sexta-feira, 6 de julho de 2012

A Santinha: abençoada a nova imagem

Na tarde de 06.07.2012, com uma numerosa participação de fiéis, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, abençuou e colocou na gruta da "Santinha", a nova imagem de N. S. de Fátima.

Numerosas senhoras da Legião de Maria da Paróquia da Sé Catedral, com o seu capelão, o Pe. Miguel António Oliveira, forma em peregrinação nas primeiras horas da manhã. E ali estiveram recolhidos em oração todo o dia ate, que já na parte da tarde, chegarm mais outros pereginos, acompanhando o Sr. Bispo e o Vigário Geral. Também participaram, entre outras auotridades civis, o Director e outros dirigentes da Empresa de Chá, proprietária do lugar onde se encontra a gruta da "Santinha".

Após da reza do Terço, no largo à frente da capelinha, procedeu-se a bênção da imagem de N. S. de Fátima. Na breve homília, D. Francisco explicou a sentido da celebração e a mensagem de paz e de reconciliação que deve inspirar a todos os que aqui vierem em peregrinação. Um lugar sagrado para a reflexão, a oração e a contemplação da natureza que nos leva até ao seu próprio Autor.

D. Francisco concluiu invocando as graças de Deus sobre cada uma das nossas família, sobre nossa Cidade e Distrito e sobre toda a Diocese de Gurúè, que desejamos extensiva a todo Moçambique e a todo o mundo.

domingo, 1 de julho de 2012

Ordenação Sacerdotal do Pe. Basílio António Uahica


O diácono Basílio durante o interrogatório inicial antes da ordenação

No dia 1º de Julho de 2012, no Alto Molócuè, foi ordenado sacerdote o diácono dehoniano BASÍLIO ANTÓNIO UAHICA, pela impoisção dos mãos de D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè.

O Bispo D. Francisco apresenta ao povo o recém ordenado Pe. Basílio

O Pe. Basílio nasceu a 15 de Novembro de 1974 em Novanana no Distrito de Alto Molócuè, Paróquia de N. S. Rainha do Mundo, Diocese de Gurúè.
As dançarinas alegraram a celebração.

Foi baptizado pelo Pe. Leali, dehoniano, no memso ano. Basílio é o 3º dos 9 filhos de António Uahica e Luísa Tomás, dos quais 7 estão ainda vivos e 2 já adormeceram na Paz. Educado numa família profundamente cristã, Basílio ganhou gosto pela religião católica seguindo o bom exemplo dos seus país.
Pe. Basílio com os seus pais durante a Procissão de Entrada

Os primeiros anos foram vividos em Nrule. Aqui, para além da catequese que ferquentou na comunidade, também frequentou os estudos primários do 1º grau, desde 1981. Mais tarde, concluiu a 10º classe em Quelimane.
D. Francisco e o Pe. Basílio  recebendo as ofertas para o Sacrifício

Basílio ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração (Padres Dehonianos), em Quelimane, para frequentar o Seminário Propedêutico de Santo Agostinho.
A comunidade durante a celebração da ordenação
Nos anos de 2000 - 2001, fez o Postulantado e Noviciado no Gurúè. No dia 8 de Dezembro de 2001, emitiu os primeiros votos religiosos.

Entre os anos de 2002 - 2004, fez o Curso de Filosofia no Seminário de Santo Agostinho na Matola. E de 2006 a 2009 continuou os estudos deTeologia no Instituto Teológico de S. José em Pietermarisburg (Africa do Sul).
O Pe. Basílio recém ordenado sacerdote

No final de 2009, volta a Moçambique e passa a formar parte da comunidade paroquial de Nauela - Milevane. Foi ordenado diácono em Milevane pela imposição das mãos de D. Francisco Lerma Martínez, Bispo de Gurúe, em Fevereiro de 2011. Em Milevane continuou a exercer o seu ministério diaconal até hoje.