sexta-feira, 22 de agosto de 2014

ENCERRAMENTO DA IV ASSEMBLEIA DIOCESANA DA JUVENTUDE


Os participantes à IV Assembleia Diocesana da Juventude
ENCERRAMENTO DA IV ASSEMBLEIA DIOCESANA DA JUVENTUDE.

Sob o lema “A Juventude hoje e os valores absolutos”, realizou-se de 19 a 22 de Agosto de 2014, na Casa Diocesana de Gurúè, a IV ASSEMBLEIA DIOCESANA DA JUVENTUDE.

Os temas de estudo foram  os seguintes :

Um momento de descanso: partilha de experiências
Dia 20.08.14: “A Fé e a Educação da Fé”, orientado pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano de Pastoral.

Dia 21.08.14: “A Afectividade”, apresentado pelo Pe. Palio Nicau, Vigário Paroquial da Paróquia da Catedral.

Dia 22.8.14: “Visão geral duma Pastoral da juventude”, orientado pelo Diácono Santos Victor.

Na sessão de encerramento, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, apresentou uma reflexão sobre os temas da recente Jornada Asiática da Juventude.

A chegada de D. Francisco à sessão de encerramento
Participaram 77 jovens, delegados das Paróquias e Capelanias de toda a Diocese, mais sete Padres e duas Irmãs.

A Assembleia foi encerrada por D. Francisco e concelebrada pelos Padres participantes.

A entrega a Bíblia e a mensagem do Papa Francisco
No fim da celebração D. Francisco entregou a cada participante a Sagrada Escritura e o texto da Homilia do Papa Francisco na Missa de Encerramento da Assembleia Asiática da Juventude.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014


VISITA PASTORAL  Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA. ALTO MOLÓCUÈ. - Continuação 4-

21.08.2014. Hoje a concentração dos fiéis foi na comunidade de S. Marcelino, dos  Irmãos Maristas, situada na sede da localidade de NIVAVA. Esta comunidade forma parte da Zona Pastoral de Nivava e do Centro Pastoral de Malua-Sede. .

Reuniram 15 comunidades das Zonas Pastorais de MAHULINI, INTAMA E NIVAVA, que, junto às Zonas de NATXOVE E NAMIKOPO, visitadas no dia 18.08, formam o Centro Pastoral de MALUA-SEDE, num total de 27 comunidades.

Nesta á era pastoral se encontra o Mosteiro da Associação dos Monges da Pequena Família da Ressurreição do Monte Rurupi e a Comunidade religiosa dos Irmaõs Maristas que dirigem uma Escola Secundária.

Pe. Andréa Fantini, do Mosteiro da Pequna Família da Ressurreição
ZONA PASTORAL DE MAHULINI. Comunidades:  S. Pedro de Mahulini com o Núcleo de Kuape; S. Pedro de Nevelela; S. Paulo de Mualamuhara; Mihekane;  e Epata.

Cantai e louvai o Senhor com cânticos e danças ao som do tamboril
ZONA PASTORAL DE INTAMA. Comunidades:S. Tiago de Intama; S. Gabriel de Ekutxo; Nimala e o Núcleo de Wepa; e Napiri.

A Irmã Elisabet Abrão, mercedárioa missionária, falando sobre as vocações
ZONA PASTORAL DE NIVAVA. Comunidades: Imaculada Conceição de Nivava; S. Carlos Lwanga de Mukirima; São Marcelino, dos Irmãos Maristas; N. S. do Rosério de Inlukutxi; Exaltação da Santa Cruz de Muereria; Santa Isabel de  Navenkone; e o Nucleo de Nassima.

D. Francisco falou sobre os  problemas da juventude
Os crismados foram 120.

D. Francisco, Irmã Elisabet, a Prf. Amélia e o Irmão. Pedro Tampoi
As Igreja evangélicas presentes nestas Zonas Pastorais são: União Baptista; Assembleia de Deus;  Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja do Nazareno; e Igreja dos 12 Apóstolos.

IV ASSEMBLEIA DIOCESANA DA JUVENTUDE



No 19.08.2014, na Casa Diocesana do Gurúè, deu inicio a abertura da IV Assembleia Diocesana da Juventude que conta com  73 participantes.
A abertura foi feita com uma celebração da Santa Eucarística celebrada por Pe Daniel Raul, pároco da Paróquia da Catedral.

No 20.08.2014, depois da oração da manha, seguido do pequeno almoço, foi feito  o “ musselo”  (=Noviddes), apresentação dos participantes e apresentação do tema e do programa.

Depois de uma pequena pausa, seguiu a abordagem do primeiro tema: “A fé : educação na fé”

. A missa foi as 18h seguido do jantar.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAIHA DO MUNDO. MALUA -3-



A Capela de S. Sebastião de Nakuku
VISITA PASTORAL  Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA. ALTO MOLÓCUÈ. (3)

O Pe. Luís Muhilonge, Pároco, com os Conselheiros do Centro Pastoral
20.08.2014. Hoje a concentração dos fiéis foi na comunidade de NAKUKU,  situada na Estrada Nacional N.1, Alto Molócuè – Nampevo a 25 kms da cidade de Alto Molócuè. Administrativamente pertence à Localidade de CHAPALA; pastoralmente forma parte do Centro de CHAPALA e da Zona  Pastoral de Nakuku.

Reuniram 24  comunidades das Zonas Pastorais de NAKUKU, RETXUA, MURRAELO E MUAKURRARE, que, junto às Zonas de  CHAPALA, OPOALO, AKUATXERO E NAHORA, visitadas ontem, formam o Centro Pastoral de CHAPALA, num total de 48 comunidades.

O coro juvenil e a comunidade
ZONA PASTORAL DE NAKUKU. Comunidades:  S. Sebastião de Nakuku; Santíssima Trindade de Nakuku; S. Francisco de Namarratxa; S. Gabriel de Namtubi; e S. Mguel de Malama..

ZONA PASTORAL DE RETXUA. Comunidades:  N. S. Rainha ds Apóstolos de Retxua; S. Pedro de Muhukuri; S. Mateus de Nyakela;; Napiko; S. Rafael de Karanja.

O Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, dirigindo-se aos presentes
ZONA PASTORAL DE MURRALELO. Comunidades: n. S. DO Rosério de Murralelo; Cristo Rei de Sena;  S. Pedro de Ririka; Nakarene; e Santa Isabel de Natxaka.

ZONA PASTORAL DE MUAKURRARE. Comunidades:   S. Atanásio de Muakurrarei;  S. Paulo de Chiluni;  Santa Maria Madalena de Nassiriri;  S. Tiago de Namakotxo; S.Carlos Lwanga de Nahopa;  S. Mateus de Malaiaka; S. Paulo de Puri; Santa Teresa de Mutuassi;  e  Murupa.

D. Francisco escutando o grupo juvenil, no fim da celebração
Os crismados foram 94

As Igreja evangélicas presentes nestas Zonas Pastorais são: União Baptista; Assembleia de Deus;  Igreja de Cristo em Moçambique;  Igreja Evangélica de Cristo; Testemunhas de Jeová; Igreja do Nazareno; e Igreja Missão Baptista.

Ao som de cânticos e batuques louvai o Senhor
Existe também uma Mesquita.

Entre os problemas apontados no  Relatório das Zonas salientamos os Casamentos Prematuros e a não escolarização de um grande numero de jovens, especialmente de meninas.

 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA -2-


VISITA PASTORAL  Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA. ALTO MOLÓCUE. (2)

19.08.2014. Hoje a concentração dos fiéis foi na comunidade de OPOALO, localidade situada na Estrada Nacional N.1, Alto Molócuè – Nampevo a 36 kms da cidade de Alto Molócuè-

Reuniram 24  comunidades das Zonas Pastorais de CHAPALA, OPOALO, AKWATXERO E NAHORO que formam o Centro Pastoral de CHAPALA.


ZONA PASTORAL DE CHAPALA. comunidades:  s. João Maria Vianey de Chapala; S. Maria Madalena de Chipane; N. S. do Rosário de Munela; S. José de Iakabi; S. Catarina de Namikupi; e S. Tiago de Ereko.

ZONA PASTORAL DE OPOALO. Comunidades:  S. João Baptista de Opoalo; S. José de Phalave; S. S. da Conceição de Hamissi; Warupwa; S. Miguel de Manori; e o Centro de Catequese (Núcleo) de Namarrepo, da comunidade de Opoalo.

ZONA PASTORAL DE AKWATXERO. Comunidades: S. Miguel de Akwatxero;  S. Maria Mãe de Deus de Kómue;  S.  Carlos Lwanga de Namikonya; Santa Maria de Kaná; e S. Francisco Xavier de Mavoko.

ZONA PASTORAL DE NAHORRO. Comunidades: N.  S. de Fátima de Nitxupani; N. S. das Dores de Nahorro;  Santa Joana de Kaká;  S. Carlos Lwanga de Namitxi; S. Mateus de Nihereni; N. S. Rainha da Paz de Natxepo; S. António de Nakulue; e S. Pedro Claver de Nanlelani.

Os crismados foram 97.

As Igreja evangélicas presentes nestas Zonas Pastorais são: União Baptista; Assembleia de Deus; Nova Apostólica; Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja Comunhão da Colheita; Igreja Evangélica de Cristo.

 

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

VISITA PASTORAL. N. S. RAINHA DO MUNDO DE MALUA (1)


a Igreja/Santuário de :N. S. Rainha do Mundo - Malua -  autêntico monumento artístico e histórico
VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA (ALTO MOLÓCUÈ).

De 18 a 24 de Agosto de este ano de 2014, na Paróquia  N. S. Rainha do Mundo. Malua, Distrito de(Alto Molócuè) a Visita Pastoral de D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Vigário Geral da Diocese, o Pe. Francisco Cunlela.

A Paróquia foi criada em 01.08.1940. Desde a sua fundação  esteve sob os cuidados pastorais do Clero Secular de Portugal. Em 1947 chegaram os Padres Diocesanos. Actualmente está sob o cuidado pastoral do Clero Diocesano de Gurúè.

Na área da Paróquia estão presentes os Irmãos Marista, que dirigem a Escola Maristas, na localidade de Nivava; e a Associação Religiosa de vida monástica “Pequena Família da Ressurreição”,  no monte Rurupi.

18.08.2014.

A Visita começou  na sede da Paróquia, na localidade de MALUA.

D. Francisco dirigindo-se à assembleia na sua habitual catequese antes da celebração
 D. Francisco foi recebido às portas da Igreja Paroquial pelo Pároco, o Pe. Luís Muhilonge, do clero diocesano, pelos membros do Conselho Permanente Pastoral  Paroquial, os Conselheiros do Centro Pastoral da  NATXOVE E NAMIKOPO, membros dos movimentos eclesiais Legião de Maria, Sagrado Coração de Jesus e Ordem Secular Franciscana Egídio e por uma numerosos fiéis que quiseram  dar as boas-vindas e receber  o seu pastor.

 Reuniram as 12 comunidades das Zona Pastoral indicadas:

Os acólitos
ZONA PASTORAL DE NATXOVE.  Comunidades:  N. S. Rainha do Mundo de Malua; S. João de Deus da Gafaria; S. Bonifácio de Natxove; S. Paulo de Namireka; S. Bartolomeu de Iuwali; S. Isabel de Namikai; e Mirole.

ZONA PASTORAL DE NAMIKOPO.  Comunidades: S. Pedro Claver de Namikopo; S. Miguel Naiale;  S. Pedro de Mulachassi; S. José de Namihuve; e Rurupi.

Receberam o Sacramento da Confirmação 99 cristãos.

Um jovem do grupo dos que foram crismados
Nesta Zona Pastoral existem as seguintes Igrejas Evangélicas: Igreja Evangélica de Cristo; União Baptista Universal; Igreja dos Velhos Apóstolos; Assembleia de Deus; Igreja do Nazareno; e Igreja Adventista do 7º Dia.

 

JUVENTUDE DA ÁSIA, LEVANTA-TE! - "Juventude de Gurúè, Levanta-te!"



SANTA MISSA NA CONCLUSÃO DA VI JORNADA DA JUVENTUDE ASIÁTICA

HOMILIA DO SANTO PADRE

Castello de Haemi
Domingo, 17 de Agosto de 2014

 

Queridos jovens amigos!

«A glória dos mártires resplandece sobre vós»: estas palavras, que fazem parte do tema da VI Jornada Asiática da Juventude, são de consolação para todos nós e dão-nos força. Jovens da Ásia, vós sois herdeiros dum grande testemunho, duma preciosa confissão de fé em Cristo. Ele é a luz do mundo, é a luz da nossa vida! Os mártires da Coreia, e tantos outros em toda a Ásia, entregaram seus corpos aos perseguidores; mas, a nós, entregaram um testemunho perene de que a luz da verdade de Cristo afugenta todas as trevas e o amor de Cristo triunfa glorioso. Com a certeza da sua vitória sobre a morte e da nossa participação nela, podemos enfrentar o desafio de ser seus discípulos hoje, nas nossas situações de vida e no nosso tempo.

As palavras, sobre as quais acabamos de reflectir, são uma consolação. A outra parte do tema desta Jornada – «Juventude da Ásia, levanta-te!» – fala-vos de um dever, de uma responsabilidade. Consideremos brevemente cada uma destas palavras. Antes de mais nada, a expressão «da Ásia». Reunistes-vos aqui, na Coreia, vindos de toda a parte da Ásia. Cada um de vós possui um lugar e um contexto próprios, onde sois chamados a espelhar o amor de Deus. O Continente Asiático, permeado de ricas tradições filosóficas e religiosas, continua a ser uma grande delimitação que espera o vosso testemunho de Cristo, «caminho, verdade e vida» (Jo 14, 6). Como jovens que não apenas vivem na Ásia, mas são filhos e filhas deste grande Continente, tendes o direito e o dever de tomar parte plena na vida das vossas sociedades. Não tenhais medo de levar a sabedoria da fé a todos os campos da vida social!

Além disso, como jovens asiáticos, vedes e amais, a partir de dentro tudo o que é belo, nobre e verdadeiro nas vossas culturas e tradições. Ao mesmo tempo, como cristãos, sabeis também que o Evangelho tem a força de purificar, elevar e aperfeiçoar este património. Através da presença do Espírito Santo, que vos foi dado no Baptismo e selado na Crisma, podeis, em união com os vossos pastores, apreciar os inúmeros valores positivos das diferentes culturas da Ásia. Além disso, sois capazes de discernir aquilo que é incompatível com a vossa fé católica, o que é contrário à vida da graça enxertada em vós com o Baptismo, e os aspectos da cultura contemporânea que são pecaminosos, corruptos e levam à morte.

Voltando ao tema desta Jornada, detenhamo-nos agora sobre a palavra: «Juventude». Vós e os vossos amigos estais cheios do optimismo, de energia e de boa vontade, característicos desta estação da vossa vida. Deixai que Cristo transforme o vosso natural optimismo em esperança cristã, a vossa energia em virtude moral, a vossa boa vontade em amor genuíno que sabe sacrificar-se! Este é o caminho que sois chamados a empreender. Este é o caminho para vencer tudo o que ameaça a esperança, a virtude e o amor na vossa vidas e na vossa cultura. Assim a vossa juventude será um presente para Jesus e para o mundo.

Como jovens cristãos – quer sejais trabalhadores ou estudantes, quer tenhais já iniciado uma profissão ou respondido à chamada para o matrimónio, a vida religiosa ou o sacerdócio –, não constituís parte apenas do futuro da Igreja: sois uma parte necessária e amada também do presente da Igreja! Vós sois o presente da Igreja! Permanecei unidos uns aos outros, aproximai-vos cada vez mais de Deus, e, juntamente com os vossos Bispos e sacerdotes, gastai estes anos na edificação duma Igreja mais santa, mais missionária e humilde – uma Igreja mais santa, mais missionária e humilde –, uma Igreja que ama e adora a Deus, procurando servir os pobres, os abandonados, os doentes e os marginalizados.

Muitas vezes, na vossa vida cristã, sereis tentados – como os discípulos no Evangelho de hoje – a afastar o estrangeiro, o necessitado, o pobre e quem tem o coração despedaçado. E no entanto são sobretudo pessoas como estas que repetem o grito da mulher do Evangelho: «Senhor, ajuda-me!» A invocação da mulher cananeia é o grito de toda a pessoa que está à procura de amor, aceitação e amizade com Cristo. É o gemido de tantas pessoas nas nossas cidades anónimas, a súplica de muitos dos vossos contemporâneos, e a oração de todos os mártires que ainda hoje sofrem perseguição e morte pelo nome de Jesus: «Senhor, ajuda-me!» Muitas vezes, é um grito que brota dos nossos próprios corações: «Senhor, ajuda-me!» Dêmos resposta a esta invocação, não como aqueles que afastam as pessoas que pedem, como se a atitude de servir os necessitados se contrapusesse a estar mais perto do Senhor. Não! Devemos ser como Cristo, que responde a cada pedido de ajuda com amor, misericórdia e compaixão.

Finalmente, a terceira parte do tema desta Jornada: «Levanta-te!» Esta expressão fala duma responsabilidade que o Senhor vos confia. É o dever de estarmos vigilantes, para não deixar que as pressões, as tentações e os pecados – os nossos ou os dos outros – entorpeçam a nossa sensibilidade à beleza da santidade, à alegria do Evangelho. O Salmo Responsorial de hoje convida-nos repetidamente a «estar alegres e cantar com alegria. Ninguém que esteja a dormir pode cantar, dançar, alegrar-se. Nada de bom espero, quando vejo juventude que dorme… Não! «Levanta-te!» Caminha! Caminha! Caminha para diante! Queridos jovens, «o Senhor nosso Deus nos abençoou» (Sal 67, 8); d’Ele, «alcançamos misericórdia» (cf. Rom 11, 30). Com a certeza do amor de Deus, ide pelo mundo, fazendo com que, «em consequência da misericórdia usada convosco» (Rom 11, 31), os vossos amigos, os colegas de trabalho, os concidadãos e todas as pessoas deste grande Continente «alcancem finalmente misericórdia» (cf. Rom 11, 31). É justamente por esta misericórdia que somos salvos.

Queridos jovens da Ásia, faço votos de que, unidos a Cristo e à Igreja, possais seguir por esta estrada que certamente vos encherá de alegria. E agora que estamos para nos aproximar da mesa da Eucaristia, dirijamo-nos a Maria nossa Mãe, que deu ao mundo Jesus: Sim, ó Maria nossa Mãe, desejamos receber Jesus! No vosso carinho maternal, ajudai-nos a levá-Lo aos outros, a servi-Lo fielmente e a honrá-Lo em todo tempo e lugar, neste país e na Ásia inteira. Ámen.

Juventude da Ásia, levanta-te!

 



domingo, 17 de agosto de 2014

ENCERRAMENTO DA VISITA PASTORAL A PARÓQUIA N. S. DE FÁTIMA. MOLÓCUÈ



A Igreja Paroquial de N. S. de Fátima do Alto Molócuè
VISITA  PASTORAL  Á  PARÓQUIA N. S. DE FATIMA.  ALTO  MOLÓCUÈ (Continuação 6). ENCERRAMENTO

17.08.2014. Encerramento da Visita Pastoral.

A concentração dos cristãos e catecúmenos foi na comunidade da sede da Paroquia, na sede distrital do Alto Molócuè que é, ao mesmo tempo, Centro Pastoral com duas Zonas Pastorais e 12 comunidades..

 

A chegada de D. Francisco à Paróquia
ZONA PASTORAL DA SEDE.

Comunidades: N. S. de Fátima da sede; Cristo Rei de Mukaka; S. Maria Madalena de Mulichassi; S. Carlos Lwanga de da Paragem; S. Francisco de Assis de Murrapue; S. João Baptista e Tepeleni; e S. José Operário de Katapa.

ZONA PASTORAL DE MUALANPISSA.

Os jovens o futura já presente
Comunidades: Mulanpissa; S. Paulo de Ihapiha; Mutina; S. Pedro de Insululu; e Namarepo.

Depois da apresentação dos responsáveis pelos vários ministérios e demais animadores das Zonas Pastorais e das Comunidades, seguiu-se a parte dedicada à Catequese. Orientaram a catequese o Pe. Francisco Cunlela e D. Francisco.

Os crismados foram  133.

As Igrejas evangélicas nesta área são: União Baptista; Igreja de Cristo; Assembleia de Deus; Igreja Centro de Esperança de Cristo em Moçambique.

D. Francisco reunido com os membros do Conselho Pastoral Paroquial
Na parte da tarde o Bispo reuniu com o Conselho Pastoral que apresentou o Relatório sobre a vida da Paróquia dos dois últimos anos: 1. Situação geográfica da Paróquia; 2. Organização da Paróquia; 3. Núcleos ou Centros de Catequese; 4.Movimentos eclesiais (Legião de Maria; Santa Mónica; Ordem Franciscana Secular; Carismáticos; e Santo Egídio). 5.Parimónio da Paróquia; 6. Economia; 7.Construções (Igreja paroquial, Salão polivalente e Centro Pastoral de Ilyaneque); 8. Dificuldades; 9. Agradecimentos.