quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

CARTA DE DOM FRANCISCO


Caríssimos Diocesanos
“Não já escravos, mas irmãos!”

Com esta saudação do Papa Francisco, que faço minha, quero saudar-vos a cada um dos membros da nossa família diocesana, baptizados, catecúmenos e pessoas de boa vontade, desejando que o Novo Ano que apenas começamos, seja verdadeiramente um ano em que todos nos sintamos comprometidos, dia a dia no esforço por um mundo mais fraterno.

 É de facto, uma meta difícil de alcançar, pelo que se torna necessário a colaboração e o empenho de todos. O Papa Francisco convida a realizar gestos de fraternidade cada dia. Não sejamos indiferentes nem fechemos os olhos perante   situações desumanas em que tantas pessoas –crianças e adultos- são  tratadas como se fossem objecto  de consumo e não como irmãos, filhos do mesmo Pai que nos criou, todos iguais, a Sua imagem e semelhança. 

Nos  últimos dias de 2014 tivemos a Assembleia Pastoral Anual da Diocese em que, depois da avaliação das actividades pastorais do ano findo, projectou-se o plano pastoral para o presente ano de 2015.

·        Em primeiro lugar, durante o presente continuaremos com o tema da FORMAÇÃO DE TODOS OS AGENTES DA PASTORAL, completando o programa estabelecido para o triénio pastoral 2012- 2014, mas que por diversas razões não foi possível completar. Nessa ordem de coisas, o Secretariado levará à frente a 2ª Parte do programa estabelecido em ordem a atingir o maior número possível de agentes de pastoral.

·        Em segundo lugar, os delegados presentes na Assembleia, escolheram o 2º Semestre de 2015 para realizar a VII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL, em ordem a planificar o Plano Diocesano de Pastoral de 2016 – 2018, sob o tema central da “FAMÍLIA”. Preparemo-nos para a sua realização com o trabalho que nos será pedido e com a oração.

“Visita ad limina” Segundo a Tradição e as leis da Igreja, cada cinco anos, os Bispos vão a Roma para visitar ao Papa, apresentar relatório quinquenal sobre a situação das suas Dioceses e para venerar os Sepulcros dos Apóstolos Pedro e Paulo. Esta visita é conhecida  em língua latina como “Visita ad Limina Apostolorum”, que quer dizer “Visita aos sepulcros dos Apóstolos”, que se conservam segundo a tradição naquela cidade.

Sobre o significado, sentido, valor e  importância desta Visita ao Papa, no passado 23 de Novembro, enviei a toda a Diocese uma carta.  Pedia que todos os fiéis sintam como própria a Visita do seu Bispo ao Sepulcro dos Apóstolos e ao Sucessor de Pedro, o Papa, pois é um acto que o Bispo cumpre para o bem da Diocese e de toda a Igreja, favorecendo deste modo a nossa unidade na fé e na caridade com toda a Igreja.

Sinto a necessidade de envolver na reflexão e na oração todas as nossas comunidades cristãs, comunidades de Vida Consagrada e todos os agentes de pastoral, a favor deste acontecimento eminentemente eclesial que está para ser realizado no próximo mês de Maio. Todos devemo-nos sentir unidos ao Bispo nesta “Visita ad Limina”.

                                                                                    O vosso Bispo

+ Francisco Lerma    

 

 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ORDENAÇÃO DIACONAL E SACERDOTAL NA CATEDRAL DE GURÚÈ


O momento das Ladainhas e da prostração dos ordenandos
 
No Domingo 4 de Janeiro de 2015, Solenidade da Epifania do Senhor, na Catedral de Gurúè, realizou-se a Ordenação Diaconal de Xavier Jaquissone e de Carlos José, do clero diocesano de Gurúè e de Stephane Diasuka, dehoniano.

Na mesma celebração litúrgica foram ordenados Presbíteros Faustino Alfanete e Eugénio Tárua, ambos da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus e naturais respectivamente de Ile e do Alto Molocué, Diocese de Gurúè.

Presidiu à Celebração D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese; concelebraram D.Manuel Chuanguira Machado, Bispo Emérito de Gurúè e numerosos sacerdotes do Clero Diocesano de Gurúè e de Quelimane e dos Padres Diocesanos, com uma extraordinária participação de religiosas e religiosos e fiéis vindos de todas as  Paróquias de Gurúè e das Dioceses vizinhas de Quelimane, Nampula, Niassa e Beira.
Uma chuva torrencial abençoou a celebração!

DIÁCONOS DIOCESANOS DE GURÚÈ

Diáconos Xavier Jaquissone, Carlos José (diocesanos) e Stephane Diasuka (dehoniano)


1.XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE

Filho de Jaquissone e de Maria Paulo, nascido a 21 de Julho de 1979, em Nipivi (Guruè); baptizado em 1994 e crismado em 1979. Terminou a formação académica e espiritual em 2013, fez a experiência pastoral na Paróquia de S. Tiago Maior de Namarrói.


2.CARLOS EVARISTO JOSÉ

Filho de Evaristo José e de Emília Mucueliu, nasceu em Mudine (Namarrói) aos 4 de Agosto de 1985; baptizado em 25 de Dezembro de 1974 e crismado em 2004. Terminou a formação académica e espiritual em 2013; fez experiência pastoral no Seminário Diocesano Propedêutico S. José de Invinha.
Imposição das mãos do Bispo sobre o Carlos Evaristo José

DIÁCONO DEHONIANO

STEPHANE NZUENGUI DIASUKA
Nasceu em Kinshasa (R.D. do Congo) aos 25 de Novembro de 1981. 1ª Profissão Religiosa em Butembo (R.D.C.) em Julho de 2017; e  Profissão Perpétua em Petermaritzburgo (África do Sul).

Imposição das mãos do Bispo sobre o Stephane Diasuka
 
 SACERDOTES DEHONIANOS

Neo-sacerdotes Pe.Faustino Alfanete e Pe. Eugénio Tárua, no momento da chamada

1.FAUSTINO HORTENCILIO ALFANETE

Nasceu  aos 20.06.1981, filho de Hortencílio Alfanete e de Cecília Novilihana, natural de Muaziua (Ile); baptizado na Paróquia S. Teresa do Menino Jesus (Ile); 1ª Profissão religiosa em 2006 e Perpétua aos 6.12. 2013; Ordenado Diácono em Nampula, em 12.01. 2014.

A Assembleia litúrgica
2.EUGÉNIO ERNESTO
Nasceu aos 26.05.1983, filho de Ernesto Tárua e de Maria Machao, natural de Alto Molócue; 1ª Profissão Religiosa em 8.12. 2006; Profissão Perpétua em 6.2013; ordenado diácono em 12.01.2014 em Nampula.