terça-feira, 1 de novembro de 2016

PROGRAMAÇÃO DIOCESANA DO MÊS DE NOVEMBRO

Programação Diocesana das atividades do mês de Novembro 2016. 01.11.2016. Solenidade de todos os Santos. Reunião extraordinária do Conselho dos Consultores Diocesanos. 02.11.2016. Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. Celebração presidida por D. Francisco no Cemitério Diocesano dos Santos Anjos em Invinha. 03.11.2011. Encerramento do Ano Académico e de Formação no Seminário Diocesano Propedêutico de S. José. 05-06.11.16. Participação nas celebrações dos 25 Anos da Diocese de Nacala. 08.11.2016. Reunião ordinária do Conselho dos Consultores Diocesanos. Reunião do Conselho dos Presbíteros. 08 - 10.11.16. Assembleia Diocesana de Pastoral. 13.11.2016: Encerramento Diocesano do Jubileus da Misericórdia. 14-20.11.16: O Bispo participa na 2ª Plenária da Conferência Episcopal de Moçambique. 21-26.11.2016: O Bispo participa na Sessão Plenária da IMBISA: Conferências Episcopais da África Austral.

domingo, 30 de outubro de 2016

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DA ANUNCIAÇÃO. MONEIA. 30.10.2016. 5º dIA.

VISITA PASTORAL A MONEIA 2016. 30.10.2016. 5º DIA. Hoje os fiéis concentraram-se na sede da Paróquia, em Moneia. Estiveram presentes as comunidades de duas Zonas Pastorais: ZONA ASTORAL PASTORAL DE MONEIA. Comunidades cristas: S. Luís Gonzaga de Namipaua; S. Coração de Jesus de Kapani; Santa Maria Mãe de Deus de Mapoione; S. Pedro Claver de Mirela; S. António Maria Claret de Nahota; N. S. da Anunciação de Moneia; e S. Luzia de Mahelatxo. ZONA PASTORAL DE MANA. Comunidades cristãs: S. Paulo de Mana; S. José de Miresse; S. Maria Madalena de Nahôa; S. Paulo de Napila; Menino Jesus de Makula; S. Pedro de Wawa; S. Tiago de Mutxora; Santa Maria de Nihanyaka; e S. José de Muelahipa. Na mensagem dirigida ao Sr. Bispo foram salientados, entre outros, os seguintes assuntos: A noa era da Paróquia, com a sua elevação a Paróquia, a nomeação do novo Pároco e, a gora, com o Vigário Paroquial, a Abertura da Porta Santa nesta Igreja paroquial, a Formação dos animadores dos ministérios realizada nas várias Zonas da Paróquia, a participação dos jovens na peregrinação da Jornada Mundial da Juventude em Malua, a participação dos fiéis desta Paróquia na Peregrinação Mariana ao Santuário de Malua, no mês de Agosto do corrente ano. Na sua intervenção, a Irmã Atanásia, natural de Moneia e membro da Congregação das Irmãs de S. João Baptista e Maria Rainha, falo sobre as vocações à vida consagrada e à vida sacerdotal. O Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, na sua catequese, falou sobre a identidade do cristão (“Quem sou eu? Onde estou? E aonde vou?”), as exigências morais da vida cristâ, sobre os problemas dos casais e dos jovens e, finalmente, sobre os casamentos prematuros e gravidezes precoces. D. Francisco apresentou as orientações dadas ontem na sessão plenária com o Conselho Pastoral Paroquia, nomeadamente: 1. Património da Diocese: Situação dos terrenos das capelas e dos edifícios da sede da Paróquia por legalizar uns, outros ainda ocupados por entidades oficiais e funcionários, a ocupação e uso de terreno por terceiros; 2. Formação: necessidade de cursos de formação em cada uma das Zonas para cada um dos ministérios; 3. Catequese: reforçar e requalificar a catequese em cada uma das fases etárias e dos grupos de preparação para os vários ministérios; 4. Situação político-militar-social do País: a participação no grupo dos mediadores de dois Bispos, nomeados pelo Papa Francisco, a pedido pelas partes responsáveis no conflito; e a necessidade reanimar e requalificar do ministério da Justiça e Paz em todas as comunidades. Os confirmados hoje foram 105 cristãos. Igrejas evangélicas e outras confissões religiosas presentes nesta área geográfica: União Baptista, Igreja de Cristo em Moçambique; Visão Mundial; Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique; Igreja Nova Apostólica; Igreja Emanuel; Igreja Paz de Cristo; Assembleia de Deus Africana; Igreja dos 12 Apóstolos; Igreja Reino de Deus; e Comunidade Muçulmana.

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DA ANUNCIAÇÃO. MONEIA. 29.10.2016. 4º DIA.

Visita Pastoral a Moneia 4º Dia.29.10.2016. Sábado. NA PARTE DA MANHÃ Às 09.00H, na sede da Paróquia, o Bispo reuniu-se com os membros do Conselho Pastoral Paroquial. Participaram os três conselheiros da Paróquia, os 9 coordenadores das Zonas Pastorais e os 9 delegados eleitos, o representante dos movimentos apostólico, o delegado dos grupos juvenis e o Secretário do Conselho Pastoral Paroquial, além do Pe. Rony Sebastian, Pároco, e o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese. Depois de uma breve apresentação dos presentes e da agenda de trabalho, o secretário do Conselho apresentou o Relatório da vida da Paróquia dos dois últimos anos e o Relatório da Economia. Seguiu-se um tempo de diálogo durante o qual foram apresentados diversos assuntos e problemas que mereceram uma resposta adequada por parte do Bispo: Diversos assuntos relacionados com a pastoral familiar (divórcios, separações, poligamia, amigados, abandonos por causa do casamento,); a juventude no tempo actual; penas/penitências; proibição de comungar; negação de enterro católico, movimentos apostólicos; pároco residente; falta de Irmãs na Paróquia; terenos da paróquia,; ocupação dos edifícios da Paróquia pelas autoridades e entidades locais (Secretaria do Posto Administrativo, residência do chefe da Polícia; professores e outros funcionários), sem nenhum entendimento nem documento local com a Paróquia); baptismo em perigo de vida; passagens a outras Igrejas; situação político-militar e social; ministério da Justiça e Paz. O Bispo e o Vigário Geral responderam a cada uma das questões apresentadas pelos membros do Conselho. A seguir ao encontro com o CPP, o Bispo visitou o Cartório Paroquial onde apreciou a organização do arquivo paroquial e assinou os livros paroquias de direito. NA PARTE DA TARDE Às 16.00H.Na parte da tarde D. Francisco celebrou a Eucaristia concelebrada pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, Pe. Rony Sebstian, Pároco de Moneia, e pelo Pe. Franscimar António Ricardi, Vigário Paroquial de Moneia, com as crianças, adolescente e jovens dos vários grupos de catequese na sede da Paróquia S. Josefina Bakhita, na vila de Gilé.