sábado, 11 de outubro de 2014


Quadro de S. Pedro Claver, que preside o Templo Paroquial de Muiane-sede. Autor: Sr. Torchio
VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. PEDRO CLAVER. MUIANE (Continuação 5)

11.10.2014. Sábado

De manhã, D. Francisco celebrou a Eucaristia com a comunidade missionária na capelinha da casa paroquial.

Mais tarde, o Bispo reuniu com o Conselho Pastoral Paroquial e com o Conselho de Assuntos Económicos da Paróquia.

Os membros do Conselho Pastoral Paroquial
No encontro participaram os membros do Conselho: Conselheiros dos Centros Pastorais, Coordenadores das Zonas Pastorais, os Animadores zonais dos vários ministérios da Paróquia e os membros da Equipa missionária.

Na primeira parte da reunião foi lido o Relatório da vida e das actividades paróquias referente aos dois últimos anos. Seguiu-se a leitura do Relatório Económico e a sessão de esclarecimentos e de diálogo sobre várias questões apresentadas nos referidos relatórios e mais outros assuntos que espontaneamente alguns membros do Conselho quiseram apresentar ao Bispo.

A intervenção do Pe. Janivaldo durante s trabalhos da reunião do Conselho Pastoral presidido por D. Francisco
Já na parte da tarde, D. Francisco recebeu um grupo de casais e visitou a comunidade religiosa das Irmãs Missionárias Claretianas que prestam serviço nas diversas actividades pastorais da Paróquia. Este comunidade está formada actualmente pelas seguintes Irmãs: Ir. Maria Imaculada de Oliveira, Ir. Marilene de Souza Rocha e Ir. Maria Sales Ferreira.

 
A Igreja Paroquial da sede - Muiane

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. PEDRO CLAVER. MUIANE (Continuação 4)


O Crucifixo da capela de Katxoliwa, de pau-preto, de um autor local



Visita Pastoral a MUIANE (Continuação 4)

10.10.2014

Hoje os cristãos e catecúmenos provenientes das seis comunidades da Zona Pastoral de KATXOLIWA, concentraram-se para o encontro com o Bispo na comunidade de KATXOLIWA.

D. Francisco com um garimpeiro mostrando-lhe uma pedra por ele encontrada
Nesta área geográfica encontram-se as minas de pedras preciosas e semipreciosas. Há algumas empresas e existem muitos garimpeiros que se dedicam de modo individual à procura das referidas pedras. Este trabalho tem muita influência na vida social e na educação das povoações de esta área.

 
 
 
ZONA PASTORAL DE KATXOLIWA

Comunidades cristãs: S. Francisco de Assis de Katxoliwa; S. Pedro de Tamiha; Santa Maria, Mãe de Deus de Muhano; S. José Operário de Mwilua; S. José de Pavane; e S. Miguel de Namale.
Escavação à procura das pedras preciosas

Na sua catequese, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral a Diocese, falou sobre a família cristã, fazendo referencia ao recente I Congresso Nacional da Família e ao Sínodo Extraordinário sobre os “Desafios da Pastoral familiar no contexto da evangelização” que, desde o passado dia 5 deste mês, está a decorrer em Roma.

D. Francisco, depois de saudar pessoalmente cada um dos animadores dos vários ministérios das comunidades, falou a todos os presentes sobre os 4 temas nucleares da VI Assembleia Diocesana de Pastoral, nomeadamente a Comunhão Diocesana; A Evangelização e A Catequese; A Formação dos Agentes de Pastoral; e sobre A Sustentabilidade Económica.

O Pe. Francisco Cunlela durante a catequese antes da celebração
Hoje receberam o sacramento da Confirmação 37 cristãos.

As Igrejas evangélicas presentes nesta área geográfica são as seguintes:

União Baptista; Igreja de Cristo em Moçambique; e Igreja dos 12 Apóstolos.

Visita Pastoral a Muiane 2014 (continuação 3)


Visita Pastoral a Muiane 2014 (continuação 3)

09.10.2014. Quinta Feira

Hoje a concentração dos cristãos e dos catecúmenos foi na comunidade de NAMIHALE.

Estiveram presentes as comunidades das Zonas Pastorais de INTATA e de MOKOA.

ZONA PASTORAL DE INTATA

Comunidades cristãs: S. Miguel de Namihale; S. Pedro e S. Paulo de Nimaku;  S. Pedro Claver de Nirapame;  S. João Baptista de Nahia; N. S. de Fátima de Gelo; e o Centro de Catequese (Núcleo) de S. José de Mpariwa.

ZONA PASTORAL DE MOKOA

Comunidades cristãs: N. S. da Anunciação de Mokoa; S. Carlos Lwanga de Nakulue; S. Lázaro de Purula; S. Maria Mãe de Deus de Mukopo; S. Pedro e S. Paulo de Nanro; e S. José de Napipini.

Participaram as autoridades civis locais e responsáveis da Comunidade Islámica e da Igreja União Baptista. Os crismados na celebração de hoje foram 54 cristãos.

Depois da apresentação de cada um dos animadores dos vários ministérios, o Vigário Geral, Pe. Francisco Cunlela orientou uma breve catequese sobre a ser cristão e a família, fazendo referência ao recente 1º Congresso Nacional da Família e ao Sínodo Extraordinário sobre a Família que está a decorrer nestes dias em Roma.

O Bispo, na sua catequese antes da celebração, falou sobre o sentido da Visita Pastoral fazendo referência directamente ao papel do Catequista, do Pastor e do Sacerdote na vida das comunidades cristãs.

As Igrejas evangélicas e mais outras confissões religiosas presentas nesta área geográfica são as seguintes:

União Baptista ; Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja Evangélica de Cristo; Emanuel; e Comunidade Mussulmana.

 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE S. PEDRO CLAVER. MUIANE (Continuação.2)




VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE S. PEDRO CLAVER. MUIANE (Continuação.2)

Hoje, 8 de Outubro de 2014, Quarta Feira, a concentração dos cristãos e catecúmenos foi na comunidade de NAMUAKA, da Zona Pastoral KALIMA e do Centro Pastoral de MUPA.

COMUNIDADES: S. Luís Gonzaga de Namuaka; S. Francisco Xavier de Kalima; S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael de Metakussi; S. João de Metilile; N. S. das Graças de Namirima; S. José de Namale; N. S. de Fátima de Namirako; e o Centro de Catequese (Núcleo) de S. João de Deus de Nakissupa.
 

Também pertencem a esta  Zona Pastoral as seguintes comunidades que por causa das distância não se fizeram representar: Santos Arcanjos de Namitarare; S. Pedro e S Paulo de Nakurae; e S. Verónica de Nakulue; e o Centro de Catequese (Núcleo) de S. Teresa do Menino Jesus. O Bispo prometeu visitar estas comunidades numa data a combinar devidamente, mesmo fora dos programas normais das Visitas Pastorais.

Os crismados hoje foram 41.

As Igrejas evangélicas presentes nesta área geográfica são as seguintes: União Baptista Universal; Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja Evangélica de Cristo; Velhos Apóstolos; 12 Apóstolos; Assembleia de Deus e Arco Iris. Também está presente o Islão com várias Mesquitas.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE S. PEDRO CLAVER DE MUIANE


VISITA PASTORAL A MUIANE

De 4 a 12 de Outubro está a decorrer a 3ª Visita Pastoral de D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, à Paróquia de S. Pedro Claver de Muiane – Alto Ligonha – Distrito de Gilé.

A Paróquia de S. Pedro Claver (antiga Missão do mesmo nome) foi criada no dia 11 de Fevereiro de 1963,  sendo seu primeiro Pároco o Pe. Dino Fnazzi, do clero diocesano da Diocese de Cessena (Itália). Hoje está sob os cuidados pastorais dos Missionários Claretianos, sendo Pároco o Pe. Janivaldo  Alves dos Santos, e Vigário Paroquial o Pe. Justine Joseh. Trabalham na Paróquia as Irmãs Missionárias Claretianas, Irmã Maria Imaculada de Oliveira, Irmã Marilene de Sousa Rocha e Irmã Sales Ferreira.

04.10.20.14.

Dia de chegada ao Centro de Mupa. Encontro com a Equipa Missionária e apresentação do programa anteriormente preparado elo Conselho Pastoral Paroquial.

05.10.2014. Concentração na comunidade do Centro de Mupa, no Alto Ligonha. Reuniram as Zonas Pastorais de Mupa e Kuasua.

ZONA PASTORAL DE MUPA. Comunidades cristãs: S. Paulo de Mupa; S. Teresa do Menino

Jesus de Wualiwa; N. S. da Consolação de Niwauru; S. João Paulo II de Kurela; S- Gelásio de Niposso.

ZONA PATORAL DE KUASUA. Comunidades cristãs: S. pedro e S. Paulo de Prokane; S. Miguel Arcanjo de  Kuasua; e  S. Maria Madalena de  Tarupe.

Total de confirmações nesta concentração:  38.

Igrejas evangélicas presentes nesta Região:  União Baptista,  Igreja de Cristo em Moçambique,  Assembleia de Deus, Testemunhas de Jeová, 12 Apóstolos, Igreja Evangélica de Cristo e uma Mesquita.

06.10.2014.

Concentração na comunidade de Muhala.

ZONA PASTORAL DE MUHALA. Comunidades cristãs: S. Miguel de Muhala; S. Martinho de Ntira; S. António de Mwahiviri; S. João Baptista de  Mukharara; e S. Tiago de  Namphawa.

Total de confirmações nesta celebração: 19.

Igrejas evangélicas presentes nesta área:  União Baptista;  Igreja de Cristo em Moçambique; e  Assembleia de Deus.

 07.10.2014

O Pe. Francisco Cunlela,Vigário Geral, durante a catequese à comunidade
Concentração na comunidade de Nakakale.

ZONA PASTORAL DE KAPATXA. Comunidades cristãs: S. Gabriel de  Nakakale; S. João de Kavira; N. S. da Anunciação de  Nampi; Cristo Rei de Munaneke; e S. Fancisco de Assis de Namikonya.

Os confirmados hoje foram 23.

As Igrejas evangélicas presentes nesta área são:  União Baptista e  Igerja de Cristo em Moçambique.