sábado, 16 de dezembro de 2017

CERIMÓNIAS DA 1ª GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE NO GURÚÈ


CERIMÓNIAS DA 1ª GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE CATÓLICA NO GURÚÈ


No Sábado, dia 16 de Dezembro de 2016, nas instalações do Cinema Gurúè, realizaram-se as cerimónias da 1ª Graduação de 120 finalistas dos vários Cursos leccionados na Extensão da Universidade Católica de Moçambique, em regime presencial, e do Centro de Ensino a Distância. Presidiu ao acto D. Francisco Lerma Martínez, Bispo da Diocese.


Estiveram presentes além dos alunos candidatos à Graduação e o corpo Docente, o Magnífico Reitor, Dr. Pe. Alberto Ferreira e Representantes do Governador Provincial e autoridades do Distrito, do Município, membros da Direcção Central da UCM, vindos da Beira, Quelimane e Nampula.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

RETIROS ESPIRITUAIS PARA OS SACERDOTES DIOCESANOS DE GURÚE E DE PREPARAÇÃO PARA O DIACONADO



RETIROS ESPIRITUAIS PARA OS SACERDOTES DIOCESANOS DE GURÚÈ E DE PREPARAÇÃO PARA O DIACONADO


De 11 a 16 de Dezembro do corrente ano, na Casa Diocesana de Gurúè, está a decorrer o Retiro Espiritual anual do clero diocesano . O orientador das meditações é o Pe. Inácio Manuel Mole, Vigário Geral da Diocese de Lichinga. 
Participam praticamente todos os Padres Diocesanos de Gurúè.

Contemporaneamente, mas no Lar Família na cidade de Gurúè, decorre el Retiro Espiritual de preparação para o Diaconado do minorista Adelino Mualicamo, orientado pelo Pe. Rui Mulieca Migano, do clero diocesano de Quelimane. 

A ordenação diaconal de Adelino Malicamo terá lugar no próximo Domingo, 17 de Dezembro, na Igreja Catedral de S. António de Gurúè, presidida por D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese.

Na mesma celebração serão instituídos 4 Leitores e 2 Acólitos, seminaristas de 3º e 4º de Teologia, respectivamente, de esta Diocese.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

INÍCIO DO JUBILEU DIOCESANO COM MOTIVO DOS 25 ANOS DA CRIAÇÃO DA DIOCESE

Com a Peregrinação Diocesana à Paróquia /Santuário da Imaculada Conceição de Invinha, no passado fim de semana (9 e 10 de Dezembro), a Diocese de Gurúè deu início ao Ano Jubilar dos 25 Anos da Criação da Diocese (6 de Dezembro de 1993 - 6 de Dezembro de 2018.

Pariticiparam mais de très mil peregrinos vindos das diversas Paróquias da Diocese.
A chuva, que desde há já 10 dias, diariamente se deixa cair na região, ameaçou mas não estragou a peregrinação. Foi necessário realizar todos os actos litúrgicos da noite do Sábado e do Domingo dentro do templo paroquial de Invinha. 

A Rádio Diocesana transmitiu todas as actividades: a Peregrinação com a imagem de Nossa Senhora, a Eucaristia do Perefrino, na Sábado à noite, a Adoração Nocturna e a Eucaristia de Despedida, nas primeiras horas do Domingo.
D. Francisco presidiu a todos os actos, acompanhado pelos Párocos das Paróquias dos peregrinos e pelo Vigário Geral, o Pe. Francisco Cunlela.

Eis um breve resumo da Homilia de D. Francisco, na Eucaristia do Sábado, dedicada a Nossa Senhora:
 
IMACULADA CONCEIÇÃO

Hoje celebramos o mistério de Maria concebida sem pecado, a sua imaculada conceição em previsão da sua maternidade divina.

MARIA encontra-se na História da Salvação, como primeira em acolher a salvação oferecida por Deus à humanidade, por vários motivos. 
:
- Ela acolheu a salvação no seu coração em primeiro lugar porque escutou a Palavra de Deus. Sem escuta da Palavra de Deus não é possível acolher a Deus na nossa vida.

- Acolheu a salvação, não só porque escutou a Palavra de Deus, mas sobretudo porque obedeceu à voz de Deus e a pus em práctica. (“Quem é minha mãe, meu irmão, meu parente…? Aquel que escuta as minhas palavras e as põe em prática”, disse Jesus.

Por esses motivos Ela é entre todos os viventes a “CHEIA DE GRAÇA”, como a saudou o Anjo Gabriel antes de epronunciar o seu nome de Maria: “Ave, oh Cheia de Graça = Ohakalala Osarea Mahala”.

Nela o pecado não teve lugar, pois Ela foi totalmente de Deus.
Ela é para nós modelo de vida, exemplo no caminho de todo o crente; Ela é nossa acompanhante de nós peregrinos, Ela é Consolação do Povo de Deus, Ela resplandece no caminho da nossa vida como sinal de consolação e de firme esperança (Prefácio).

INÍCIO DO JUBILEU DOS 25 ANOS DA CRIAÇÃO DA DIOCESE

Nós, como Diocese, como Igreja Diocesana, com a celebração de hoje, damos início ao JUBILEU dos 25 Anos da Criação da nossa Diocese (6 de Dezembro de 1993).
Quatro Palavras nos devem acompanhar neste ano de 2018 como sinais característicos do Jubileu:

1º.- LOUVOR à Santíssima Trindade.
2º ACÇÃO DE GRAÇAS.
3º CONVERSÃO.
4ºEVANGELIZAÇÃO-MISSÃO