segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pe. Maganisto, Vigário paroquial de Molumbo


Montanha de Molumbo, ao fundo a sede da Paróquia
A estrada nas proximidades de Molumbo
A entrada à sede da Paróquia de Santa Cruz de Molumbo
Igreja paroquial de Santa Cruz de Molumbo
Ordenação do Pe. Maganisto, em Mulevala,  no 12.06.2011

Dom Francisco é acolhido pelos os jovens de Molumbo
No Domingo 24 de Julho de 2011, durante a celebração da Eucaristia, o Bispo da  Diocese, Dom Francisco Lerma, apresentou o Pe. Maganisto Lenço Iotomeiua, do clero dioesano, como novo Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Cruz de Molumbo.

Participaram na Celebração, além de numerosos fiéis da comunidade da sede da Paróquia, a Ir. Lúcia Erumaca, Madre Geral das Irmãs da Imaculada Conceição de Lichinga, e as Irmãs Rebeca de Cuamba, e Florência de Mecanhelas, da mesma Congregação. De Gurúè participaram as Irmãs Graça e Inês e uma postulante do Instituto das Missionárias Capuchinhas.

O Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, logo a seguir a proclamação do Evangelho, leu a Provisão de nomeação do novo Vigário Paroquial de Molumbo, que foi acolhida com grande entusiasmo e com um caloroso aplauso. No fim da celebração, os fiéis saudaram o seu novo Vigário paroquial com o simbólico "beija-mão" dedicado aos recém ordenados sacerdotes, como é tradicional da Igreja. Este gesto, como explicou o Bispo, lembra que as mãos do sacerdote  foram ungidas com o Santo Crisma para consagrar a Eucaristia, implorar o Espírito Santo, perdoar os pecados, abençoar o povo de Deus e distribuir as graças de Deus e o pão aos mais necessitados.

O Pe. Maganisto nasceu aos 5 de Novembro de 1975, em Correia - Socone. Distrito de Ile; filho de Lenço Iotomeiua e Etelvina Etxaco; foi baptizado na Paróquia de N. S. de Fátima de Ile, a 2 de Abril
 de 1974. Depois de ter frequentado a Escola Primária em Muliquela e a Secundária em Gurúè, frequentou o Curso Propedêutico no Seminário Interdiocesano de Quelimane; a Filosofia no Seminário Interdiocesano de Santo Agostinho da Matola; e a Teologia no Seminário Interdiocesano de S. Pio X de Maputo.

Fez o estágio pastoral durante o ano de 2010 na Paróquia de N. S. Rainha do Mundo e no Centro Juvenil dos Dehonianos do Alto Molócue. Foi ordenado diácono na Catedral de Gurúe em 12 de Dezembro de 2010. E  no dia 12 de Junho de 2011, na Paróquia de N. S. de Lurdes de Mulevala, foi ordenado presbítero por D. Francisco Lerma junto aos Padres Goçalves e Eustáquio.
Desejamos todas as graças do Espírito para desempenhar adequadamente este primeiro ministério que a Igreja lhe encomenda, pois o Pe. Maganisto é sacerdote de apenas 42 dias.
 Ele substitui no mesmo trabalho apostólico o Pe. Manuel Nassuruma, que foi encarregado de acompanhar o Projecto da Rádio Diocesana do Gurúè.