sexta-feira, 4 de maio de 2012

Morte violenta do Pe. Valentim Camale, Vigário da Paróquia de Liqueleva , Matola)

 
O Pe. Valentim Eduardo Camale 

Nas primeiras horas da noite do dia 3 de Maio, quatro mal-viventes assaltaram a  Casa Paroquial de Liqueleva (Matola), golpeando com um objecto contundente na cabeça do Pe. Valentim que caiu inconsciente no chão. Depois da fuga dos ladrões, o Pe. Fábio Malessa, que na altura do assalto se encontrava celebrando a Eucaristia na vizinha Paróquia da Liberdade, transportou o Pe. Valentim, já em estado de coma até ao Hospital Central de Maputo, onde ingressou já cadáver.

O Padre Valentim Eduardo Camale, nasceu em   Intiquita, Distrito de Montepuez (Cabo Delgado), aos 29.11.1963, filho de Duarte Niqueia e de Jacinta Gicarange. Fez os Estudos Filosóficos no Seminário Interdiocesano da Matola, e os Estudos Teológicos na R.D. do Congo. Fez o Noviciado no Noviciado dos Missionários da Consolata em Laulane. Foi ordenado sacerdote em 27-02-2002.
Trabalho como missionário na R. D. do Congo, na Costa de marfim, em Portugal e últimamente em Moçambique, paróquia de Santa Teresinha de Liqueleva (Matola), onde faleceu, vítima do assalto à Paróquia, onde residia. 
Paz à sua alma