quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL! cARTA DE DOM FRANCISCO LERMA




Carta de Dom Francisco Lerma. Natal 2013

Caríssimos Diocesanos
FELIZ NATAL DO SENHOR!
Com a tradicional saudação natalícia dirijo-me a cada um de vós neste fim do Ano de 2013, para que, de alguma maneira,  sintamos o calor da nossa união e  comunhão humana e espiritual . O nome do nosso boletim diocesano lembra-nos esta grande realidade: os Cristãos da Alta Zambézia e do litoral somos de nome e de facto uma família. Todos queremos reforçar os laços que nos unem à volta do pai de todos nós. Antes de mais nada, sintamo-nos unidos nesta grande caminhada da Vida, apesar de estarmos espalhados pelas numerosas comunidades da Diocese: 

PAZ, BEM E CONSOLAÇÃO PARA TODOS OS QUE FORMAMOS A FAMÍLIA DIOCESANA DA ALTA ZAMBÉZIA E DO LITORAL. E TAMBÉM PARA TODAS AS PESSOAS DE BOA VONTADE  QUE VIVEM AO NOSSO LADO. O SENHOR NASCEU PARA TODOS!

Ao fazer o balanço deste ano que agora termina, preocupa-me o que todos sentimos com apreensão nos últimos meses. Refiro-me à instabilidade social, ao clima de intolerância que está a surgir  mais uma vez  entre nós e que pode destruir a boa convivência que tínhamos conquistado nos últimos anos.

Preocupa-me as situações em que muitas famílias vivem. São muitas as sombras que obscurecem a nosso dia a dia: a mal-nutrição, a falta de assistência sanitária com um mínimo de condições, o baixo nível da educação das nossas crianças e dos jovens, o mau estado das estradas que, em vez de unir isolam as povoações. Há mais outras sobras que tornam difícil e triste o nosso caminhar. Os jovens sem um futuro claro, os que enveredam pelos roteiros da droga e do alcoolismo, os casamentos prematuros e gravidezes precoces que obscurecem o horizonte de tantas jovens; a violência como instrumento para resolverem os conflitos domésticos. Também assistimos a outras sombras que aparecem por causa de injustiças nos lugares de trabalho e na posse das terras e até casos de tráfico de pessoas. São muitos os desafios que temos à nossa frente, como pessoas humanas e como cristãos. São o terreno no qual devemos semear o Evangelho.

O Próximo ano de 2014, a nível de toda a Igreja será um ano para reflectir sobre a FAMÍLIA. O Papa Francisco convocou uma reunião extraordinária (Sínodo) de Bispos delegados de todo o mundo para tratar o tema da família. Será um tema prioritário na planificação pastoral da Diocese para 2014.

A nível diocesano 2014 é o Ano da Formação dos Agentes de Pastoral. As Paróquias, as Regiões  Pastorais e toda a Diocese, hão-de por especialmente em organizarem encontros e cursos de formação para todos os que nas comunidades exercem qualquer ministério. Com a ajuda do secretariado Diocesano de Pastoral, ninguém deverá ficar fora desta grande caminhada de formação de base e de formação permanente. Cada Paróquia organizará o seu próprio programa de formação. As Paróquias devem-se tornar Paróquias Formadores e não se devem limitar apenas à celebração dos Sacramentos.

FELIZ NATAL DO SENHOR E FELIZ ANO NOVO 2014 REPLETO DAS GRAÇAS DO SENHOR
Vosso Bispo
+ Francisco

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

NOVOS DIACONOS EM GURÚÈ: SANTOS E ANDRÉ

No Domingo 15 de Dezembro de 2013, na Paróquia de Santa Josefina Bakhita, Dom Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, ordenou diáconos os finalistas:

1. SANTOS VICTOR, do clero diocesano de Gurúè, natural da Paróquia de S. José de Lioma.

2. ANDRÉ KALUNDOKE SATCHIQUATA, angolano, da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos).