quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

FALECEU O PE. LOURENÇO PISTELLI, MISSIONÁRIO EM MOLÓCUE, NAUELA E MUALAMA



P. LOURENÇO PISTELLI


 

Na tarde daquele mesmo dia Jesus disse aos seus discípulos: “Passamos para a outra margem”. (Mc 4,35)

Padre Lourenço Pistelli faleceu na madrugada do dia 19 de Fevereiro de 2017 na casa de Bolognano, na Itália. Nesta casa, reservada aos confrades anciãos e doentes, ele passou os seus últimos quatro anos.

Tinha nascido no dia 1 de Maio de 1923 a Léguinho, uma pequena aldeia nas colinas da Província de Reggio Emília na Itália, uma aldeia que deu muitas vocações para a vida religiosa e a vida sacerdotal. Passou os anos da escola secundária no Seminário Menor dos padres do Sagrado Coração de Jesus em Albino e o noviciado em Albissola, onde emitiu a sua primeira profissão a 29 de Setembro de 1942. Os anos de liceu e de teologia os passou em várias partes conforme a guerra mundial em curso naqueles anos obrigava a se refugiar. Foi ordenado sacerdote em Bologna no dia 25 de Junho de 1950.

Logo depois da ordenação sacerdotal manifestou o seu desejo de partir para as missões da África. Estas as palavras que escreveu no seu pedido: “As missões da África sempre foram o meu mais vivo desejo e, se o Coração de Jesus me chamar, Reverendo Padre, sou feliz de partir com a esperança de ser útil no meio daquele povo”.

Não sendo logo atendido, repetiu o pedido dois anos mais tarde, em 1952. Embora os médicos não aconselhassem este tipo de escolha por causa da sua saúde, os superiores aceitara e ele partiu para Moçambique.

Iniciou a sua atividade missionária na fundação e nos primeiros passos do Catequistado, antes em Alto Molócuè e depois em Nauela.

Mas a sua grande obra missionária foi na Missão de Pilima, em Mualama, no Distrito de Pebane. Ai ficou e trabalhou dando o melhor de si mesmo até ao ano de 1969, quando teve de regressar para Itália. Em Mualama, junto com os outros Padres, construiu todas as obras da missão: casa dos Padres e das Irmãs, igreja, lares para rapazes e para meninas, escolas, hospital, plantações de coqueiros e de cajueiros…, além do trabalho maior da evangelização, fundando comunidades cristãs e acompanhando-as no seu crescimento.

Uma das suas alegrias foi poder voltar, mesmo se por breves tempos, três vezes a Moçambique e poder rever lugares, pessoas, comunidades e reviver as emoções do encontro e da alegria de ver crescido o que ele tinha deixado.

O que foi bonito é que, regressando para Itália, não mudou o seu estilo de vida simples e imediato, acolhedor para com todos, quer no empenho de apoiar jovens objetores de consciência contro o serviço militar obrigatório, quer nos longos anos em que foi pároco em Banharola. Em Banharola fez de um povo disperso e bastante insensível à religião e à prática religiosa, uma comunidade paroquial unida, fervorosa e serviçal. Banharola, paróquia do campo, tornou-se também hospitaleira de grupos para retiros ou reflexões de grupos.

O que caraterizou sempre a vida do padre Lourenço foi o entusiasmo e a constância em levar a frente tudo o que, ao longo da sua vida, lhe foi confiado pela Congregação e pala Igreja.

Mesmo se o Padre deixou Moçambique há muitos anos, nos sentimos ligados a ele de uma forma particular, porque sempre viveu os problemas de Moçambique, quer políticos, quer eclesiais em primeira pessoa, sentindo e participando aos acontecimentos como se estivesse presente: o colonialismo, o entusiasmo da independência, a revolução, a guerra civil e o desejo de reconstrução nacional.

Ora encontra-se enterrado no cemitério da sua aldeia natal, em Léguinho. Nos sentimos solidários na oração com toda a Província Italiana scj, com os seus familiares e amigos e renovamos mais uma vez a nossa fé na Ressurreição do Senhor e na nossa própria ressurreição. Que o Senhor o acolha na sua bondade e lhe de o prémio de contemplar o seu rosto em eterno. E… um obrigado sentido ao Senhor por ter-nos concedido este Padre

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

CALENDÁRIO DIOCESANO DO MÊS DE FEVEREIRO 2017

02.02.17: Estruturação das Comissões no Seminário S. José.

04.02.17: Início do Ano de Pastoral em todas as Paróquias.

11.02.17: Encontro de D. Francisco com os formadores dos Seminários S Pio X, de Maputo, e S 
.               Agostinho, da Matola.
13.02.17: Reunião com os trabalhadores da Casa Diocesana.
               
.18.02.17: Abertura do Ano Académico na Extensão do Gurúè da UCM.
                 Celebração Eucarística na Catedral
                 Reunião do Corpo Docente do Seminário Diocesano Propedêutico de S. José.
19.02.17. Celebração da Eucaristia Dominical na Catedral presidida por D. Francisco.

20.02.17. Abertura do Ano Académico na Escola Secundário Madre Maria Clara, de Invinha.

22.02.17: Encontro de D. Francisco com os Seminaristas e Formadores do Seminário de S.
                José.
24-25.17: Retiro mensal .
26.02.17: Tomada de posse do Pároco da Capelania de S. Isidoro Bakhanja, o Pe. Américo
                António.



1