empréstimos que deveremos devolver durante os próximos anos.
3.10 Os Movimentos
 Nota-se uma confusão preocupante na compreensão dos movimentos de inspiração (Legião de Maria, Santo Egídio, etc.). Está a surgir um acontecimento novo na Diocese: pastoral paralela por falta de esclarecimento do que é um movimento na Igreja.
3.11 As Visitas Pastorais
3.11.1 É um tema que merece um melhor esclarecimento. Precisa superar a ideia que as Visitas Pastorais são especialmente para a administração do Crisma, pois nas comunidades onde não houve candidatos para o Crisma não apareceram nem os responsáveis, como tem acontecido em mais de uma  Paróquia.
3.11.2 Também é necessário rever o esquema das Visitas, pois cada paróquia apresentou esquemas diferentes.

II. Com que luzes devemos alumiar a realidade
1.Iluminar a realidade
-Impõe-se uma catequese adequada sobre as realidades sociais do nosso tempo (Cfr. A Exortação pós sinodal Africae Munus, do  2º Sínodo especial para África sobre a reconciliação e a justiça.
- Devemos estudar e divulgar mais A Doutrina Social da Igreja  e a Carta da CEM (Maio 2011) sobre a Educação em Moçambiquee rever e fortificar os Ministérios Sociais e as suas actividades: Caritas, Justiça e Paz, Saúde, Educação:
- criar uma pastoral sectorial especialmente para os Professores (Movimento dos Professores Católicos) e para o pessoal da Saúde.
2. Devemos ser realísticos,  humildes, discípulos: pessoas que reconhecem o que são e o que tem.
Temos que trabalhar com as pessoas concretas que temos: com “estes” agentes da Pastoral, com estes Padres, com estes religiosos, com este bispo. Não esperar por pessoas melhores e mais preparadas que ainda não existem. Deus serve-se de nós tal como somos. O protagonista da Missão é Ele próprio. Apesar da nossa pobreza Ele aceita a nossa colaboração. Ninguém é totalmente santo nem totalmente diabo
3. Viver e assimilar situação da nossa Diocese: sentido da pertença.
3.1 É a mais nova considerando a data da sua criação (6-12-1993). Ela encontra-se numa fase de crescimento.
3.2 O processo de transição de Missão para Igreja local ainda está em acto, pelo que muitas situações devem-se a este condicionamento.
3.3 A Diocese carece absolutamente de estruturas próprias para a organização dos serviços essências da vida e coordenação das actividades de governo, de administração e da Pastoral;
3.4 A Diocese não tem mais outras fontes de entradas seguras do que o subsídio ordinário da Propaganda Fide, que actualmente é de 35.000 USD, do qual quase 2/3 vão para a manutenção dos nossos seminaristas. Não temos mais outras entradas seguras.
3.5 Perante o número crescente de cristão e de comunidade é urgente iniciar o processo de criação de novas paróquias seguindo as seguintes fases: 1.unidades de assistência pastoral; 2. pré-paróquias; 3. paróquias
4. Devemos ser optimistas, pessoas de esperança, testemunhas da boa notícia.
O apóstolo deve ser optimista, homem de fé e de esperança, que lança a rede confiando no resultado da pesca, pois sabe que o pescador é Outro.
III.- Os traços de salvação que encontramos no caminho
Deus trabalha também alem das nossas fronteiras diocesanas
- traços positivos da realidade social
- traços positivos na realidade religiosa geral
IV.- O que esperamos como Igreja aqui e agora
Eis os instrumentos ao nosso alcance que nos devem orientar:
a.A Exortação Pós Sinodal “Africae Munus”.
b.O Plano nacional de Pastoral
c.O  Plano Diocesano de Pastoral para o triénio
CONCLUSÃO
O Ano DE 2012: ANO DA UNIDADE E DA COMUNHÃO DIOCESANA, ANO DA EUCARISTIA

Casa Diocesana de Gurúè 28.12.2011
+ Francisco
   Bispo de Gurúe