quarta-feira, 13 de março de 2013

FRANCISCO I é o novo PAPA



PapaFrancesco.png
Papa Francisco I


Caríssimos Diocesanos: Paz, bem e consolação.
Anuncio-vos uma grande notícia: Temos Papa!
Às 21.13Horas de hoje, 13.03.2013, em Roma, foi anunciado a todo o mundo a eleição do novo Bispo da Diocese de Roma e Papa da Igreja Católica, Dom Jorge Mário Bergoglio, até agora Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires (Argentina) na América Latina. Assumiu o nome de FRANCISCO I.
Dom Jorge Mário Bergoglio nasceu em Buenos Aires (Argentina), aos12 de Dezembro de 1936.
Depois dos estudos primários e de técnico químico, entro no noviciado da Companhia de Jesus (Jesuítas) em 1958.
Estudou em Chile e na Alemanha.
É Licenciado em Filosofia e Douturado em Telogia.
Foi ordenado sacerdote aos 13.12.1969. E Bispo em 20.05.1992.
Actualmente ocupava o cardo de Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires
FRANCISCO I Bispo de Roma e Papa, é o 266º sucessor de São Pedro.
 Eis algumas das suas primeiras palavras pronunciadas logo à seguir à sua apresentação e memonetos antes da sua primeira bênção "Urbis et Orbis" (para a cidade e para todo o mundo):

Irmãos e irmãs:
Os meus irmãos Cardeias foram muito longe de aqui para escolher o novo Bispo de Roma (e novo Papa).
Em primeiro lugar recemos pelo meu antecessor o Papa Emérito Bento XVI: Pai nosso...!
Façamos um caminho de fraternidade...
Antes da minha bênção vos peço que receis a Deus por mim. (Momentos de profundo silêncio entre os milhares de peregrinos presentes na praça de S. Pedro em Roma).
Abençoe-vos Deus todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
FRANCISCO I

Desde a nossa Diocese de Gurúè agradezamos a Deus pela eleição do novo Papa ao mesmo tempo que rezamos pelo seu frutuoso pontificado.
O vosso Bispo
Francisco Lerma Martínez

O novo Papa é FRANCISCO i

O cardeal arcebispo de Buenos Aires, Dom Jorge Mário Bergoglio, assume o nome de FRANCISCO I

Vos anuncio uma grande notícia: Temos Papa!

Eis o fumo de cor branca que anunciou a eleição do novo Papa.
 

Caríssimos diocesanos: paz, bem e consolação.
Hoje, 13 de Março de 2013, por volta das 21.00H, foi anunciada a grande notícia que todos nos esperámos desde há já duas semanas: a eleição do novo Papa, que sucede ao Papa Bento XVI, que renunciou no pssado dia 28 de Fevereiro.
Brevemente saberemos o seu nome.
Enquanto esperamos pelo anuncio oficial, unamo-nos em oração de agradecimento e de louvor à Santísisma Trindade por este grande dom que concede à Igreja.
O v osso bispo
Francisco Lerma

terça-feira, 12 de março de 2013



   Á ESPERA DO NOVO PAPA
A DIOCESE DE GURÚE EM ORAÇÃO PELA ELEIÇÃO DO NOVO PONTÍFICE DA IGREJA

birrete cardenalicioOs Cardeais eleitores reunem-se a partir de hoje, 12.03.2013, em Roma, para a eleição do novo Papa.
È uma tarefa de grande responsabilidade. Eles escolhem o sucessor do apóstolo Pedro, que é ao memso tempo o Bispo de Roma e Papa para toda a Igreja.

É o Espírito Santo quem conduz a Igreja nesta ocasião e em todas as suas actividades, e faz-lo  com respeito da liberdade das pessoas concretas que estão à frente da vida eclesial e usando desta mediação humana. Deus, de facto, para a sua accção no mundo, serve-se sempre de nós, respeitando a nossa condição humana.

Os Cardeias são pessoas como todos nós, com a sua maneira de ser, a sua cultura, a sua cultura, a sua formação, o seu temperamento e carácter, as suas virtudes e as suas fragilidades.
São 115 os Cardeias eleitores, todos Bispos da Igreja católica, escolhidos e nomeados pelos últimos Papas, de avançada idade, com preparação e experiência pastoral no governo das suas Diocese e da Igreja universal, com muito amor à Igreja, rocedentes de todos os Continentes e de muitos Países do mundo, que vão decidir em nome de toda a Igreja.

Desde a nossa Diocese, vamos acompanhar este importantíssimo evento com a nossa oração e preocupação pelo bem da nossa Igreja, como os Apóstolos reunidos no Cenáculo com nossa Senhora, Mãe de Jeus, à espera do Espírito Santo.

Peço a todas as comunidades, a todos os cristãos e catecúmenos da Diocese que se reunam todos os dias, em oração, ao cair da tarde ou em outro tempo oportuno, rezando o Terço em família, em pequenos grupos ou na própria comunidade pela eleição do Papa.

+ Francisco Lerma
   Bispo de Gurúè