quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TRÁFICO DE SERES HUMANOS NA AFRICA AUSTRAL

TRÁFICO DE SERES HUMANOS NA AFRICA AUSTRAL
Nos dias 8 e 9 de Novembro de 2011, decorreu em Maputo uma Conferencia Regional sobre o Tráfico de seres humanos organizada pela Conferência Episcopal de Moçambique em colaboração com as Conferências Episcopais dos Países da Africa Austral.

Foram objectivos destra conferência:

1.Inteirar-se e tomar conciência da existência do fenómeno do tráfico de seres humanos, partes e órgaos do corpo humano mna Região e no País;
2. Re4flectir sobre possíveis acções a empreender para conscientizar todas as camadas sociais, bem como quem de direito, tendo em vista fazer a opção de preservar a vida humana, contra todas as formas de atentado à vida, através do tr´sfico de seres humanos, que, nos nossos dias, representa uma nova forma de escravatura.

Tomaram oparte no evento cerca de 50 participantes, entre eles 17 dos 20 bispos de Moçambique, Directores Diocesanos de Pastoral, representante da SECAM e da IMBISA, bem como da CIRM/CONFEREMO (Conferencia dos REligiosos/as de Moçambique).
Foram convidados diferentes especialistas a proferirem palestras sobre os temas em debate, nomeadamente:

1. Direios Humanos: Visão Teológica, por Dom Ernesto Maguengue, Bispo de Pemba e Secretário Geral da Conferência Episcopal.

2.Boas práticas da prevenção do tráfico em Moçambique, por Carlos Manjate, da rede CAME;

3. Tráfico de seres humanos na Região da Africa Austral,por Charles Sehlogo, da Planet Waves.

4.O Fenómeno do tráfio de seres humanos  e a violêcia contra as crianças nos países da Africa Austral - Que desafios para a Sociedade Civil? - Painel contituido pela Dra Margarida Guitunga, Dr Inácio Mussanhane, Corol James Sambo e o jornaliksta Francisco Júnior.

5. Correlação entre tráfico de seres humanos, por Francisco Junior, jornalista.

6. Correlaão entre tráfico de pessoas e tráfico de órgãos e partes do corpo humano em Moçambique, pela Dra. Alice Mabota, da Liga dos Direitos Humanos.

No decurso dos trabalhos foram idetificados vários casos concretos e baordados desafios para as diferentes camadas da nossa sociedade. Com grande consternação, os participantes verificaram que o tráfico de pessoas e tráfico de órgãos e partes do corpo humano é uma dramática realidade no seio do nossoPaís e da Região e que exige,por parte dos Governos, ga Igreja e da Sociedade civil a tomada de urgentes medidas com vista a estancar esse mal.
Maputo, 9 de Novembro de 2022
Os participantes

De Gurue participaram o Sr. Bispo Dom Francisco Lerma e o Pe. Júlio Agosto, Director do Secretariado Diocesano de Pastoral.