Beato João Paulo II Papa do nosso tempo

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA EM ACÇÃO DE GRAÇAS PELA BEATIFICAÇÃO DO PAPA JOÃO PAULO II.
Homilia de D. Francisco Lerma
Catedral de Gurúè, 17.07.2011
Introducção

No passado 1º de Maio, o Papa Bento XVI beatificou o seu antecessor o  Papa JOÃO PAULO II, de feliz memória.

O evento traz-nos à memória a figura e o pontificado deste grande Papa do nosso tempo.
Ele deu um rosto renovado à Igreja Católica ao implementar as decisões do Concílio Vaticano II.
A sua acção ultrapassou os limites da Igreja Católica, influenciado directamente a vida da sociedade em geral.

Um Papa que foi admirado por todos, dentro e fora da Igreja Católica. A sua pessoa e o seu pontificado são dignos de lembrar nesta nossa celebração.

I.- A sua pessoa

Quando ele foi eleito Papa (16 de Outubro de 1978), eu era jovem missionário, pároco na Paróquia de Cuamba. Posteriormente tive a grande oportunidade de duas vezes concelebrar com Ele  na Capela privada onde diariamente  celebrava a Eucaristia. E mais outros encontros mais gerais.

Foi eleito Papa na plenitude da vida de uma pessoa, tinha 58 anos de idade. Era um Papa relativamente jovem, um Papa para o nosso tempo.

O seu estilo, a sua maneira de ser e de falar aproximaram-no logo do povo. O seu estilo directo de se dirigir às pessoas, a forma clara e a linguagem que usava fazia com que as pessoas compreendessem a mensagem evangélica.

Todos lembramos facilmente aquela sua frase tão célebre que percorreu o muno  inteiro:
 NÃO TENHAIS MEDO DE ABRIR AS PORTAS A CRISTO!

II.- O Seu ensinamento

Ele tomou a peito anunciar o evangelho de Cristo a partir da sua própria experiência de fé, amadurecida sob a opressão da ditadura ateia que dominava na sua terra natal, a Polónia, e esclarecida pelo sacrifício e pelo testemunho. Os tempos da sua juventude  eram tempos muito difíceis no seu país onde os cristãos eram perseguidos e encarcerados.

Já como Papa governou a Igreja conduzindo-a sabiamente durante os mais de 25 anos que durou o seu pontificado.

Orientou a vida dos cristãos com o seu ensinamento nas 14 Cartas Encíclicas que escreveu, com a primeira de todas (“Cristo Redentor da  Pessoa Humana”). Este ensinamento da fé foi continuado durante o resto da sua vida com inumeráveis cartas, mensagens, exortações e muitíssimos documentos, entre os quais, para nós especialmente , sobressai a exortação Pos- sinodal  “AIGREJA EM ÁFRICA”, onde se fala da situação de pobreza do nosso continente e da Inculturação, tão necessária para que o Evangelho deite raízes nas nossas Culturas e no coração de cada um de nós.

JOÃO PAULO II teve também particular atenção para com os jovens.  Em 1985 lançou as Jornadas Mundiais da Juventude. Também Ele começou os Encontros Mundiais das Famílias.

III.- A renovação da vida da Igreja
João Paulo II trabalhou incansavelmente pela revitalização da vida espiritual, litúrgica e pastoral da Igreja em todo o mundo. Isto foi feito de maneira especial durante os três anos de preparação que antecederam à entrada no Novo Milénio. Outras iniciativas importantes foi a publicação do novo Catecismo da Igreja Católica e o novo Código de Direito Canónico, actualizando a catequese e as leis da Igreja às novas situações da Igreja no nosso tempo, na fidelidade aos ensinamentos do Concílio Vaticano II.
IV.- Fora da Igreja
João Paulo II  foi um grande impulsor do diálogo com as outras religiões e com as culturas e com a transformação social do mundo. À sua acção directa deve-se o acesso de muitos povos à paz, à liberdade, à justiça e à paz.
Entre esses povos encontra-se Moçambique.
Com a sua Visita ao nosso País em  Setembro de1988 mudou a história de Moçambique. De facto, com a sua intervenção pessoal, acompanhada,depois,  pelos nossos Bispos e por todo o Povo, acelerou-se o processo que nos levaria a proclamar a paz em 4 de Outubro de 1992.
Conclusão
Por tudo isso e por mais coisas que aqui não mencionei, encontramo-nos esta manhã aqui reunidos celebrando as maravilhas que Deus operou neste santo Papa que hoje a Igreja venera como Beato João Paulo II.
Seja o nosso novo Protector das nossas famílias, do nosso Povo para que nunca mais haja guerra entre nós; e protector das nossas Comunidades, paróquias e de toda a nossa Diocese.
Beato João Paulo II:
Rogai por todos.
Gurúè, 17 de Julho de 2011
+ Francisco
Bispo de Gurúè