sábado, 1 de julho de 2017

REFLEXÃO PARA 13º Domingo do Tempo Comum – Ano A. 02.07.2017.


13º Domingo do Tempo Comum – Ano A.
Nas leituras deste 13º Domingo do Tempo Comum, cruzam-se vários temas. No geral, os três textos que nos são propostos apresentam uma reflexão sobre alguns aspectos do discipulado. Fundamentalmente, diz-se quem é o discípulo (é todo aquele que, pelo baptismo, se identifica com Jesus, faz de Jesus a sua referência e O segue) e define-se a missão do discípulo (tornar presente na história e no tempo o projecto de salvação que Deus tem para os homens).
Na primeira leitura – 2 Re 4,8-11.14-16a , mostra-se como todos podem colaborar na realização do projecto salvador de Deus. De uma forma directa (Eliseu) ou de uma forma indirecta (a mulher sunamita), todos têm um papel a desempenhar para que Deus se torne presente no mundo e interpele os homens.
O projecto de salvação que Deus tem para os homens e para o mundo envolve toda a gente e é uma responsabilidade que a todos compromete. Uns são chamados a estar mais na “linha da frente” e a desenvolver uma acção mais exclusiva e mais exposta; outros são chamados a desenvolver uma acção menos exclusiva e mais discreta, mas nem por isso menos importante.. Estou consciente disso? Empenho-me verdadeiramente em descobrir o papel que Deus me confia no seu projecto e em cumpri-lo com generosidade?
 Há pessoas que são chamadas por Deus a deixar a terra, a família, os pontos de referência culturais e sociais, a fim de dedicar a sua vida ao anúncio da Palavra. Não são super-homens ou super-mulheres, mas são homens e mulheres como quaisquer outros, com as mesmas necessidades de afecto, de apoio, de solidariedade, de compreensão. É nossa responsabilidade ajudá-los, não apenas com meios materiais, mas também com compreensão, com solidariedade, com amor.

A segunda leitura (Rom 6,3-4. 8-11), recorda que o cristão é alguém que, pelo Baptismo, se identificou com Jesus. A partir daí, o cristão deve seguir Jesus no caminho do amor e do dom da vida e renunciar definitivamente ao pecado.
O cristão é aquele que se identifica com Cristo. Enxertado em Cristo pelo Baptismo, o cristão faz de Cristo a sua referência e segue-O incondicionalmente, renunciando ao pecado e escolhendo o amor e o dom da vida.
Qual é o modelo e a referência fundamental à volta da qual a minha vida se ordena e se constrói?
O que é que implica a nossa adesão a Cristo? Paulo responde: significa morrer para o pecado e viver para Deus. O que é que significa “pecar”? Significa fechar-se no próprio egoísmo e recusar Deus e os outros. “Pecar” é recusar a comunhão com Deus e ignorar conscientemente as suas propostas; é recusar fazer da vida um dom, um serviço, uma partilha de amor com os irmãos…
Os homens do nosso tempo acham que falar de “pecado” não faz sentido e que o discurso sobre o pecado é um discurso antiquado, repressivo, alienante. No entanto, o “pecado” existe: é o egoísmo que gera injustiça e exploração; é o orgulho que gera conflito e divisão; é a vingança que gera violência e morte. O que se pede ao discípulo de Jesus é que renuncie a esta realidade e oriente a sua vida de acordo com outros critérios – os critérios e os valores de Jesus.
O Evangelho (Mt 10,37-42),  é uma catequese sobre o discipulado, com vários passos. Num primeiro passo, define o caminho do discípulo:
- o discípulo tem de ser capaz de fazer de Jesus a sua opção fundamental e seguir o seu mestre no caminho do amor e da entrega da vida.
- Num segundo passo, sugere que toda a comunidade é chamada a dar testemunho da Boa Nova de Jesus.
- No terceiro passo, promete uma recompensa àqueles que acolherem, com generosidade e amor, os missionários do “Reino”.
 Jesus veio ao nosso encontro com uma proposta de salvação e de vida plena; no entanto, essa proposta implica uma adesão séria, exigente, radical, sem “paninhos quentes” ou “meias tintas”.
O caminho que Jesus propõe é um caminho de “discípulos”: implica uma adesão incondicional ao “Reino”, à sua dinâmica, à sua lógica; e isso não é para todos, mas apenas para os discípulos que fazem, séria e conscientemente, essa opção.
Como é que eu me situo face a isto? O projecto de Jesus é, para mim, uma opção radical, que eu abracei com convicção?
 Dentro do quadro de exigências que Jesus apresenta aos discípulos, sobressai a exigência de preferir Jesus à própria família. Isso não significa, evidentemente, que devamos rejeitar os laços que nos unem àqueles que amamos… No entanto, significa que os laços afectivos, por mais sagrados que sejam, não devem afastar-nos dos valores do “Reino”. As pessoas têm mais importância, para mim, do que o “Reino”? Já me aconteceu renunciar aos valores de Jesus por causa de alguém?
Outra exigência que Jesus faz aos discípulos é a renúncia à própria vida e o tomar a cruz do amor, do serviço, do dom da vida. O que é mais importante para mim: os meus interesses, os meus valores egoístas, ou o serviço dos irmãos e o dom da vida?
A forma exigente como Jesus põe a questão da adesão ao “Reino” e à sua dinâmica, faz-nos pensar na nossa pastoral – vocacionada para ser uma pastoral de “massas” – e na tentação que sentem os agentes da pastoral no sentido de facilitar as coisas, de não ser exigentes… Às vezes, interessa mais que as estatísticas da paróquia apresentem um grande número de baptizados, de casamentos, de crismas, de comunhões, do que propor, com exigência, a radicalidade do Evangelho e dos valores de Jesus… O caminho cristão é um caminho de facilidade, onde cabe tudo, ou é um caminho verdadeiramente exigente, onde só cabem aqueles que aceitam a radicalidade de Jesus? A nossa pastoral deve facilitar tudo, ou ir pelo caminho da exigência?
 

sexta-feira, 30 de junho de 2017

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITÁ DE GILÉ. DIAS 6º E 7º


VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA, GILÉ. (dias 6º E 7º).

6º DIA; 29.06.2017. Solenidade dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo.

A concentração dos fiéis hoje foi na Comunidade cristã de KONKO, da Zona Pastoral do mesmo nome

ZONA PASTORAL DE KONKO

Comunidades cristãs: S. Pedro de Konko; S. Miguel de Moriha; S. Paulo de Mwajoni; S. José de Mukela; S. Mateus de Naitxa; S. Marcos de Massilone; e S. Marcos de Mwalene.

MENSAGEM

Na mensagem sublinhou-se a alegria dos cristãos por esta terceira Visita Pastoral  do Bispo.

Foram apresentados alguns problemas relacionados com a venda de livros e nas reuniões das Conselhos Pastorais.

INTERVENÇÕES

A Irmã Franselina dos Santos José Uissitomo e a Noviça Telvina da Congregação de S. João Baptista e Maria Rainha, da comunidade de Gilé, dirigiram uma palavras de encorajamento a assembleia.

O Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano da Coordenação pastoral, na sua alocução, falou sobre o próximo Sínodo da Juventude (Roma 2028) e da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá em 2019.

CATEQUESE DO BISPO

Na sua habitual catequese antes da celebração litúrgica, D. Francisco falou sobre a pastora familiar e a pastoral da juventude e sobre a Igreja ministerial.

CONFIRMAÇÕES

Os confirmados hoje foram 37.

VISITA AO CEMENTÉRIO

No fim da tarde, D. Francisco visitou, no cemitério familiar, a campa do Pe. Domingos da Cruz Agostinho, do clero diocesano de Gurúè, falecido em 2008, vítima de acidente de viação. O Bispo orientou um Responso pelo eterno descanso do falecido.

Acompanharam o Bispo neste piedoso acto familiares do falecido Padre Domingos, o Pe. Janivaldo Alves dos Santos, o Padre Agostinho Vasconcelos,  e alguns familiares do falecido Pe. Domingos.

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA, GILÉ.

7º DIA; 30.06.2017.

Reunião com o Conselho Paroquial Pastoral.

1.-PRESENTES

Estiveram presentes 35 MEMBROS DO CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL

2..LEITURA DO RELATÓRIO DAS ACTIVIDADES PARÓQUIAS

3.-LEITURA DO RELATÓRIO DOS ASSUNTOS ECONÓMICOS
4..-LEITURA DO RELATÓRIO DOS JOVENS

4.-PERGUNTAS E ESCLARECIMENTOS.

5.-ORIENTAÇÕES DO BISPO.

1).Estruturas físicas: imóveis, património da Diocese; legalização dos terrenos e dos edifícios das comunidades e da sede da Paróquia; conservação, novas construções.

2).Organização da Paróquia e das comunidades, segundo o modelo da Igreja ministerial consagrado na Igreja em Moçambique. Cfr. “Orientações Diocesanas”.

3).Formação de base dos cristãos. Catequese de preparação para os Sacramentos; catequese de formação permanente,

4).Formação dos animadores dos ministérios.

5).Celebrações litúrgicas.

6).Ministérios sociais: Cáritas, Doentes, Justiça e Paz, Família, Emigrantes…)

7). Sustentabilidade económica: Partilha Diocesana/Dízimo; outras actividades de rendimento.

8).Vocações à vida sacerdotal e à vida consagrada

9).Vários

CONCLUSÃO DA VISITA PASTORAL

quarta-feira, 28 de junho de 2017

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA DE GILÉ (5º Dia: 28.06.17)


VISITA PASTORAL À PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA DE GILÉ (5º Dia: 28.06.17)

28.06.2017. Quarta Feira

A concentração de hoje foi na comunidade de Natxuko. Reuniram-se as comunidades duas Zonas Pastorais, nomeadamente NAMURWA E NIHAME.

ZONA PASTORAL DE NAMURWA

Comunidades cristãs:N. S. de Fátima de  Namurwa; S. Pedro de Vassele; S. Paulo de Tomeia; S. Lucas deTronkoni; e Santa Maria Madalena de Naesse.

ZONA PASTORAL DE NIHAME

Comunidades cristãs: S. Isabel de Nihame; Santa Maria de Chivene; S. Lucas de Namahika; S. Lucas de Pilima; S. Mateus de Natxuko; e Santa Isabel de  Moneia.

Na Mensagem lida salientaram-se entre outros assuntos, a organização das comunidades, a formação dos responsáveis pelos ministérios nas comunidades e a consolidação da Igreja local.

A seguir à leitura da Mensagem intervieram as Irmãs Atanásia Pedro Francisco e Cidalina, da Congregação de S. João Baptista e Maria Rainha, que falaram da vocação em egral e da vocação à vida sacerdotal e à vida consagrada.

O Pe. Agostinho, pela sua vez, apresentou os temas do próximo Sínodo sobre a Juventude e a próxima Jornada Mundial da Juventude.

D. Francisco, na sua habitual catequese, falou da consolidação da Igreja local, a Igreja como família e lugar, da responsabilidade e das actividades de cada baptizado dentro da Igreja.

Os confirmados hoje foram 53.

terça-feira, 27 de junho de 2017

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA DE GILÉ (4º Dia: 27.06.17)


VISITA PASTORAL À PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA DE GILÉ (4º Dia: 27.06.17)

27.06.2017. Terça Feira

Hoje a concentração dos fiéis de quatro Zonas Pastorais foi na comunidade de WAPÉ.

ZONA PASTORAL DE WAPÉ.

Comunidades cristãs: Sagrada Família de Wape; S. Miguel de Sela; S. Lucas de Muelamahi; e Santa Maria Mãe de Deus de Maria III.

ZONA PASTORAL DE NAPAKALA

Comunidades cristãs: Santa Maria de Napakala; S. Cecília de Namwatxira; S. Teresa de Namitxeki; e S. Lucia de Navurini.

ZONA PASTORAL DE NAHUO

Comunidades cristãs: S. Isabel de Nahuo; S. Cecília de Namarokani; S. Pedro de Nikakali; e S. Miguel de Erutxo.

ZONA PASTORAL DE KEPA

Comunidades cristãs: S. Paulo de Kepa e Núcleo (=Centro de Catequese) de Welela; S. Estêvão de Namiko; S. Metódio de Namivo; e S. Pedro de Jurumiha.

Na leitura da Mensagem da Comunidade foram apresentadas as seguintes dificuldades: a falta de livros, espcialmente o Nsu na Apwiya (Missal em língua Lómwe), a desistência dos adolescentes na catequese; os jovens amigados e casados sem realizarem o sacramento do Matrimónio.

A Irmã Franzelina dos Santos José Uissitomo, da Congregação de <S. João Baptista, mestra de Noviças e membro da Equipa Missionária, folou das vocações à vida consagrada e ao sacerdócio.

O Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano de Coordenação Pastoral e Moderador da Cúria dirigiu-se especialmente aos jovens, apresentando o próximo Sínodo sobre a Juventude (Roma 2018) e a Jornada Mundial da Juventude, no Panamá em 2019.

O Bispo, na sua habitual catequese, antes da celebração da Eucaristia folou sobre a “Igreja Família: a sua relação com a juventude e a comunidade ministerial”.

Os crismados hoje foram 93.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA, GILÉ. (3ºDIA)


VISITA PASTORAL À PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA, GILÉ. (3ºDIA)

26.06.2017, Segunda-feira.

A concentração dos fiéis hoje foi na comunidade de Muhapa, na Zona Pastoral de Waila.

Hoje reuniram-se duas Zonas Pastorais: Mutekela e Waila:

ZONA PASTORAL DE  MUTEKELA

Comunidades: Santa Isabel de Tavera; Cristo Rei de Mutekela; Santa Maria de Matxawele; S. Margarida de Impivini; e S. Mateus de Lisse.

ZONA PASTORAL DE WAILA

Comunidades: S. André de Waila; S. Inácio de Thery e o Núcleo de oração (Centro de Catequese de Napalavi); S. Bartolomeu de Muhapa e os Núcleos de Oração (Centros de Catequese) de Makotxene e Nahoma); e comunidade de Natxere.

Na leitura da Mensagem foram apresentados alguns problemas mais relevantes, entre outros, os seguintes: problemas sociais (mau atendimentos nos Centros de Saúde, a falta de poços de água potável;  o alto custo de vida, a venda dos produtos excedentes a preços muito baixos impostos pelos comerciante que vem de fora); problemas na organização dos Centros de Catequese para se tornarem Comunidades autónimas; a formação dos animadores e a catequese; critérios e orientações para os Baptismos em perigo de vida; as visitas aos doentes, pobres e cristãos afastados.

Na sua intervenção, Irmã Atanásia Pedro Francisco, das Irmãs de S. João Baptista e membro da Equipa Missionária, dirigiu-se aos jovens e às famílias em geral, ao falar da vocação à vida consagrada e sacerdotal.

O Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral e Moderador da Cúria, apresentou o tema do próximo Sínodo sobre a Juventude e a Jornada Mundial da Juventude (Panamá 2019).

O Bispo falou do Plano Pastoral Diocesano para o triénio 2016 – 2019, a Família: a família e a juventude, a família e a comunidade.

Os crismados hoje foram 63.

 

 

domingo, 25 de junho de 2017

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA (Continuação...)


 VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA (Continuação...)
25.06.2017. DOMINGO
Concentração da assembleia foi na Comunidade de S. Vitor da Sede da Paróquia.
Quatro Zonas Pastorais:
I.- ZONA PASTORAL DA SEDE
Comunidades cristãs: S. Vitor, da Sede; S. Paulo de Muripa; S. Pedro de Pope; S. Pedro de Patxua.
II.- ZONA PASTORAL DE S. ANTÓNIO MARIA CLARET (Ikwesera).
Comunidades cristãs:   Santo António Maria Claret de Massiselo; S. Tiago de Makekefa; S. João Evangelista de Etope; e Sta Maria Madalena de Ikwisera.
III.- ZONA PASTORAL DE NAHAVARA
Comunidades cristãs: S. José de Nahavara; S. Miguel de M’wola; S. Pedro de Nawilyelye; S. Tiago de Mwelahipa; e Kinyawele.
IV.- ZONA PASTORAL DE S. JOÃO PAULO II
Comunidades cristãs: S. Carlos Lwanga de Malema; S. José de Serra; S. Francisco de Assis de Txopeni; S. Tiago de Inrupanama; e S. Estêvão de Namarepo.
A primeira parte do Encontro o Bispo saudou individualmente a cada um dos animadores das 18 comunidades presentes e se interessou seu lugar e actividade na comunidade.
À seguir foi apresentada uma mensagem dos jovens na qual foi indicada a problemática local da camada juvenil nomeadamente os problemas relacionados com os casamentos, o amiguismo, gravizes precoces, casamentos prematuros, abandono das actividades da comunidade.
O Pe. Agostinho, Director do Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral falou aos presentes sobre Próximo Sínodo dos Bispos sobre a Juventude e da Jornada Mundial da Juventude de 2019
Na catequese habitual antes da celebração, o Bispo falou da importância da Família na educação dos jovens, da importância do ministério da família e da coordenação dos outros ministérios entre si, da responsabilidade e empenho concreto de todos os membros da comunidade cristã e da oração na vida de um cristão e na vida das famílias.
No fim da celebração o Bispo fez reverência aos 42 anos da Indecência Nacional que hoje se comemora, agradecendo a Deus este dom sublime e o empenho de todos pelo desenvolvimento do Pais, pátria comum de todos. Um Pais em paz, onde se respeite e reine a justiça, a liberdade e o amor; onde se respeitem as opiniões diferentes, se superem a violência, a imposição de ideias, o abuso do poder, a corrupção, e todo tipo de discriminação social e económica.
E antes da bênção final enviou uma mensagem particular a todos os filhos do Islão com motivo do Ramadam que hoje termina e na Festa Ide, lembrando a Mensagem do Papa Francisco que enviou a todos os muçulmanos com este motivo.
Os crismados hoje foram 101.
A celebração foi transmitida em directo pela Rádio Diocesana e pela Rádio Monte Gilé, emissora local do Distrito de Gilé.

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA DE GILÉ


VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA DE GILÉ.

De 23 a 30 de Junho do corrente ano 2017, está a decorrera Visita Pastoral de  D. Francisco Lerma à Paróquia Santa Josefina Bakhita de Gilé. A Paróquia conta com 74 comunidades cristãs.

A Paróquia foi criada em 2912, desmembrada da Paróquia N. S. da Anunciação, antiga Missão de Gilé, e é assistida pastoralmente pelo Missionário Filhos do Coração de Maria (Claretianos).

O Pároco actual é o Pe. Janivaldo Alves dos Santos, CMF; e o Vigário Paroquial o Pe. André Satchiquata, CMF.

Na Paróquia existe uma comunidade das Irmãs de S. João Baptista e Maria Rainha com um Lar feminino e o Noviciado. Actualmente trabalham nestas obras as Irmãs Maria do Céu, Atanásia Pedro Francisco e Francelina dos Santos José Uissitomo.

23.06.2017. Sexta Feira. Solenidade do Coração de Jesus

De manhã, D. Francisco celebra a Eucaristia no Gurúè.

Na parte da tarde, chegada do Bispo, acompanhado pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Moderador da Cúria e Director do Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral.

24.06.2017. Sábado. Solenidade de S. João Baptista.

A concentração dos fiéis hoje foi na comunidade de NAPIDO.

ZONA PASTORAL DE MUSEPE:

Comunidades cristãs: S. Paulo de Musepe; S. José de Tukumela; S. Inácio de Nakutxo; S. António de Nanikuta; S. Cecília de Kaká.

ZONA PASTORAL DE NAPIDO

Comunidades cristãs: S. Miguel de Nakukulo; S. Lucas de Muiere; S. Teresa de Katxela; Imaculada Conceição de Hokoroka; S. Pedro de Milela; e Santos Inocentes de Napido.

Igrejas evangélicas existentes nesta área da Paróquia:

União Baptista Universal; Igreja Evangélica de Cristo; Igreja Nova Apostólica; Igreja Comunhão na Colheita; Igreja Reformada.

Existem também duas mesquitas.

Os confirmados hoje foram 52.

No fim da tarde, na Casa Paroquial, o Bispo recebeu a visita do Sr. Administrador do Distrito de Gilé, Sr. Joaquim Pahare.

Às primeiras horas da noite, D. Francisco, acompanhado pelo Pe. Agostinho e pelos Padres Claretianos da comunidade local (Janivaldo, André, Roni e Justine), visitou a comunidade das Irmãs de S. João Baptista e Maria Rainha, que celebravam a festa do seu Padroeiro, S, João Baptista. À chegada foi recebido pelas 55 jovens do internato feminino, pelas noviças e pelas irmãs da comunidade religiosa.

24.06.2017. XII Domingo do Tempo Comum. Ano “A”

Hoje a concentração dos fiéis foi na comunidade da Sede Paróquia.