quarta-feira, 8 de maio de 2013

CARTA DO MÊS DE MAIO DE DOM FRANCISCO



 
D. Francisco Lerma falando às comunidades





Casa Diocesana (Gurúè), 8 de Maio de 2013

Caríssimos Diocesanos: Paz, bem e consolação.

Escrivo-vos esta minha carta sobre alguns acontecimentos de particular importância para a vida da Igreja nos próximos meses.

1.Substentabiliade económica dos Seminaristas

O Bispo com os seminaristas do Seminário de  S. José
Sobre o problema da substentabilidade económica dos nossos Seminários e, em particular, do nosso Seminário Diocesano de S. José, escrevi na minha última “Carta do Bispo” no “Etxeko/Família”, 2/2013: “A responsabilidade das famílias, das Paróquias e das Capelanias dos seminaristas deve concretizar-se também no campo económico. Eis a orientação que devemos seguir:

a- Devemos mudar de mentalidade de “só receber” para a posição de “corresponsabilidade” de cada um para com a manutenção dos nossos Seminaristas.

b- As famílias dos vocacionados devem  fazer o esforço de contribuir o mais que poderem para chegar à quantia determinada pela Conferência Episcopal de Moçambique e actualizada pela Diocese, bem seja em géneros alimentícios ou em valores. No fim deste semestre é o tempo limite em que se deve entregar a contribuição estabelecida por  cada seminarista e comunicada a todos nas “Normas de Admissão ao Seminário” distribuídas às paróquias no fim do ano passado.  

c- Nos casos particulares de uma família extremamente pobre, deverá expor a situação à comunidade e à Paróquia e entre todos, em espírito de co-responsabilidade e partilha, encontrar a solução mais adequada para o caso antes da entrada ao seminário.

2. Partilha diocesana de bens (Contribuição Diocesana)

É necessário que todos, Párocos, capelães, animadores dos vários ministérios e fiéis lembremos que a partir do fim deste mês começa o tempo da entrega da Partilha Diocesana de Bens, ou Contribuição Diocesana, pois segundo o orçamento para 2013 a partir do mês de Junho a economia diocesana (os subsídios mensais para as Paróquias e para o clero principalmente) depende totalmente do que a Diocese receberá dos fiéis através desta entrega.
Na recoha e entrega da “Partilha diocesana de bens” (Contribuição diocesana), seguir-se-ão as seguintes  as Orientações Diocesanas:
a)      SENHAS: os responsáveis da Paróquia ou da Caperlania, das Centros, das Zonas e das Comuniadades, segundo cada caso, deverão dar  a cada cristão as senhas que comprovem o que cada um entregou;
b)      RECIBO: no momento da entrega na Diocese (Secretaria ou Administração Diocesana) devem receber o recibo correspondente ao que foi entregue.
c)      ESCRITURAÇÃO:Todo isto deve aparecr escrito no Livro de Contabilidade da Paróquia, isto é, o que se recebeu e o que se entregou e.  
d)      INFORMAÇÃO: Os fiéis devem ser informados da entrega feita na Diocese.

3. Hora Santa Universal

Com ocasião da Celebração do Ano da Fé, o Papa Bento XVI estabeleceu para o DIA  2 DE JUNHO DE 2013 (Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor),  ÁS 15.00H UMA HORA DE ADORAÇÃO EUCARÍSTICA PARA TODA A IGREJA Á MESMA HORA. Todos estaremos unidos com o sucessor de Pedro, o PAPA FRANCISCO em adoração junto de Jeus vivo no Santíssimo Sacramento do Altar.
Convido todas as Paróquias, Capelanias e Casas Religiosas para se organizarem e programarem a Adoração ao Santíssimo Sacramento em todos os lugares onde conservamos a Eucaristia.  Deste modo  procuraremos  manifestar a nossa união  com todos os nossos irmãos e irmãs espalhados pelo mundo, proclamando a mesma e única Fé, no Deus Único e Verdadeiro, Pai, Filho e Espírito Santo, presente realmente no Santíssimo Sacramento do Altar.

4.Acompanhamento dos adolescentes durante a iniciação.

No próximo dia 8 de Junho, às 8.00H, na Casa Diocesana (Gurúè), haverá um Encontro de reflexão e de programação sobre o Acompanhamento dos adolescentes (meninos e meninas) durante o período da Iniciação”. O encontro será orientado pelo Pe. Avelino Arlindo, do clero diocesano de Nampula e Reitor do Seminário Interdiocesano Mater Apostolorum. São convidados a participar os membros do Departamento e da Comissão Diocesana de Cultura e um delegado por cada uma das Paróquias e das Capelanias.

5. Movimento dos Professores Católicos.
Pe. Rito Alberto, D. Francisco e o Pe. Cunlela

No próximo mês de Junho haverá três encontros do Movimento Apostólico dos Professores Católicos da Diocese no Gurúè, no Alto Molócue e em Muiane.
Os encontros serão orientados  pela Professora Drª Jaqueline Chagas belga, pedagoga e psicóloga, Directora da Clínica de Psicologia de Batatais (Brasil) responsável pela estruturação do projeto “Capacitação de educadores em Moçambique” dos Missionários Claretianos de Muiane e Gilé.

Nessa primeira etapa, a capacitação será realizada com aqueles que já participaram nos Encontros de formação deste Movimento em reuniões com o próprio Bispo ou com os Párocos. Assim, cada participante passará os conteúdos aprendidos na capacitação para os educadores da escola em que trabalha. Nos encontros programados, além de  se fazer uma formação inicial, discutir-se-ão temas e metas para as próximas capacitações, que poderão ser mais amplas e com maior número de participantes.
Eis a programação dos Encontros:

GURÚÈ. 26.06.2013, às 8.00H.  na Casa Diocesana, os Professores deste Movimento na área de Gurúè e Invinha.
ALTO MOLÓCUÈ. 28.06.2013, as 8.00H, no Centro Juvenil Leon Dehon, no Alto Molócue, os Professores daquela área que já  participam nas actividades deste Movimento Apostólico.
MUIANE. 29.06.2013, às 8.00H, na Paróquia de S. Pedro Claver, os Professores de Muiane e de Gilé.

6. Visitas Pastorais

Nas Visitas Pastorais o Conselho Pastoral Paroquial e o Conselho Económico devem apresentar:
1º o Relatório escrito da Vida da Paróquia referente aos anos 2012 – 2013; 2º a Contabilidade escrita (receitas e despesas);  
3º Inventário detalhado do património da Paróquia ou Capelanias, bens imoveis (edifícios, terrenos) e móveis (veículos, mobiliário, utensílios domésticos, alfaias eclesiásticas, etc.).

7. Vários

Brevemente serão comunicadas as datas do encontro dos  responsáveis dos Departamentos Diocesanos de Pastoral, da Formação Permanente do Clero para o Ano da Fé e as datas e temas dos Retiros mensais do Clero Diocesano.

O vosso Bispo

+ Francisco Lerma Martínez

terça-feira, 7 de maio de 2013

PROCLAMAS DE ADMISSÃO À ORDENAÇÃO DE PRESBÍTERO DO DIÁCONO JANUÁRIO ANTÓNIO


Diácono Januário António


PROCLAMAS DE ADMISSÃO À ORDENAÇÃO DE PRESBÍTERO
Caríssimos diocesanos: paz, bem e consolação.
A nossa Diocese tem a alegria de apresentar o candidato à Sagrada Ordem dos Presbíteros:
Diácono JANUÁRIO ANTÓNIO, filho de António Mucaia e de Cecília Ramos, natural de Alto Molócuè, Paróquia de N. S. de Fátima, Diocese de Gurúè e Província da Zambézia, nascido a 20 de Julho de 1980, que completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, fez o seu estágio pastoral na Paróquia de Santa Cruz de Molumbo, foi ordenado Diácono no 16 de Dezembro de 2012 na Sé Catedral de Santo António de Gurúè, fez o estágio diaconal na Casa Diocesana e, à seguir, continua a colaborar pastoralmente na referida Paróquia de Molumbo.
O jovem Januário António na sua ordenação diaconal, 16.12.2013

Ele manifestou ao Bispo a sua livre e consciente vontade de se dar a Deus e à Igreja para exercer a Ordem Sagrada dos Presbíteros como Padre Diocesano desta Diocese de Gurúè.
 Depois de ter pedido o parecer aos meus Conselheiros Diocesanos e aos que o acompanharam durante o período do estágio de pastoral e diaconal, peço a todos, Padres, Religiosos e Religiosas, Animadores e a todos os diocesanos que conheçam pessoalmente o candidato que, em consciência, vos manifesteis sobre a sua idoneidade e, se for o caso, me comuniqueis directamente, ou por meio dos Padres das vossas Paróquias e Capelanias, o que em consciência julgarem necessário dizer ao Bispo.
A profissão de fé de Januário antes da ordenação de diácono

Este acontecimento deve ser motivo de alegria de todo o povo cristão; de crescimento das famílias na estima do sacerdócio; e de oração de toda a Diocese, oferecendo ao candidato este precioso dom, como os Apóstolos no Cenáculo na espera do Espírito Santo, com Maria, a Mãe de Jesus.
É, de facto, dever de todos os fiéis da Diocese orar pelo candidato ao Presbiterado, nosso futuro Padre, se Deus quiser. Devemo-lo fazer principalmente na oração universal das Celebrações Dominicais e em todos os momentos de oração da comunidade.
Em Cristo, Vosso Bispo
__________________________________
+ Francisco Lerma Martínez

  Casa Diocesana,  Gurúè, 7 de Maio de 2013
         

domingo, 5 de maio de 2013

NOVAS PARÓQUIAS NO DISTRITO DE ILE: Capelania de MUGULAMA e Paróquia de ERREGO (ILE-SEDE)

O rito de Entrada à Celebração da criação da Capelania de Mugulama

CAPELANIA DA BEATA ANAURITE DE MUGULAMA (ILE)
No  dia 4 de Maio de 2013, foi oficializada a criação da Capelania da Beata Anaurite de Mugulama, no Distrito de ILe. Esta Capelania agora criada para uma melhor e mais eficiente assitência religiosa e acompanhamento pastoral é desmembrada da Paróquia de N. S. de Fátima de Muliquela, e compreende 12 Zonas Pastorais: Niboia, Jagarra, Mugulama, Muaziua, Naúme, Murruma, Muatiua, Hamela, Liguangua, Elope, Naphua e Munhanhua, com um total de 72 comunidades e dois centros de catequese ou núcleos.

O Pe. Inácio dos Santos  com D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè
Durante a celabração da Eucaristia, presidida por D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè, foi empossado Capelão da nova Capelania o Pe. Inácio dos Santos do clero diocesano de Gurúè.
Concelebraram com o Sr. Bispo, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, o Pe. Inácio dos Santos, novo Capelão dav recém criada Capelania, o Pe. Xadreque Gomes daniel, Pároco da Paróquia de Santa Teresa do menino Jesus e o Pe. Pedro Esquadro, Pároco da Paróquia de N. S. de Fatima de Muliquela.

Numerosos fiéis participaram na criação da Capelania de Mugulama
Participarm à Celebração todos os Coordinadores das Zonas Pastorais e demais animadores das comunidades, numeros fiéis e as autoridades civís locais.

D. Francisco apresenta o Pe. Xadreque, Pároco da nova Paróquia de S. Teresa do Menino Jesus

PARÓQUIA DE SANTA TERESA DO MENINO JESUS DE ERREGO (ILE-Sede).
No dia 5 de Maio de 2013, na sede do Distrito de Ile, a vila de Errego, D. Francisco Lerma, acompanhado pelo Vigário Geral da Diocese, o Pe. Francisco Cunlela, presidiu à criação da Paróquia de Santa Teresa do Menino Jesus de ILE, desmembrada da Paróquia de N. S. de Fátima de Muliquela.

Durante a mesma cerimónia foi empossado Pároco da recém criada Paróquia o Pe. Xadreque Gomes Daniel, do clero diocesano da Diocese de Gurúè.

Numeros fiéis participaram à criação da nova Paróquia
Cocelebraram com o Sr. Bispo o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, Pe. Xadreque Gomes Daniel, Pároco da Paróquia de Santa Teresa do Menino Jesus, Pe. Inácio dos Santos, Capelão da Capelania da Beata Anaurite de Mugulama-ILe, e Pe. Pedro Esquadro, Pároco da Paróquia de N. S. de Fátima de Muliquela.

A casa paroquial da nova Paróquia de Errego (Ile-sede)
Participaram na celebração os Conselheiros de todas as Zonas Pastorais que formam a nova Paróquia e os animadores do vários ministérios, numeros fieis, representantes das Igerjas evangélicas presentes no Distrito de Ile e as autoridades civís locais.

Durante a Celebração,antes do Ofertório e logo a seguir à Tomada de Posse, D. Francisco abençoou e enviou os novos Ministros Extraordinários da Comunhão.