quinta-feira, 26 de julho de 2012

Crónicas dos últimos dias de Julho

Paisagem da Zona  de Vehiwa, na Área de Assistência Pastoral das Montanhas
17.07.2012: As Irmãs Filhas de N. S. das Vitórias, que tem um Orfanato para crianças órfãs no Ruace, Posto Administrativo, tem projectado umas instalações definitvas na Paróquia de S. José, no Posto Administrativo de Lioma. As obras vão dar início no próximo dia 4 de Agosto 2012, com o lançamento da primeira pedra.
Crianças do Orfanato "Madre Wilson", de Ruace.

21.07.2012. O Projecto Rádio Diocesana de Gurúè vai entrando na recta final. a segunda parte do equipamento, que corresponde ao kitte de transmissão, já foi enviado pela Signis (Associação Mundial das Rádios Católicas) à Associação "Pe. Mauro Calderoni", em Milão. Os membros desta Associação, nossos benfeitores,se encarregam de enviar o referido material de Milão a Moçambique.
Nesta mesma data, o Sr. Bispo e o Pe. Manuel Nassuruma foram a Invinha com um téncnico do Municipio de Gurúè, para medir as coordenadas do lugar onde irá ficar a sede da Rádio Diocesana.
A sede da futura Rádio Diocesana de Gurúè em Invinha

22.07.2012.  D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela e pelo Pe. Xadreque Gomes Daniel, Pároco da Paróquia de N. S. de Fátima de Ile, visitou a comunidade de Mucuaba (Ile),  para festejar N. S. da Consolata, Padroeira da Zona Pastoral e da comunidade. Durante a Celebração da Eucaristia. foi oficializado o Movimento das Mulheres Missionárias da Consolata, com a emissão do Compromisso Apostólico de 34 senhoras.

24.07.2012. O Sr. Bispo foi entrevistado pela Rádio Moçambique sobre diversos assuntos da actualidade da Diocese de Gurúè, nomeadamente a influência da globalização sobre a cultura Lómwe e sobre os jovens em particular.

25.07.2012. O Sr. Bispo, acompanhado pelo Vigário Geral da Diocese, visitou a Comunidade de Vehiwa, na Área de Assitência Pastoral ou Pré-Paróquia das Montanhas (região do Monte Namuli). Esta Área de Assitência Pastoral compreende cinco Zonas Pastorais e 25 Comunidades que no futuro próximo formaram parte de uma das três novas Paróquias que vão surgir de nova divisão das actuais Paróquias de invinha e da Catedral. O processo já começou. Encontra-se na fase experimental. Os Padres Miguel Oliveira, Manuel Nassuruma e Francisco Cunlela são os actuais responsáveis pelas três Áreas de Assistência Pastoral.
A caminho de Vehiwa com os animadores da Zona Pastoral

26.07.2012. Presidida pelo Sr. D. Francisco, reuniu a Comissão Diocesana dos Assuntos Económicos e Projectos. Estiveram presentes os seus membros nomeadamente: Pe. Luciano Cominotti, Pe. Daniel Raul, Pe. Manuel Nassuruma, Irmã Assucena Lucas e a Irmã Mª da Graça Nunes. Foram agendados os seguintes assuntos:
1) Revisão do orçamento geral da Diocese;
2) Situação dos vários projectos diocesanos: Casa Paroquial de Ile, Capela de Mugulama, 2ª Módulo de 15 quartos da Casa Diocesana, Reabilitação da Casa dos Eucalitos para sede do Seminário Diocesano de S. José, Casa de Acolhimento na Paróquia da Catedral.
3) Secretariado diocesano de Pastoral.
3) Subsídios mensais de Junho e Julho.
4) Contribuição Diocesana das Paróquias.
5) Relatório Anual (2011) de Contas para enviar á Santa Sé.
A próxima reunião ficou maracada para o dia 31 de Agosto de 2012, na Casa Diocesana

27.07 a 03.08.2012: Visita Pastoral á Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi.


A nova equipa missionária de Naburi, P. Eustáquio Carlos César, Vigário paroquial, e Pe. Rito Alberto, Moderador Paroquial, com D. Francisco, no dia da tomada de posse.