sexta-feira, 24 de julho de 2015

ENCONTRO DIOCESANO SOBRE A VISITA AD LIMINA


Os Bispos de Moçambique com o Cardeal Fernando Filoni, Prefeito de Propaganda Fide, durante a Vista ad Limina
 

ENCONTRO  DIOCESANO COM OS MISSIONÁRIOS

Gurúè,  24.07.2015
No último fim de semana (17.07.2015), D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè reuniu com os sacerdotes, religiosas e religiosos da Diocese, na Casa Diocesana para lhes comunicar o que foi a expiência vivida durante a recente Visita ad Limina Apostolorum dos Bispos de Moçambique, durante o mês de Maio do corrente ano. Participou neste encontro diocesano a maior parte dos sacerdotes e religiosos que actualmente trabalham na Diocese.
Eis o resumo dos assuntos tratados:

TEMA: PANORÁMICA SOBRE A VISITA AD LIMINA

1.- Encontro com a “Congregação para a Evangelização dos Povos”. Cardeal Fernando Filoni. Foi o primeiro, o mais longo –duas horas- e onde não houve praticamente diálogo.

Temas do encontro:

·        Comunhão eclesial: Igreja local + Igreja universal.

·        Encíclica “A Alegria do Evangelho”. Um documento programático.

·        Missão do Bispo na Diocese, com os sacerdotes, com os religiosos; responsabilidade pelas vocações: talvez não temos uma pastoral vocacional devidamente organizada: as motivações iniciais, a formação, o acompanhamento desde o primeiro momento nas paróquias.

·        O relacionamento com os sacerdotes, primeiros colaboradores na missão dos Bispos. A sua formação depois de ser padre: a saúde, a situação económica, a preparação pastoral, a espiritualidade, a moralidade (os que tem filhos…).

·        A questão económica merece uma abordagem séria, urgente, global Criar uma estrutura económica e de comunhão: tomar consciência; transparência; administração deve ser óptima (responsabilidade, transparência; participativa.

·        O trabalho profissional (nas Escolas… não deve sentir-se em primeiro lugar nem prioritário;

·        Relações entre Bispos e Religiosos:  contratos ou convenções são obrigatórias<. Congregações de direito diocesano: condições.

2. Com a Universidade Urbaniana:

Situação de S. Pio X; de S. Agostinho; Do ISMMA. Faculdades de Filosofia e de Teologia em Maputo: um processo em estudo, com propostas concretas.

3. Pontifício Conselho para os Leigos/ e da Família.

É a hora dos leigos.

A Família hoje: dois Sínodos.

4. COM O PAPA FRANCISCO(09.05.15)

·        Discurso (já foi publicado). Deve ser divulgado pelas paróquias, casa religiosas e comunidades. 1.Saudaão a todos os membros das Dioceses;2..Tu, amas-me? É essencial para sermos pastores (Papa, bispos e Padres).3.Preocupação prioritária: situação do clero diocesano, a sua vida, a sua formação, a situação económica. 4.Os Religiosos/as: missionários com a estofa de Paulo;Ano da Vida Consagrada; usta inserção na vida diocesana, os carismas enriquecem a diocese; unir, harmonizar e racionalizar as forças eclesiais da diocese; 5. a existência do Conselho Presbiteral, do Conselho Pastoral e do Conselho dos assuntos económicos. 6. A cultura do “encontro” com as realidades coio-culturais, 7. Os jovens. Apoiar a vossa juventude; reavivar a pastoral nas universidades e nas escolas; 8. A família: a defesa da vida

·         

·        Carta do Papa sobre este tema. Não pode haver duas classes de clero. Perguntas para responder até ao 15 de Junho passado: 1.Qual é a capacidade financeira dos sacerdotes diocesanos no Pais e na vossa Diocese? 2.Qual é contribuição para o sustento económico do clero fornecido pelos Bispos Diocesanos ou pela Conferência Episcopal? 3. Quais diligências foram levadas a cabo para garantir o sustento necessário para o clero diocesano? Existem institutos para o sustento do clero? 5.Quais são as iniciativas ou plano para o crescimento dos recursos que os Bispos pretendem promover para solucionar a situação financeira do próprio clero, tendo também em conta a segurança social do mesmo? 6.O  que poderia ser feito a nível da Igreja local ou da Santa Sé para afrontar este delicado tema?

5.Encontro com os moçambicanos em Roma (10.05.15).

6.Concelebração com o Papa (11.05.15).

Foi publicada a Homilia.

7.Congregação para o Clero (11.05.15): Formação, espirtualidsde, economia. Acompanhamento dos seminaristas em formação; o isolamento. Os padres jovens.

8.Congregação para o Culto:

A Liturgia: Unificar os gestos; aa demasiadas danças e cânticos e alguns gestos sem sentido nem significado; a gesta da paz; as traduções.

9.Justiça e Paz:

 Mega projectos…Necessidade de trabalharmos  em rede.

10. Congregação para a Vida Consagrada e institutos de Vida Apostólica.

Critérios fundamentais. Situação da formação, Formação permanente; Vida comunitária. Ano da Vida Consagrada. CARTA (depois da Visita).

11. Acordo com a Rádio Vaticana.