quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Necrologia

 Faleceu na Itália, na noite do dia 06 de Outubro, a Missionária IRENE RATTI, do Instituto secular da Companhia Missionária do Coração de Jesus. A missa exequial está programada para o próximo Sábado, 09 de Outubro, às 13.30 horas, na Paróquia de São José Esposo de Maria (Bologna), antecedida pela reza do Terço no dia 08 de Outubro às 18 horas.

À Companhia Missionária do Coração de Jesus, presente na nossa Diocese em Invinha, endereçamos os nossos pêsames e as nossas sentidas condolências, com a promessa da nossa prece pelo eterno descanso da Irene.

Paz à sua alma!!!

Irene Ratti - Descanse em Paz


quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Paróquia da Puríssima Conceição de El Palmar acolheu Dom Inácio Lucas

 Ainda no périplo da sua visita a Espanha, Dom Inácio Lucas foi acolhido na paróquia de origem de Dom Francisco Lerma Martínez: a Paróquia da Puríssima Conceição de El Palmar. De seguida, uma mini galeria dos momentos mais marcantes da visita do nosso Bispo àquela Paróquia:

 


Dom Inácio com o Pe Anton, amigo 
de Dom Lerma





Dom Inácio Lucas, no Seminário Diocesano de Múrcia

 Ao longo da sua estadia na Espanha (29/09-03/10), uma das escalas do nosso Bispo, foi o Seminário Diocesano de Múrcia, um Seminário muito significativo para a nossa Diocese: o nosso saudoso Bispo Dom Francisco Lerma Martínez, passou pelo Seminário acima.

Apresentamos a seguir uma mini galeria fotográfica dos momentos mais marcantes da visita do nosso Bispo ao Seminário de Múrcia:



Celebração eucarística

Com os Seminaristas de Múrcia





Dom Inácio assina o livro de honra de visitas do Seminário de Múrcia


terça-feira, 5 de outubro de 2021

Dom Inácio Lucas recebido na Espanha

 De 29 de Setembro a 03 de Outubro, de Portugal onde se encontra desde o passado dia 22 de Setembro, Dom Inácio visitou as Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado na Espanha. Na mesma ocasião, Dom Inácio encontrou-se com os parentes de Dom Francisco Lerma Martínez, II Bispo da nossa Diocese falecido a 24 de Abril de 2019. Mais ainda, Dom Inácio foi acolhido na Universidade Católica de Múrcia, onde o falecido Bispo Dom Francisco Lerma foi condecorado com o Diploma Honoris Causa.

Dom Inácio com a Madre Geral das Irmãs
Apostólicas de Cristo Crucificado, Irmã Conceição


Na manhã do dia 03 de Outubro, do Aeroporto de Alicante na Espanha, Dom Inácio regressou para Lisboa.

Telegrama do Santo Padre enviado ao Arcebispo de Maputo

 

EXCMO E REVMO DOM FRANCISCO CHIMOIO OFMCap

ARCEBISPO DE MAPUTO

               RECEBIDA COM PESAR NOTÍCIA DA MORTE DO IRMÃO CARDEAL ALEXANDRE JOSÉ MARIA DOS SANTOS, QUERO TESTEMUNHAR A MINHA SOLIDARIEDADE AOS FAMILIARES EM LUTO E A QUANTOS, SOBRETUDO NESSA ARQUIDIOCESE DE MAPUTO, BENEFICIARAM DO SERVIÇO DESTE PASTOR. AO SENHOR QUE O GUIOU EM TODA A SUA EXISTÊNCIA, CONFIO ESTE INCANSÁVEL SERVIDOR DO EVANGELHO E DA IGREJA PEDINDO QUE O ACOLHA NA JERUSALÉM DO CÉU, PARA ONDE CONVIDO A ERGUER SEUS CORAÇÕES OS PARTICIPANTES NA LITURGIA EXEQUIAL POR DOM ALEXANDRE, À QUAL ME ASSOCIO EM ESPÍRITO CONCEDENDO AOS PRESENTES E A QUANTOS CHORAM PELA SUA MORTE O CONFORTO DA BÊNÇÃO APOSTÓLICA.

FRANCISCUS PP.