sábado, 29 de maio de 2021

Novo Pároco de Moneia

Na manhã do dia 29 de Maio de 2021, Dom Inácio Lucas presidiu a Eucaristia na Paróquia de Nossa Senhora da Anunciação de Moneia no Gilé, na qual tomou posse o novo Paróco, Pe Francismar Girardi, membro da Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria, nascido aos 09 de Dezembro de 1989 e ordenado sacerdote aos 13 de Fevereiro de 2016.





Pe Francismar vem para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Rony Sebastian, que actualmente vai desempenhar as funções de Pároco na Paróquia de Santa Josefina Bakhita do Gilé –sede.

Em sua homilia, Dom Lucas pediu ao novo Pároco, três coisas: paciência, paciência e paciência.

Após a celebração teve lugar um almoço de confraternização, servido na Casa Paroquial onde acualmene habitam as Leigas da Comunidade Católica Árvore da vida.

Depois do almoço, Dom Inácio rumou para Gilé sede, onde vai conferir a ordenação diaconal ao jovem Eliseu Caetano Martinho, membro dos claretianos. 

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Profissão religiosa e Ordenação Diaconal do Irmão Eliseu Caetano Martinho, FIC (2)

Antes de retomar a sua viagem a Gile, desde a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima onde esteve acolhido, Dom Inácio celebrou a Missa para a equipa missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima na Casa das Irmãs Mercedárias. Depois da celebração, Dom Inácio encontrou-se com toda a equipa Missionária e encorajou a continuar a colaborar para concretizar as metas e programas pastorais da Paróquia.

Dom Inácio após a missa nas Irmãs Mercedárias

Antes de sair da casa paroquial rumo à Paróquia da Raínha da Paz da Pista Velha, Dom Inácio saudou os fiéis reunidos na Igreja de Nossa Senhora de Fátima para confissões.

Às 09.30 horas o Bispo Dom Lucas chegou à Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz e foi acolhido pelo Padre Carlitos Joaquim, Pároco. Seguidamente, Dom Inácio trocou impressões com a equipa da Pista Velha e da Paróquia de Muthala e posteriormente, visitou as instalações da Pista Velha, a Escola infantil e a Igreja. 

Com os alunos da Pista Velha

Às 10.15 Dom Inácio continuou a viagem para Gile, com uma estação na Paróquia de São Pedro Claver de Muiane. Aqui foi recebido pela equipa Missionária na pessoa do Padre Biju Joseph Pároco e o Padre Sum Suny, Vigário paroquial. Com eles, estava um grupo de 6 fiéis, que representavam a Paróquia.

Na Paróquia de Muiane, Dom Inácio visitou a Igreja paroquial e as instalações da Casa paroquial e no fim da visita, participou no copo de água oferecido pelo Pároco. Seguidamente, às 15.00 horas, Dom Inácio foi saudar as Irmãs Claretianas que colaboram naquela Paróquia. Na residência das Irmãs, Dom Inácio encontrou-se com a equipa missionária.

Dom Lucas em Muiane

Às 16.15 horas, o Bispo seguiu para a Paróquia de Nossa Senhora da Anunciação de Moneia, onde chegou por volta das 17.45 horas. Aqui, Dom Inácio foi acolhido pelo Pároco, Pe Francismar Girardi, pelas leigas da Comunidade Católica Árvore da Vida e por um grupo significativo de fiéis. Após a oração, saudação e bênção, Dom Inácio recolheu-se na Casa paroquial.

Amanhã (29.05.2021) às 09 horas, Dom Inácio presidirá a Missa na Paróquia de Nossa Senhora da Anunciação de Moneia, onde será apresentado oficialmente o Pe Francismar Girardi como novo Pároco. À tarde, o Bispo seguirá para Gilé-sede.

  

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Profissão religiosa e Ordenação Diaconal do Irmão Eliseu Caetano Martinho, FIC

 

Na manhã de 27 de Maio do corrente, S.E.R. Dom Inácio Lucas iniciou uma viagem rumo à Paróquia de Santa Josefina Bakhita, onde vai conferir a Ordenação Diaconal a um jovem dos Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), Eliseu Caetano Martinho, agendada para o próximo Domingo, 30 de Maio – Solenidade da Santíssima Trindade.

Na sua deslocação, Dom Inácio visitou as comunidades sacerdotais do Seminário Diocesano, da Paróquia de Santa Teresa do Menino Jesus, da Capelania Beata Anuarite de Mugulama e da Paroquia- Santuário de Nossa Senhora Raínha do Mundo de Malua. Aqui, Dom Inácio presidiu a Eucaristia para a equipa Missionária do Santuário, formada por dois Padres Diocesanos, três Irmãs das Servas de Santa Maria do Cenáculo e dois Irmãos Maristas.

Celebração eucarística no Malua

Na sua homilia, Dom Inácio apresentou-se à equipa Missionária e vincou a necessidade de unirmos as forças para juntos edificarmos a Igreja diocesana de Gurúè. Partindo do trecho do Evangelho sobre o cego de nascença, Dom Inácio insistiu sobre a necessidade de aprender a vêr e a saber vêr o que se passa à nossa volta é sinal de grande profecia.


No fim da Missa, Dom Inácio participou no copo de água.

Às 15.30 horas, Dom Inácio foi visitar a Casa das Servas de Santa Maria do Cénaculo, onde fuciona o Noviciado. Depois da visita, Dom Inácio teve um encontro privado com as Irmãs. No fim do encontro, Dom Inácio conversou com o Reitor do Santuário, o Vigário paroquial e despediu-se do Irº Dias doas Maristas.

Dom Inácio em Mugulama

Da Paróquia Santuário Nossa Senhora Raínha do Mundo, Dom Inácio rumou à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, onde foi acolhido pela equipa Missionária para pernoitar e prosseguir com a viagem rumo a Gilé na Sexta-feira

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Dom Inácio visita o Noviciado Bernardo Longo

 Ao final da manhã de hoje (26.05)Dom Inácio visitou o Noviciado Bernardo Longo dos Sacerdotes do Coração de Jesus e teve um diálogo com o Mestre dos Noviços Pe Lázaro Ernesto Adão e o Superior da Casa Pe Artur Duarte.



No fim do diálogo, Dom Inácio foi convidado para um momento de confraternização.



terça-feira, 25 de maio de 2021

Comunidade das Missionárias Capuchinhas no Gurúè, acolhe a visita de Dom Inácio Lucas

 

Às 17.10 horas de hoje (25/04/2021), em resposta ao convite formulado pelas Irmãs Missionárias Capuchinhas da Comunidade de Gurúè, Dom Inácio  visitou a Comunidade das Missionárias acima.


Após um tempo de troca de impressões, através do qual o Bispo apresentou-se às Irmãs, Dom Inácio partilhou o seu itinerário de fé e vocacional. Em seguida o Bispo rezou a Eucaristia para as Irmãs.

Partindo das leituras do dia, Dom Inácio disse que a vocação é um dom e devemos viver agradecidos. Ela(vocação) exige muita oração e renúncia. É preciso colaborar na obra da redenção. No fim da Missa houve um copo de água.


As Missionárias Capuchinhas estão presentes na nossa Diocese desde o ano de 2004 e dedicam-se à medicina alternativa e promoção da Mulher. Presentemente, a Comunidade das Irmãs Capuchinhas é constituída por três Irmãs que fazem gestão de uma escola privada denominada "Escolinha Espaço Aberto" e colaboram na Paróquia de São Bernardo.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

VISITA À EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE NO GURÚÈ

 Acolhendo o convite formulado pela Direcção da Extensão da Universidade Católica de Moçambique do Gurúè, Dom Inácio Lucas, Bispo da Diocese do Gurúè, visitou na manhã de hoje (24.05.2021), a Extensão acima, que actualmente funciona nas instalações do Centro Polivalente Leão Dehon.

Dom Inácio com o Director da Extensão Dr Covane e 
a Directora  Pedagógica Drª Mércia

Na sua deslocação àquela Instituição de Ensino Superior, Dom Inácio fez-se acompanhar pelo Reverendo Padre Agostinho Martinho Vasconcelos, Director do Secretariado para a Coordenação Pastoral e Assistente espiritual da Extensão.

Logo à sua chegada, Dom Inácio Lucas foi acolhido pelo Director, Dr Aldo Roberto Covane que conduziu o Bispo na visita às instalações onde funciona a Extensão e, posteriormente, Dom Inácio encontrou-se com o quadro directivo e funcionários da Extensão. 

Dom Inácio Lucas

No seu diálogo, Dom Inácio encorajou a todos a trabalhar com dedicação e profissionalismo para manter vivo o sonho dos que deram o melhor de si mesmos para tornar uma realidade a implantação da Universidade Católica na nossa Diocese de Gurúè.

 



De recordar que a Extensão da Universidade Católica de Moçambique no Gurúè, abriu as suas portas pela primeira vez em 2014, fruto dos contactos encetados por Dom Francisco Lerma Martínez, com a Direcção máxima da Universidade Católica de Moçambique.