quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

COMUNICADO DOS BISPOS CATÓLICOS DE MOÇAMBIQUE

COMUNICADO DOS BISPOS CATÓLICOS DE MOÇAMBIQUE


 1.  Às Comunidades cristãs, aos Sacerdotes, às Pessoas consagradas, aos responsáveis dos ministérios laicais, a todos os homens e a todas as mulheres de boa vontade vai a nossa saudação de pastores, em nome do Senhor Jesus, cujo nascimento nos preparamos para celebrar proximamente.

      Como é hábito, neste período do ano, uma vez mais, nos reunimos para a Segunda Sessão da Assembleia Ordinária, nos dias 3 a 11 de Novembro do corrente ano de 2011. Não puderam estar connosco neste encontro Suas Excelências Reverendíssimas Senhores D. Elio Greselin, Bispo de Lichinga, que, por razões de força maior, se encontra fora do País; D. Luís Gonzaga Ferreira da Silva, Bispo Emérito de Lichinga, por razões desconhecidas, até ao momento; D. Bernardo Filipe Governo, Bispo Emérito de Quelimane.

      Ao terminar os nossos trabalhos vimos, por este meio, partilhar convosco, alguns dos resultados das  nossas reflexões durante os dias que aqui passamos.

2.   O nosso encontro teve dois momentos distintos e  desenrolou-se em dois lugares: O Seminário Maior Inter-diocesano de Santo Agostinho da Matola e o Centro de Conferência das Irmãs Hospitaleiras, em Mumemo.

      A primeira parte dos trabalhos no Seminário de Santo Agostinho decorreu de 3 – 7 de Novembro. Nos dias 8 e 9 participamos na Conferência sobre o tráfico de órgãos e seres humanos, em Mumemo, e só nos dias 10 e 11 é que retomamos e concluímos os nossos trabalhos na Matola.

01


A Assembleia dos Bispos

 3.     A Assembleia dos Bispos propriamente dita iniciou os seus trabalhos no dia 3 de Novembro, com uma agenda bastante carregada e complexa. A abertura da mesma constou da Missa concelebrada por todos os Bispos presentes no encontro e presidida por Sua Excelência Reverendíssima Senhor D. Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai e Presidente da CEM .

         Já na sala dos trabalhos, o mesmo Senhor D. Lúcio deu início a reunião com um brevíssimo discurso de boas-vindas aos participantes, depois do qual  seguiram-se as formalidades que habitualmente marca a sessão inaugural da Assembleia Plenária dos Bispos.

Intervenção do Senhor Núncio

 4.     Na segunda parte da manhã, depois de intervalo, esteve connosco Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Núncio Apostólico, D. António Arcari, que, como é hábito, veio saudar os Senhores Bispos reunidos em Assembleia e tratar alguns assuntos relativos à  vida da Igreja em Moçambique, encontro que preencheu todo o período da manhã até à hora do almoço.

Encontro com a Autoridade Tributária

 5.     Na manhã do segundo dia, a Conferência recebeu uma delegação da Autoridade Tributária de Moçambique, para discussão de um projecto de formação da cidadania fiscal dentro e fora da Igreja.



02

Catecismo Nacional

6.   Logo a seguir, os Bispos receberam em audiência também  a Ir. MARIA DE CARLI, da Congregação das Irmãs Paulinas, que veio apresentar uma proposta de colaboração na produção de um Catecismo Nacional para a Igreja Católica de Moçambique.

      O diálogo com ela levou os Bispos a delinear passos que poderão conduzir à produção do tão desejado instrumento de formação cristã, Catecismo Nacional.

Plano Pastoral Nacional

 7.  Nesta sessão ordinária, os Bispos retomaram um assunto que já vinham tratando nas Assembleias anteriores, relativo ao Plano trienal para a Pastoral das Dioceses de Moçambique. Neste contexto fixaram-se datas para os encontros de apresentação e divulgação junto dos Directores diocesanos de coordenação pastoral e Províncias Eclesiásticas.

Reestruturação do Secretariado Geral

 8.  De uns tempos para cá, a Conferência vem reflectindo sobre a forma como tornar o Secretariado Geral da CEM mais operacional, para conferir-lhe uma dimensão mais pastoral do que burocrática. Como fruto desta reflexão, foi concebido e adoptado este organigrama:
         1)   Direcção Geral do Secretariado da CEM:
               a)   Directoria (Director e seus Secretários)
                           b)   Ecónomo (Conselho para as questões económicas)
               c)   Secção Jurídica (Conselho para os assuntos Jurídicos)

03

         2)   Gabinete das Comunicações Sociais:
         3)   Departamento Teológico
         4)   Departamento da Pastoral Social.

Revisão dos Estatutos da CEM

 9.     Debruçamo-nos também sobre os futuros Estatutos da CEM . O trabalho consistiu na última revisão e acomodação das recomendações e observações recebidas da Santa Sé, para que o texto possa obter a devida autorização para a publicação.

Dia da CEM

10.     Na linha de auto-sustentabilidade da Igreja local e da superação da dependência externa, os Bispos acharam por bem estabelecer um dia de colecta anual a favor da CEM. Assim, a Assembleia Plenária dos Bispos determinou que a colecta do Domingo da Festa da Santíssima Trindade seja canalizada ao Secretariado Geral da CEM, para apoiar os serviços centrais da nossa Conferência Episcopal.


Conferência sobre o tráfico de pessoas

11.           Como já tivemos ocasião de referir, nos dias 8 e 9 de Novembro realizou-se em Mumemo, no Centro de Conferências das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição, uma Conferência sobre o tráfico de pessoas, órgãos e partes do corpo humano. O evento foi organizado pela IMBISA, em parceria com a CEM, e teve a assessoria da SANTAC, da PLANET WAVES, da REDE CAME e da Liga dos Direitos Humanos.



04

Perante o recrudescimento do fenómeno do tráfico de órgãos, de partes do corpo humano e de pessoas, os Bispos da região, particularmente os de Moçambique, quiseram ouvir pessoas e organizações envolvidas na luta contra o referido fenómeno.

      Tratando-se dum assunto que merece uma profunda reflexão, a IMBISA e a CEM, como organizadores do evento, ficaram por definir estratégias concretas para prevenir e combater tal mal, exigindo, a quem de direito, que se estabeleçam mecanismos eficientes para identificar e punir severamente os autores reais de tais crimes.

O Advento

12.  O tempo litúrgico do Advento que se aproxima é dominado pela figura de grandes Profetas, como Isaías e João Baptista. Eles nos convidam a entrarmos em nós mesmos para nos darmos conta da nossa verdadeira origem e destino aos olhos do Senhor.

      Ao terminarmos a segunda sessão anual da nossa Assembleia Plenária, fazemos nossas as palavras de S. João Baptista que diz:
“Preparai os caminhos do Senhor e endireitar as suas veredas” (Lc. 3, 4) e convidamo-vos a juntos sairmos para o deserto da oração e da penitência, de modo a nos prepararmos interiormente para receber o Senhor que vem habitar entre nós.

Que o Natal do Senhor e o Novo Ano de 2012 sejam repletos de muita paz, saúde e alegria, e portadores de abundantes graças do Senhor para cada um de nós, para as nossas famílias, comunidades, paróquias, dioceses e para todo o País.




05


Maputo, 11 de Novembro de 2011


Pela Conferência Episcopal de Moçambique




+ Lúcio Andrice Muandula
Bispo de Xai e
Presidente da CEM


          



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DA CATEDRAL DE GURÚÈ

VISITA PASTORAL  À PARÓQUIA DA CATEDRAL

De 24 a 27 de Novembro de 2011, o nosso Bispo D. Francisco Lerma fez a Visita Pastoral à Paróquia de Santo António da Sé Catedral de Gurúe .
A Paróquia de Santo António da Sé Catedral está formada por quatro comunidades, nomeadamente, Santo António, com 14 Núcleos; São Marcos, com 3 Núcleos; São Bernardo, com 8 Núcleos; e São Carlos Lwanga, com 11 Núcleos.
A Paróquia está ao cuidado pastoral do clero diocesano. O Pároco é o Pe. Daniel Alexandre Raúl; os Vigários Paroquiais são o Pe. Miguel António Oliveira e o Pe. Luciano Cominotti. Colaboram os Padres Dehonianos, da Comuniudade local da Escola de Artes e Ofícios.
As comunidades religiosas femininas são: Religiosas do Coreação de Maria; Irmãs Filhas de N. S. da Visitação; e as Irmãs Missionárias Capuchinhas.
Há uma comunidade de leigas consagradas "Família do Redentor".
A formação permanente dos cristãos tem lugar duas vezes por mês, aos Domingos.
A preparação aos Sacramentos verifica-se sobretudo, na formação actequética nas quatro comunidades, no horário que compreende das 14 às 16 horas, todos os Sábados.
A Catequese conta com 85 catequistas e 2760 catequizandos nos diferentes grupos.
Para além desta formação, as comunidades da Paróquia participam activamente nas Missas semanais, dominicais e na adoração ao Santíssimo Sacramento, que tem lugar às Quintas Feiras, antes da Missa das 18.00H.
No dia 24-11.11, na parte da manhã, visitou a comunidade religiosa das Irmãs Filhas de N. S. da Visitação; na parte da tarde encontrou-se com o Núcleo S. Francisco Xavier, da Comunidade Santo António, no local onde se reúne normalmente.
No dia 25.11.11, na parte da manhã, o Bispo visitou o Lar “Arco Iris” para crianças órfãs, orientado por um grupo de leigas consagradas. Este ano teve 49 crianças.

Seguidamente, visitou o Hospital Rural de Gurúè, acompanhado pelo Pároco e por um grupo de leigos do Conselho Paroquial. Saúdo e conversou com alguns dos doente hospitalizados e reuniu com os membros da Direcção para se inteirar da organização, da situação e dos problemas  desta unidade sanitária. A Direcção do Hospital pediu ao Bispo a colaboração dos cristãos nos sectores da limpeza, da doação de sangue, na formação das mulheres e na animação ética dos agentes da saúde.
Na parte da tarde do mesmo dia, o Sr. Bispo encontrou-se com os cristãos do Núcleo Santa Cecília, da Comunidade S. Bernardo, no local onde se reúnem. Seguidamente encontrou-se com os diversos Movimentos cristãos presentes na Paróquia, nomeadamente Legião de Marias, Ordem Franciscana Secular, Antigos Alunos das Missões, Santo Egídio e Movimento de Renovação Carismática.
No dia 26.11.11, encontrou-se com o Núcleo S. Francisco de Assis, da Comunidade de S. Carlos Lwanga. Seguidamente reuniu com o Conselho Económico Paroquial e visitou o Cartório Paroquial.
À tarde encontrou-se com os membros do Conselho Paroquial.
No dia 27.11.11, na Catedral, presidiu à celebração da Eucaristia, durante a qual 163 cristãos receberam o Sacramento do Crisma.

À tarde do mesmo dia, e como último acto da Visita Pastoral, o Bispo encontrou-se com os padres, religiosos e religiosas presentes na Paróquia. Além do clero diocesano estiveram presentes os Padres Dehonianos, as Irmãs do Coração de Maria, as Religiosas Filhas de N. S. da Visitação e as Irmãs Capuchinhas Missionárias e as Leigas do Lar Arco Iris. No fim do encontro, o Bispo convidou os presentes a um convívio de confraternização.
 PERSPECTIVAS
1. Continuação da reabilitação das infaestrusturas das Capelas e da Paróquia;
2. A continuação da formação dos fiéis nas diversas áreas e nas diversas comunidades, sobretudo os responsáveis dos ministérios no que concerne aos ensinamentos da recente VI Assembleia Diocesana de Pastoral.
3. O aumento do número de jovens vocacionados.
4. Aumento do número de crentes nas Comunidades através da formação e a recepção de novos crentes.
5. Aumento do número de Núcleos.