sexta-feira, 4 de setembro de 2015

xx aniversário da Universidade Católica e Festa de S. Agostinho


XX ANIVERSÁRIO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE  E  FESTA DE S. AGOSTINHO
HOMILIA DE D. FRANCISCO LERMA, BISPO DE GURÚÈ
SANTO AGOSTINHO

Personalidade polifacetada onde todos podemos encontrar uma fonte de inspiração, um modelo de vida, um mestre intelectual, um pastor, um estudioso, um professor, um orador um santo.

É suficiente um olhar sintético à sua biografia para termos uma prova sobre estas afirmações.

1.Agostinho nasce em 354, na cidade de Tagaste, entre o que hoje conhecemos por  Argélia e Tunes.

Educado na estrita tradição cristã pela sua mãe Mónica, à qual ficou profundamente unido toda a su vida não só pelos laços naturais da carne e do sangue, mas sobretudo, pelos laços da comunhão de ideias e de valores e pelos laços da fé.

2.A sua juventude está marcada pelos estudos da retórica e por aquela atitude interior que o acompanhou até ao fim da sua vida, uma profunda inquietação pela procura dos valores absolutos da VERDADE, do AMOR e a BELEZA. Forma parte de todo este caminho e procura da VERDADE as mais variadas leituras de tudo o que encontrava: os clássicos humanistas, os filósofos greco-romanos, a Sagrada Escritura. Aderiu finalmente ao racionalismo e ao materialismo dos Maniqueos, que mais tarde abandonaria, ao encontrar outra VERDADE.

3. Foi Mestre e ensinou nas cidades de Tagaste e de Cartago. Mais tarde, na ánsia de encontrar maiores Verdades e aprofundar os seus conhecimentos viajou a Roma e Milão. Em Milão encontrou o grande Bispo AMBRÒSIO. Guiado por tão ilustre pastor e doutor, retomou a leitura da Sagrada Escritura e, finalmente, abriu-se a Cristo. Foi bapizado na Catderal de mIlão aos 33 anos (387).

4. HIPONA.

Voltando à sua terra natal, é ordenado sacerdote e, mais tarde, Bispo de HIPONA, onde se dedicou totalmente ao ministério da Palavra e à vida monástica.

É Pai, Mestre e Doutor.

-------------

Em AGOSTINHO encontramos uma extraordinária e riquíssima personalidade.

Nele encontramos o homem feio de ossos e de carne, de nervos e de sangue, com um desenvolvimento extraordinário; o pai de família, o homem mundano que procura toda classe de felicidade..

Nele encontramos o homem de estudo e o escritor; o orador e  conselheiro; o poeta, o filósofo e o teólogo; o poeta dos afectos e da verdade, o mestre de vida espiritual; o cristão e o homem consagrado a Deus; o padre, o religiosos, o Bispo, o monge, o fundador de uma ordem monástica.

Ele recebeu os dons mais altos: a inquietação de um jovem, a alavra criadora, a eloquência, o silêncio contemplativo, o dom da reflexão, o dom da oração, a força de fender os valores que professava, a força e a sabedoria de governar, o dom do discernimento.

Não lhe faltou a experiência de filho e de pai; de pecador arrependido e de Bispo rigoroso;  de aluno dedicado e de professor exemplar; de homem mundano e de monge reservado; de pensador e de orador insigne ; e sobretudo de MESTRE DE TOD O OCCIDENTE.

AGOSTINHO procurou a VERDADE por todos os caminhos até a saciedade, até que encontro a fonte da VEDADE E DO AMOR, O PRÒPRIO DEUS,

Com a sua morte (28.08.430, faz 1585 anos) ele nasce definitivamente para a VERDADE TOTAL e O AMOR ABOSUTO  que sempre procurou. Para nós nasceu o mestre, o exemplo e o intercessor.

Nele todos podemos encontrar inspiração para a nossa vida, seja qual for a nossa condição.

                        Gurue, 3 de Setembro 2015

                        + francisco lerma martínez