sábado, 9 de setembro de 2017

6º DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DE MOLUMBO, 09.09.2017



VISITA PASTORAL A MOLUMBO,
6º DIA: 09.09.2017
Hoje a concentração dos cristãos foi na comunidade de S. José de Murupa a 12 kms da sede da Paróquia na estrada de Molumbo a Namarrói.
Estiveram presentes  comunidades das Zonas Pastorais de que integram o Centro Pastoral de Murupa, isto é. Mpassa e Pikuni.
CENTRO PASTORAL DE MURUPA
I.- ZONA PASTORAL DE MPASSA
Comunidades cristãs: S. José de Murupa; S. Carlos Lwanga de Nanguru; S. Coração de Jesus de Mapassa e Centro de Catequese de Mutulussa; S. Maria Madalena de Matxitxi; e S. João Baptista de Tumbine.
II.- ZONA PASTORAL DE PIKUNI
Comunidades cristãs: Sagrada Família de Pikuni; S. João Baptista de Tambalala e Centro de Catequese de Kwasamarwa; N. S. de Fátima de Kilikwi; S. Lucas de Namaiara; e S. António de Txirumba.
Os crismados hoje foram 128.
IGREJAS EVANGÉLICAS
União Baptista Universal; Igreja de Cristo; Igreja Anglicana; Testemunhas de Jeová; Assembleia de Deus; Adventistas do 7º Dia; Igreja Evangélica; Igreja Pentecostal; União na Colheita; Igreja Reformada; Igreja Etíope; Igreja Nova Apostólica; Igreja Samaritana.
INTERVEÇÕES
Mensagem
Na mensagem das comunidades foram apresentados, dentre outros, os seguintes assuntos: a consolidação da paz e os baixos preços dos produtos das machambas.
A Irmã Maria Odete falou aos jovens sobre a vocação.
O Pe. Agostinho falou sobre a unidade da Igreja, sobre o próximo Sínodo dos Bispos sobre a Juventude (Roma 2018) e sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude Panamá/2019.
CATEQUESE DO BISPO
Hoje D. Francisco falou sobre a nossa identidade como Igreja Católica: sermos fiéis à Palavra de Deus, à Tradição dos nossos antepassados na fé e ao ensinamento actual da Igreja.
No fim da tarde, já na sede do Distrito, D. Francisco, acompanhado pelos Pe. Agostinho Vasconcelos, Pe José Pedro, Pároco, e Pe. Eustáquio César, Vigário Paroquail,  visitou a Srª Administradora do Distrito para a cumprimentar e lhe apresentar as preocupações das população que foi recolhendo durante as encontros que manteve com as comunidades.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

QUINTO DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DE MOLUMBO. 08.09.2017

QUINTO DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DE MOLUMBO.
SEXTA FEIRA 08.09.2017
A concentração dos fiéis hoje foi na comunidade de N. S. de Fátima de MASSOKONA, localizada a uma distância de 25 kms na estrada de Molumbo a Namarrói. Estiveram representadas 5 comunidades da Zona Pastoral de Massokona e 4 comunidades da Zona Pastoral de Murrarama. Ambas Zonas formam o Centro Pastoral de Massokona.
CENTRO PASTORAL DE MASSOKONA
I.- ZONA PASTORAL DE MASSOKONA.
Comunidades cristãs: N. S. de Fátima de Massokona; N. S. do Rosário de Pipissiko; S. Francisco de Nahipa; S. Pedro de Muelamahi; e S. Tiago de Ntokole.
LL.- ZONA PASTORAL DE MURRARAMA
Comunidades cristãs: N. S. Rainha de Murrurama, S. Gabriel de Sinai; S. António de Missola; S. Miguel de Mahara.
Os crismados hoje foram 92.
IGREJAS EVANGÉLICAS E OUTROS GRUPOS RELIGIOSOS PRESENTES NESTA ÁREA GEOGRÁFICA
Igreja de Cristo em Moçambique; União Baptista Universal; Igreja Nova Apostólica; Igreja Etiópica e mais outros grupos independentes.
ONTERVENÇÕES
A Irmã Maria Odete, das Irmãs da Imaculada Conceição (Irmãs Diocesanas de Lichinga), da comunidade de Molumbo, na sua breve intervenção, teve palavras de encorajamento para os jovens seguirem a sua vocação e, se for o caso, não desistir da vocação à vida consagrada.
O Pe. Agostinho Vasconcelos, depois de insistir na unidade da Igreja, encorajou os jovens a responder ao Questionário de preparação do próximo Sínodo dos Bispos sobre a juventude e a participar na preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude/Panamá 2019.
CATEQUESE DO BISPO
D. Francisco hoje falou sobre a problemática juvenil e a intima relação e comunhão entre a pastoral juvenil e a pastoral familiar. Todos somos responsáveis pela educação e formação dos jovens.

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

4º VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DE MOLUMBO. 07.09.2017Z



4º DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE S. CRUZ DE MOLUMBO. 07.09.2017
A concentração hoje foi na comunidade de N. S. da Anunciação de  MWALÁ, a 45 kms da sede da Paróquia, na estrada Molumbo – Milange. Reuniram fiéis de 25 comunidades das 4 Zonas Pastorais (Inwiki, Nyaminyasi, Mwalá e Khipanga, que formam o Centro Pastoral de  Mwalá.
É uma zona de forte influència musical, linguística Cinyanja e religiosa pela sua vizinhança com o Distrito de Milange e com vizinho Malawi. Pelo mesmo motivo, há uma forte presença de inumeráveis Igrejas evangélicas e grupos religiosos independentes.
CENTRO PASTORAL DE MWALÁ
I.- ZONA PASTORAL DE MWALÁ.
Comunidades cristãs: N. S. da Anunciação de Mwalá; S.Pedro Claver de Matukuti; S. João Baptista de Magengane; S. Paulo de Namoio.
II.- ZONA PASTORAL DE INWIKI
Comunidades cristãs: S. José de Inwiki; S. Pedro de Namiravane; S. António de Riolú; S. Miguel de Macondonuane; S. Maria de Kotokwani.
III.- ZONA PASTORAL DE NYAMINYASI
Comunidades cristãs: S. António de Nyaminyasi; S. Miguel de Namadora; S. Francisco de Midima: Nondue; e S. Lucas de Mizimbe.
IV.- ZONA PASTORAL DE KHIPANGA
Comunidades cristãs: S. José de Nyamafu; Chipanga; Nré; Natxisope; Nyanyane; e Mambuene.
Na mensagem que as comunidades apresentaram ao Bispo salientou-se especialmente dois assuntos que preocupam à população, isto é, a consolidação de uma paz duradoura (“a +az não é apenas o silencio das armas”); os baixos preços com que são comprados os produtos que a população cultiva (milho, feijão, soja); e os altos preços dos géneros alimentícios de primeira necessidade. Esta situação que, se se agravar, pode minar os alicerces da paz.
O Pe, Agostinho, na sua intervenção falou, em primeiro lugar, da Igreja; quem é  o “dono” das nossas comunidades? Perguntou aos fiéis. Ninguém é dono da comunidade, só Jesus Cristo é o centro e o dono da comunidade. E, à seguir, dirigiu-se aos jovens para participarem na preparação do Sínodo do Bispos sobre a juventude (Roma 2018) e na próxima Jornada Mundial da Juventude/Panamá 2019, respondendo ao Questionário que, oportunamente, lhes foi enviado pelo Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral.
D. Francisco falou sobre os alicerces da Paz, especialmente sobre a justiça e sobre os problemas económicos e sociais que afligem a todo o povoe. Neste sentido falou do empenho dos Bispos e da responsabilidade de todos os cidadãos segundo as orientações da <doutrina Social da Igreja. E frisou sobretudo na necessidade da revitalização do ministério da Justiça e Paz em cada uma das comunidades, da formação dos responsáveis por este ministério em ordem à divulgação dos Direitos Humanos, da Constituição de Moçambique, da Lei da Terra, da Lei da Família, etc., e das Cartas dos Bispos sobre estes temas.
Os crismados hoje fora 72.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

3ª DIA DA VISITA PASTORAL A MOLUMBO. 06.09.2017



3º DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE S. CRUZ DE MOLUMBO – 06.09.17 –
A concentração dos fiéis hoje foi na comunidade de S. Pedro de Nipataka. Estiveram representadas 15 comunidades das três Zonas Pastorais que formam o Centro Pastoral de NYONYO. O lugar da concentração dista aproximadamente 40 kms da sede do Distrito e, devido ao mau estrado dos caminhos, demoramos duas horas em chegar.
CENTRO PASTORAL DE NYONYO
I.- ZONA PASTORAL DE NYONYO.
Comunidades cristãs: S. Maria de Nyonyo; S. Pedro de Nipatka; S. João Baptista de Luni; S. José de Mudusi; S. António de Motho; e S. António de Kwani com o Núcleo (= Centro de Catequese) de Makunguni).
II.- ZONA PASTORAL DE MUNUHA.
Comunidades cristãs: S. Teresa do Menino Jessus de Munuha; S. Tiago de Napalavi; S. José de Mokotxo; S. Pedro de Liasi; e S. António de Pinintxi.
III.- ZONA PASTORAL DE BAMALEMBO
Comunidades cristãs: S. António de Namalembo; N. S. de Lurdes de Maramaleno; S. Maria de Masumbane; e S. Pedro de Tevé.
Nota-se uma forte influência do vizinho Malawi através do uso da moeda malawiana, da música, dos comerciantes e de inúmeras Igrejas autónomas e grupos religiosos.
Igrejas evangélicas presentes nesta área geográfica: Igreja Etiópica; Igreja de Cristo; Igreja Samária; Igreja Nova Apostólica; Igreja Quatro Orações; Testemunhas de Jeová: Pentecostais; Família de Jesus.
Estiveram presentes algumas autoridades tradicionais: O Régulo e um  dos líderes comunitários da rezona.
Os confirmados hoje foram 123.
Como de costume nesta Visita Pastoral, na sua intervenção o Pe. Agostinho dirigiu-se especialmente aos jovens lembrando-lhes a sua participação na preparação do próximo Sínodo dos Bispos sobre a Juventude (Roma 2018) respondendo ao Questionário que o Secretariado de Pastoral distribui por todas as Paróquias; e, também insistiu, na preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude/Panamá 2019.
D. Francisco, na sua catequese, falou da Igreja ministerial e da necessidade de formação dos animadores que exercem os diversos ministérios nas comunidades.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

SEGUNDO DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE S. CRUZ DE MOLUMBO, 05.09.17

2º DIA DA VISITA PASTORAL A MOLUMBO. 05.09.17.
Hoje concentraram-se 36 comunidades cristãs, na comunidade de Mangulama, situada no extremo norte da Paróquia, limitando com o vizinho Malawi. As comunidades formam parte de 7 Zonas Pastorais e de 3 Centros Pastorais. Nota-se a forte influência do Malawi pela presença de inumeráveis Igrejas independente de diversas denominações.
I.- CENTRO PASTORAL DE LILANGE
1.Zona Pastoral de LILANGE.
 Comunidades cristãs: S. Gabriel de Lilange; S. Isabel de Musuma; S. Maria Madalena de Matxonga; S. Coração de Jesus de Manamona.
2.Zona Pastoral de MANGULAMA.
Comunidades cristãs: S. António de Mangomero; S. Cecília de Sotore; S. Agostinho de Nankuio; S. Pedro de Mangulama; S. Pedro Cl+aver de Namitia; S. Maria de Maiepene; S. José de Sopamutori.
3.Zona Pastoral de MUROTXONI. Comunidades cristãs: S. Miguel de Namutxingo; S. Pedro de Murotxoni; S, João Baptista de Likawa; N. S. de Fátima de Mukulukani; S. António de Salangwa.
4.Zona Pastoral de REKWANE.
Comunidades cristãs: S. Teresa de Kekwane; S. António de Tambasare; S. Maria de Terulr; S. Adolfo de Masakara; S. Pedro de Mussila; S. José de Mulasa.
II.- CENTRO PASTORAL DE NAPETO
1.Zona Pastoral de NAPETO.
Comunidades cristãs: S. Maria Madalena de Napeto; SS. Tridade de Nikangone; S. Tiago de Maulone; S. Cecília de Nampunga; S. António de Muanga; S. Marcos de Ntora.
2.Zona Pastoral de TATARIA.
Comunidades cristãs: S. Paulo de Tataria; S. João Baptista de Nkululu; S. Lucas de Erutxe; S. Maria de Nipipi; e S. Cecília de Kirongwe.
3.Zona Pastoral de MUABALA.
Comunidades cristãs: S. Miguel de Namagonya; S. António de Nanakari; S. Cecilia de Mukoko.
Os crismados hje foram 171.
Na sua catequese D. Francisco falou da unidade das comunidades cristãs e da fidelidade dos animadores às orientações da Igreja e, em concreto, da Diocese (Assembleias Diocesanas e demais documentos, nomeadamente as “Orientações Diocesanas”.
O Pe. Agostinho, na sua intervenção, insistiu na participação dos jovens na preparação do próximo Sínodo da Juventude (Roma 2018) respondendo ao Questionário que foi enviado ás Paróquias. Ao mesmo tempo lembro a participação na Jornada Mundial da Juventude (Panamá 2019) acompanhando as iniciativas propostas pela Comissão Diocesana da Juventude: Estudo da Mensagem do Papa, Peregrinação com a Cruz; concurso do cântico religioso.