sábado, 9 de junho de 2012

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Reflexão.


Com motivo da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor neste ano em  que na Diocese dedicamos especialmente à Eucaristia, desejo reflectir convosco sobre alguns aspectos, relacionados entre si, do Mistério Eucarístico: o culto da Eucaristia e a sua sacralidade. É importante retomá-los em consideração.
Antes de mais, uma reflexão sobre o valor do culto eucarístico.

A Celebração da Eucaristia
Nas nossas comunidades, aos Domingos não temos a Celebração da Eucaristia, limitamo-nos à Celebração da Palavra  e a receber a  Comunhão. Isto acontece  pelo facto de não termos Padres suficientes para podermos ter, ao menos uma vez por ano, a Celebração da Eucaristia em cada comunidade.

 Por isso, usando as palavras do Papa Bento XVI, lembro a todos os cristãos que “é muito importante reconhecer a centralidade e a importância da celebração da Eucaristia, na qual o Senhor convoca o seu povo, reúne-o em redor da dupla mesa da Palavra e do Pão da Vida, nutre-o, une-o a Si na oferta do Sacramento.



Pelo facto de termos a Comunhão cada Domingo, não podemos ignorar esta valorização da assembleia litúrgica em que, na celebração presidida pelo Padre, o Senhor atua e realiza o seu mistério de comunhão.

A Comunhão
Em segundo lugar, consideremos o valor da Comunhão que recebemos cada Domingo logo à seguir à celebração da Palavra. Felizmente conservamos a Eucaristia na maioria das nossas comunidades. Não podendo ter a Celebração da Eucaristia, na instituição dos ministérios na igreja em Moçambique e, em particular na nossa Diocese, temos o Ministério Extraordinário da Comunhão. Graças a este ministério aproveitamos das graças do Senhor, participando dos benefícios do Seu Corpo e Sangue na nossa vida de caminhantes.

A Adoração ao Santíssimo
Em terceiro lugar, a  Adoração ao Santíssimo Sacramento.
O Papa Bento XVI lembra-nos que a adoração ao Santíssimo é  um acto de fé e de oração dirigido ao Senhor, realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar.
A Adoração leva-nos a reconhecer o sentido da presença constante do Senhor no meio de nós e em toda a vida, uma presença concreta, próxima, no meio das nossas casas, como o coração que não deixa de bater. O Sacramento da Caridade de Cristo deve permear toda a vida quotidiana.

Com motivo da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo o Papa nos lembra o seguinte:
O culto do Santíssimo Sacramento constitui como que o «ambiente» espiritual dentro do qual a comunidade pode celebrar bem e em verdade a Eucaristia. Só se é precedida, acompanhada e seguida por esta atitude interior de fé e adoração é que a ação litúrgica pode exprimir o seu pleno significa-do e valor. O encontro com Jesus na Santa missa atua-se verdadeira e plenamente quando a comunidade está em condições de reconhecer que Ele, no Sacramento, habita a sua casa, espera-nos, convida-nos para a sua mesa e, depois, após a assembleia se dispersar, continua connosco, com a sua presença discreta e silenciosa, e acompanha-nos com a sua intercessão, continuando a recolher os nossos sacrifícios espirituais e a oferecê-los ao Pai.
[…] Estar todos em silêncio prolongado diante do Senhor presente no Seu Sacramento é uma das experiências mais autênticas do nosso ser Igreja.

BENTO XVI, Homilia na Festa do Corpo e Sangue de Cristo, 7/06/2012

Alto Molócuè: Renovação material e pastoral. 1ª Pedra do Salão Comunitário


Abertura dos alicerces do futuro Salão Comunitário Polivalente

No 08.06.2012, foi lançada a 1ª Pedra do Salão Comunitário Polivalente da Paróquia de N. S- de Fátima no Alto Molócuè.
A igreja actual da Paróquia de N. S. de Fátima do Alto Molócue. Ao lado está a surgir a nova igreja.

Numa breve cerimónia, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, acompanhado pelos Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, e Luis Muhilonge, Vigário paroquial, pelo finalista diocesano do 4º Ano de Teologia, Januário António e pelos pedreios que vão executar a obra, abençuou e colocou a 1ªPedra do futuro Salão Comunitário Polivalente desta Paróquia.
Localização dos alicerces do futuro Salão Comunitário Polivalente

A obra foi ideada há já alguns anos pela equipa sacerdotal anterior, pelos Padres Luis Macuinja e Miguel Oliveira, hoje a trabalhar respectivamente na Paróquia de Invinha e na Paróquia da Catedral.
Em financiada pela Pontifícia Obra Missionária da Santa Infância.

Esta obra vai decorrer contempotaneamente à construção da nova Igreja Paroquial, que se encontra a metade de caminho, estando já as paredes à altura das janelas. Com a partilha de bens espirituais e materias da Arquidiocese de Colónia (Alemanha) e das Pontifíciasd Obras Missionárias e com a colaboração da Comunidade local vai-se concretizando  este projecto que nasceu há já vários anos. Finalmente, depois da 1ª fase de dos aterros que foram feitos devido ao grande desnível do terreno, a abettural dos alicerces e colocação de muitas carradas de pedra, todos podem contempla, de dia para a dia, os avanços da obra, as paredes que começam a surgir do chão, os pilares, o lugar das janelas e portas... O sonho começa a ser uma realidade
Pormenor das obras da nova igreja paroquial

A comunidade local esta colaborando para ambas as obras com o arranjo e transporte de diverso material, areia e pedra.

 O Pe José Vasco com alguns  membros da Comissão da Economia da Paróquia

Com estas construções a Paróquia de N. S. de Fátima, em conjunto com a Paróquia N. S. Rainha do Mundo e dentro da programação diocesana, iniciou uma nova etapa de renovação que, além destas estruturas materiais, visa as actividades pastorais, a  vida espiritual e o início do processo de criação de mais duas novas paróquias. Tudo está a acontecer no Ano Pastoral da Comunhão Diocesana e Ano da Eucaristia, sacramento e fundamento da unidade da família cristã.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Paróquia de S- José. Lioma

A construção da nova igreja paroquial vista por dentro.

No dia 3 de Junho de 2012, Solenidade da Santíssima Trindade, D. Francisco Lerma acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, visitou a Paróquia de S. José de Lioma e presidiu à Eucaristia com a participação da comunidade local.
O Pe. Pedro e o Pe. Junqueiro recebendo um cálice do Pe. António Riquelme, sacerdote diocesano de Múrcia (Espanha), na sua recente visita à Diocese de Gurúè.
A construção da nova igreja vista desde fora

A Paróquia está sob os cuidados do, clero diocesano, sendo seu Pároco o Pe. Pedro João Carlos Nipalamasso, e o Vigário Paroquial o e. Tomás Junqueiro.

A congregação das Irmãs Franciscanas de N. S. das Vitórias trabalham na comunidade de Ruace, onde têm um orfanato com 35 crianças órfãs entre os O e 15 anos de idade. Uma das irmãs trabalha no centro de Saúde da Sede do Posto Administrativo.

A extensão e o número de habitantes  da Paróquia correspondem ao território e ao número de habitantes do Posto Administrativo de Lioma.
A Sede do Posto Administrativo de Lioma

Os católicos são 9.400 e os catecúmenos 740.
A Paróquia está formada por 85 comunidades, 19 centros de catequese e 5 núcleos.
Os animadores da catequese nas várias etapas do catecumenado e grupos de preparação para os Sacramentos são 226. Os coordenadores das Zonas Pastorais 10 e conselheiros dos Centros são 5.

Segundo as informações enviadas ao Secretariado Diocesano de Pastoral, durante no ano de 2011 houve  1495 baptismos e 138 casamentos.