sábado, 20 de julho de 2013

ENCONTRO INTERDIOCESANO DE JUNIORAS

As Irmãs Junioras das Diocese de Queliamne e Gurúè participantes no Encontro de Formação
Na Casa Diocesana de Gurúè, de 18 a 20 de Julho de 2013, decorreu o Encontro semestral de Formação de Junioras das Dioceses de Quelimane e Gurúè.

Participaram Irmãs Junioras das seguintes  Congregações religiosas presentes em ambas as Diocese referidas: Religiosas do Amor de Deus, Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Dominicanas do Rosário, Franciscanas Capuchinhas, Filhas de N. S. da Visitação e Agostinianas de N. S da Anunciação.

As  reflexões foram orientadas por D. Francisco Lerma Martínez, Bispo de Gurúè e pelo Pe. Marcos Paulo Lázaro, SCJ, director  da Escola Básica Industrial de Gurúè.

domingo, 14 de julho de 2013

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE NAUELA


Boas Vindas ao Bispo


VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DO  SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE NAUELA
De 8 a 14 de Julho de 2013, o Bispo de Gurúè,  D. Francisco Lerma, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, realizou a Visita Pastoral à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Nauela (Alto Molócue).
Esta Paróquia, desde a sua fundação em 01.09.1947, está sob os cuidados pastorais dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). O Pároco é o Pe. Augusto João Nicolau e Vigário Paroquial o Pe. Renato Comastri. Colaboram nas actividades pastorais o Pe. Azevedo Saraiva, Mestre do Noviciado Dehoniano de Milevane, e o Pe, Basílio António Uahica, ecónomo da mesma comunidade.
Desde 1951 as Irmãs do Amor de Deus estão presentes na Paróquia. Actualmente  as irmãs dirigem a Escola Família Agrária com 250 alunos e dois internatos, feminino com 70 alunas e masculino com 126 alunos.
Eis o calendário das visitas realizadas:
08.07.2013: Concentração em Etapure. Zona de Etapure com as comunidades de Etapure, Ntapara, Nahetxe, Yla, Mpama, Namatas e Namakole; e Z ona de Kololo com as comunidades de  Kololo, Mulela, Murerele, Mila e Mwaleia. Foram crismados 106 cristãos.
A assembleia na Igreja Paroquial no dia do Encerramento da Visita Pastoral

09.07.2013: Concentração em Rugula. Zona de Rugula com as comunidades de Maola, Misakwani, Mamale, Mitxaiane-Regula, Muriosi e Niharipa. Os crismados foram 106.
10.07.2013: Concentração em Inago. Zona de  Inago com as comunidades de Inago, Mohiwa, Mwitiwa, Namiopo, Marosso e Mwelassi; Zona de Karmano com as comunidades de Karmano, Pakone, Mihawa, Muli, Mirregoni; Zona de Mukesiwa com as comunidades de Mukesiwa, Masiani, Matakani,  Murareia, Marressani e Mpitossa; e Zona de Nahavara, com as comunidades de Nahavara, Kavala, Nvule, Nakuka, Riane, Neuela, Natxaka e Namikonia. As confirmações foram 87.
Encontro do Vigário Geral -Pe. Cunlela- com os jovens

11.07.2013: Concentração em Konani. Zona de Konani com as comunidades de Konani, Mwalamuritxa, Mwekati, Misula e Kwarame; Zona de Mwakomuhano com as comunidades de Ekole, Kutxikutxi, Mwakomuhano, Naretxi, Natxere, Mutxi e Namipawa; e Zona de Kone com as comunidades de Kone, Likonya, Lopes, Makivini, Mitithini, Nihape. As confirmações foram 95.
12.07.2013: Concentração em Mugema. Onas de Mugema com as comunidades de Mugema, Namirotxo, Chilini, Massini e Namathia; Zona de Mole com as comunidades de Mole, Kaperula, Namikukuni, Naphutxa, Mapilini, Nikotxeni e Muchiliwa; e Zona de Niwasi com as comunidades de Niwasi, Mun lela, Nathulo, Muriria, Napala, Namithete e Namilepe. Foram crismados 148 candidatos.
Na parte da tarde D. Francisco Lerma visitou a comunidade das Religiosas do Amor de Deus, formada pelas seguintes Irmãs:  Ir. Rocío Calabor, Ir. Teresa Uber, Ir Emília, Ir. Lina Manuel, Ir. Marlina e Ir. Janita.
Os membros do Conselho Pastoral Paroquial de Nauela

13.07.2013. Dom Francisco reuniu com o Conselho Pastoral com a participação de 26 Coordenadores dos 6 Centros Pastorais e das 18 Zonas Pastorais em representação das 110 comunidades que integram a Paróquia. Foi lido o Relatório das actividades pastorais correspondente aos dois últimos anos 2012 - 2013. Em diálogo aberto foram apresentados diversos problemas sobre a vida s comunidades, agentes da pastoral, estruturas, formação, catequese, situações familiares (divórcios, separações, uniões matrimonias irregulares), a problemática juvenil (droga, casamentos prematuros, gravidezes precoces, desistência escolar), renovação e formação dos que exercem os vários ministérios, a falta de padres e irmãs residentes permanentes na sede paroquial, contribuição diocesana (“partilha diocesana de bens”), reabilitação dos edifícios da sede da Paróquia e o projecto do abastecimento de água.
Também foi apresentado do Bispo um Relatório especial preparado pelo Animador paroquial dos Jovens.
No fim  da tarde o Bispo reuniu com os Noviços e o Mestre do Noviciado dos Dehonianos.
Já à tardinha foi a vez do encontro do Bispo com a comunidade sacerdotal.
 
O Pe. Augusto J. Nicolau, Pároco (2º à Izq.) e o Bispo D. Francisco.
14.07.2013. Concentração na sede Paroquial, Nauela. Zona de Nauela com as comunidades de Nauela, Kambu, Maukope, Yara e Marelene; Zona de Herculano com as comunidades de Herculano, Nikuso, Milevane e Caracol; Zona de Malapa com as comunidades de Malapa, Njokolomo,  Eyope, Julião e Nathari; e Zona de Makutxini com as comunidades de Makutxini, Vihiwa, Yapa, Eleve e Mamiyepe.  Nesta celebração foram crismados 152 candidatos.