sexta-feira, 31 de maio de 2013

ENCERRAMENTO DO MES DE MAIO NA "SANTINHA"

Panorámica geral no local da Peregrinação

Na tarde do dia 31 de Maio, várias centenas de fiéis da Paróquia de Santo António da Catedral de Gurúè peregrinaram,  até à gruta da "Santinha" nas montanhas de Gurúè, para o Encerramento solene do mês de Maio, mês tradicionalmente dedicado à Nossa Senhora. Presidiu à reza do Santo Rosário D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, acompanhado pelo Vigário Geral, o Pe. Francisco Cunlela e pelo Pároco da Paróquia da Catedral o Pe. Daniel Alexandre Raul.

A capelinha da "Santinha" nas montanhas de Gurúè
Desde as primeiras horas da tarde os peregrinos, com o Terço nas mãos e o coração levantado ao Senhor, começaram a caminhar desde a cidade até às vizinhas montanhas, onde se encontra a gruta de Nossa Senhora de Fátima popularmente conhecida por "SANTINHA".
O nome "Santinha" gravado nas rochas da montanha

O numeroso grupo de Legionárias de Maria, com seus lenços e capulanas  de açul, se encarregou de orientar a reza do Terço e de entoar  cânticos apropriados para o evento que se estava a comemorar.
Ao começar o momento de oração o Sr. Bispo apresentou aos fiéis presentes os motivos da peregrinação, especialmente enquadrada na programação diocesana do Ano da Fé, "Maria, mulher de fé, ensina-nos a viver a nossa fé".

As Legionárias de Maria orientaram a reza do Terço. No primeiro plano o Pe. Cunlela, Vigário Geral.
Em cada um dos Mistérios, o Sr. Bispo indicou intenções particulares, nomeadamente: pelos irmãos perseguidos por causa da sua fé em muitos países de mundo; pelas famílias divididas; pelas dificuldades econômicas, sociais e morais; pela cruz de cada um de nós e de todos; pela santificação dos sacerdotes e de todos os agentes da Pastoral e pelas intenções da Igreja universal e do Papa Francisco.
À seguir às Ladainhas Marianas e como conclusão da celebração, renovou-se a Consagração da Diocese de Gurúè à Nossa Senhora com motivo do  XX Aniversário da sua fundação (1963 - 2013) que este ano comemoramos.
D. Francisco Lerma e o Pe. Daniel Raul dueante a oração mariana






t

quarta-feira, 29 de maio de 2013

REUNIÃO DOS RESPONSÁVEIS DO SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL



REUNIÃO DOS RESPONSÁVEIS  DO SECRETARIADO DIOCESANO DE  PASTORAL
No dia 21 de Maio de 2013, na sala de reuniões da Casa Diocesana de Gurúè realizou-se o encontro dos responsáveis do Secretariado Diocesano de Pastoral e dos Departamentos com a intenção de encontrar um caminho para dar alguns passos concretos na animação pastoral da Diocese.

Estiveram presentes os Padres Júlio Pedro, Daniel Alexandre Raul, Renato Comastri, Carlos Nticua e a Irmã Mária das Graças N. Sousa. 

O encontro iniciou lembrando algumas conclusões da última Assembleia Diocesana de Pastoral, que são desejo do nosso Bispo e das quais todos vemos a urgência:

·        Organização do Secretariado da Coordenação Pastoral da Diocese;
·        A formação de uma equipa formadora móvel a nível da Diocese;
·        A criação de um Centro Diocesano de Formação (Centro Catequético).  

Já passaram meses, mas nos encontramos ainda no ponto de partida e reconhecemos que é tempo de decidir algo. No encontro não enfrentamos toda a problemática do secretariado, dos “Departamentos” e das Comissões, mas nos dirigimos, unindo as forças, sobre a formação. Por isso achamos que:
·        Neste momento não estamos em condições de organizar um Centro Catequético que trabalhe a tempo pleno com um programa de um ano.
·        Também pensamos que escolher pessoas para formar uma equipa móvel, mais ou menos fixa, que se dedique à formação, não é fácil.
·        Enquanto vemos a possibilidade de realizar um projecto de formação a partir das Regiões Pastorais, ou, melhor ainda, das Paróquias.

·        Com qual ministério partir? 
 Escolhemos partir com o ministério da Catequese dos adultos (cristãos e catecúmenos). Esta escolha não impede que os Departamentos, ou as próprias Paróquias, possam ter outras actividades ao lado desta, ou que uma Paróquia ou outra pela outro tipo de formação, conforme as necessidades e as urgências.

·        Quem dará esta formação? 
Estará disponível uma pessoa (padre ou irmã) por parte da Diocese (não necessariamente sempre a mesma), contamos com o catequista Lino, formado no Catequistado de Guiúa (Inhambane) e pedimos a colaboração de padres ou irmãs que têm a responsabilidade pastoral directa daquela Paróquia. Este tipo de formação estamos todos em condições de dar com o fruto.
·        Quem pode participar? 
Evidentemente os primeiros são os catequistas, mas achamos que podia ser muito útil também para os animadores da Palavra nos Domingos.

·        Qual a duração? 
Será de uma semana: de Segunda para Sexta Feira à noite.
·        Quantas pessoas? 
Não falámos do número. Dependerá de cada grupo.
·        Qual o programa?  
Tomamos em consideração o esquema preparado pelo Pe. Pedro Esquadro, escolhendo a parte que diz respito ao ministério da Catequese, deixando o resto para outros tempos, quando a formação se alargar para outros animadores. Podia ter este esquema: uma ideia da Igreja Ministerial e da sua caminhada; a figura humana, espiritual e profissional do catequista; pequena introdução à Bíblia, programa concreto de catequese dos cristãos e dos catecúmenos.
·        Livros ou subsídios de apoio
A nossa preferência seria usar o material que os catequistas têm ou podem ter na mão, não somente durante o curso, mas também no trabalho nas comunidades. Por isso deveríamos aproveitar o que já existe na Diocese ou, se necessário, procurar o que as outras Diocese nos podem oferecer. Isto não tira a possibilidade de criar subsídios novos. Devem aprender a usar os meios que têm a sua disposição.
·        O Secretariado da Coordenação Pastoral 
prepare um programa bastante pormenorizado, indicando também textos possíveis, para facilitar a procura. Isto não impede que cada formador possa completar ou variar conforme o que achar por bem.
·        Quais os meios económicos? 
Evidentemente a linha que devemos escolher é a da sustentabilidade: colaboração por parte de todos: os participantes, as comunidades que enviam os seus animadores, a própria Paróquia e, para algumas despesas, a Diocese. Ao longo da conversa nos lembramos de um financiamento destinado à formação do clero e dos animadores que a MISSIO se tinha comprometido a dar até ano de 2013. Se fosse possível recuperá-lo seria muito bom, ou, em caso não seja, renovar o pedido, manifestando o desejo e a boa vontade que a Diocese tem de repartir. Esta ajuda não seria para resolver todos os problemas, mas um apoio para as despesas de deslocação ou algumas urgências.
Carta às Paróquias
·        Decidimos escrever aos Párocos comunicando o conteúdo deste nosso encontro. Ao mesmo tempo pedimos, quase como provocação, que exprimam o seu parecer não teórico, mas prático: se estão interessados e se acham possível organizá-lo na sua Paróquia. Neste caso escolham datas e dêem sugestões. Pensamos que a imposição de fora ou de cima pode tornar-se uma obrigação não sempre bem aceite.
Depois a conversa alargou-se um pouco sobre a actividade dos Departamentos, das Comissões e do Secretariado em vista das celebrações dos 20 anos da Criação da Diocese de Gurúè. Mas não concluímos grandes coisas.
Esperamos que este passo nos ajude, com a assistência do Espírito Santo, a ter a fantasia e a coragem de dar outros.
Pe. Renato Comastri, SCJ

terça-feira, 28 de maio de 2013

VISITA DA SUPERIORA GERAL DAS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHAS


Ir Inês, Ir. Graça, D. Francisco, Ir. Benvenuta Maria (Sup. Geral), e Ir. Geralúcia Cândido
De 24 a 28 de Maio de 2013, vinda do Brasil, a Irmã Benvenuta Maria, Superiora Geral das Missionárias Capuchinhas, acompanhada pela Ir. Geralúcia Cândido, Mestra das Noviças, visitou a comunidade  da sua Congregação no Gurúè.
Ir. Inês E. de Vasconcelos

 No dia 27, na parte da manhã, participou na celebração da Eucaristia, presidida por . Francisco Lerma, na capela da Casa Diocesana encontrou-se com D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè; e na parte da tarde encontrou-se com o Sr. Bispo, aproveitando a ocasião para o cumprimentar e  lhe apresentar os projectos da Congregação na Diocese.

Ir. Mª das Graças, P. Luciano, Pe. Miguel e D. Manuel Chuanguira  

As Irmãs Missionárias capuchinhas vieram ao Gurúè em 2003, convidadas por D.Manuel Chuanguira, Bispo Emérito. Actualmente esta comunidade está formada pelas Irmãs Maria das Graças N. Sousa, Inês de Vasconcelos, Carolina Bernardo e Ofélia Martins, que trabalham nos sectores da educação, da saúde e da pastoral.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

TOMADA DE POSSE DOS NOVOS PÁROCOS DE NABURI E DE MUALAMA

Celebração em Naburi. Procissão de entrada
NABURI
No Sábado 25 de Maio de 2013, o Pe. Francisco Máquina Pequenino, do clero diocesano de Gurúè tomou posse como Pároco da Paróquia de São Paulo Apóstolo de Naburi, no Distrito de Pebane. Presidiu à celebração da Eucaristia D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè, acompanhado pelos Pelos Padres Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, Pe. Rito Alberto, Reitor do Seminário Diocesano de S. José e último Pároco de Naburi e o Pe. Eustáquio Carlos César, recém nomeado Pároco da Paróquia de Cristo Rei de Mualama.

Juramento do novo Pároco de Naburi, Pe. Francisco Máquina Pequenino
Participaram todos os Coordenadores das Zonas Pastorais e os membros do Conselho Pastoral Paróquial e numerosos fieis da comunidade da sede.

Naburi. O Bispo D. Francisco com os jovens no fim da celebração
A Paróquia de São Paulo Apóstolo de Naburi está formada por 86 comunidades cristãs, organizadas em 14 Zonas pastorais.

Naburi. A assembleia durante a celebração
Esta Paróquia foi fundada em 1 de Setembro de 1963 por D. Francisco Nunes Teuxeira. Tem uma superfície de 3.435 km2. Desde a sua fundação foi assistida pelos Padres do Coração de Jesus. Durante a guerra civil ficou privada da permanência dos sacerdotes e foi assistida pelos Padres de Pebane. Voltou a ter Pároco e Vigário Paroquial  residentes no ano de 2011.

MUALAMA

Mualama. A assembleia durante a celebração, finalmente dentro da Igreja paroquial, actualmente em reabilitação
No Domingo 26 de Maio de 2013, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, presidiu à Tomada de Posse do novo Pároco da Paróquia de Cristo Rei de Mualama, o Pe. Eustáquio Carlos César, do clero diocesano da Diocese de Gurúè. Concelebraram os Padres Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, Rito Alberto, último Pároco de Mualama e recém nomeado Reitor do Seminário Diocesano Propedêutico de S. José de Gurúè, Francisco Máquina Pequenino, Pároco de Naburi, Américo António, Vigário Paroquial de Pebane e Alves Araújo, Pároco da paróquia do Bom Pastor de Pebane.

O Pe. Eustáquio, novo Pároco de Mualama durante o juramento
Participaram os Coordenadores dos Três Centros Pastorais e das 15 Zonas Pastorais, os membros do Conselho Pastoral Paroquial e os delegados das comunidades. participaram numerosos fiéis da comunidades da sede e das zonas mais próximas.

Pe. Américo Antônio, Pe. F. Máquina; D. Francisco; Pe Eustáquio e Pe. Alves Araújo


Igreja de Mualama actualmente em reabilitação
A Paróquia de Cristo Rei de Mualama foi fundada em 20 de Maio de 1948 por D. Sebastião Soares de Resende e ficou sob os cuidados pastorais dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) desde a sua fundação até ao abandono por causa da guerra civil. Durante esse período ficou sob os cuidados da Equipa Missionária de Pebane. Em 2011 começou a ter Padres residentes e deram início as visitas sistemáticas dos sacerdotes, obras de reabilitação da Igreja Paroquial, da Casa dos Padres e da Casa das Irmãs e a recuperação do cajual.