quinta-feira, 21 de julho de 2011

Jornadas sacerdotais no Gurúè

Pe. Luciano Palanga, Dom Francisco e Pe. F. Cunlela
D. Francisco e o Pe. Palanga com os participantes nas Jornadas Sacerdotais
JORNADAS SACERDOTAIS NO GURÚÈ

Nos dias 21 e 22 de Julho de 2011, orientados pelo Pe. Feliciano Palanga, da Diocese de Benguela (Angola), os Padres Diocesanos de Gurúe viveram umas intensas jornadaa dedicadas a reflectirem e partilharem ideias e experiências sobre a própria identidade sacerdotal.

O P. Feliciano, de 43 anos de idade e 14 de sacerdócio, é angolano, da Diocese de Benguela. É Director do Centro de Formação de Evangelizadores,  Director Diocesano de Pastoral, Secretário da Comissão Nacional de Evangelização e Presidente da Comissão Nacional do Clero. É também responsável nacional da União Apostólica do Clero. É professor de Liturgia no Seminário e colaborador na Univesidader Católica de Benguela.

O dia 21.07.11,  Quinta Feira, foi dedicado à reflexão e meditação. Eis o esquema da reflexão:

<<Os sacerdotes somos uma família>>

1. Ordenados para servir o Povo de Deus
2. Ao serviço da evangelização
3. Ao serviço da caridade
4. Ao serviço da postoral diocesana
5. A nossa arma é o testemunho
6. Pobres, mas honrados.

 Os temas  em evidência pelo Pe. Feliciano foram  partilhados pelos presentes:
A identidade do sacerdote diocesano e sua espiritualidade.  Presbitério é uma fraternidade. A consciência da pertença à mesma família. O fundamento da fraternidade sacerdotal é sacramental: o sacramento da ordem trorna-nos fraternidade, é Cristo quem nos torna irmãos.
A minha pertença à diocese: a nota característica é a "diocesinidade". Sinto-me membro desta família?
Fumos todos marcado para servir o Povo de Deus. E cada um o faz segundo a sua maneira de ser, o seu carisma pessoal, os seus talentos.
Sensibilidade pela caridade apostólica, amor às comunidades, sorgente da nossa espiritualidade.

A União Apostólica do Clero (U.A.C)

Na segunda parte da sua reflexão, o P. Feliciano Palanga explicou em linhas gerais o que é  a União Apostólica do Clero.
A U.A.C é um instrumento, um mêtodo apostólico para fomentar a vivência da nossa identidade sacerdotal e diocesana: reunimo-nos, rezamos juntos, partilhamos, planificamos juntos, fazemos revisão de vida, comemos juntos. Ninguém deve viver sozinho. As nossas casas não devem ser "residencias sacerdotais", mas sim "comunidades sacerdotais"
A UAC convida-nos fundamentalmente a duas coisas:
a)  a não perder de vista o essencial do nosso ser sacerdotes;
b) e a amar a nossa familia diocesana.

A celebração da Eucaristia, presidida por Dom Francisco Lerma, Bispo da Diocese, foi concelebrada pelos 21 Padres diocesanos que participaram no encontro. Na sua homilia, D. Francisco recolheu e partilhou frutos desta Jornada Sacerdotal do clero de Gurúè.
A alegria de  encontrarmo-nos juntos tornou-se evidente na confraternização e no convívio com o que concluímos os trabalhos da manhã.

Na parte da tarde, o P. Feliciano começou uma série de encontros para partilhar experiências. Visitou o Centro de Espiritualidade dos Dehonianos, em Milevane, onde trocou experiências com o Pe. Renato Comastri, recentemente nomeado Vigário Episcopal do Clero.

Na Sexta Feira, dia 22 continuaram os encontros e visitas de comunhão eclesial e de partilha devida com as equipas sacerdotais da Diocese. Com essa finalidade o Pe. Feliciano, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, visitou a Paróquia de S. José de Lioma, para se encontrar com a equipa sacerdotal formada pelos Padres Pedro João Carlos e P. Tomás Junqueiro.

No Sábado, 23.07.11,o Pe, Felicana Palanga, depois de uma visita à equipa sacerdotal da Paróquia de Santo António de Gurúè, e à Catedral, quis levar na sua memória uma fotografia desta belissima terra. Com esse fim, antes de partir para Quelimane e Maputo, visitou lugares turísticos de Gurúè, as montanhas, a "Santinha", s cascatas, a Casa dos Noivos", as plantações do chá e mais outros lugares típicos da cidade e arredores.
Nas priomeiras horas da tarde, o Pe. Júlio Pedro, Secretário Diocesano de Pastoral e Chanceler, acompanhou-o até Quelimane, onde à meia noite tinha vôo para Maputo. E na Segunda Feira, 25.07, vôo para Luanda.
Destas páginas agradecemos ao Diocese irmã de Benguela por esta partilha de bens espirituais.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Lista dos Sacerdotes Diocesanos

      SACERDOTES  DIOCESANOS  DO GURÚÈ       JULHO 2011


1.
P. Agostinho M. Vasconcelos
Especialização

Roma
2.
P.  Alves André Araújo (Educ.)
Pároco

Pebane
3.
P.  Américo João António (Educ.)
Vigário

Pebane
4.
P. Ángelo Tavares (Educ.)
Vigário

Ile
5.
P.  Artur  Bernardo
Capelão

Muhogole
6.
P. Barnabé Mário (Educ.)
Vigário

Mulevala
7.
P. Damião Chicote
Especialização

Madrid
8.
P.  Daniel Alexandre Raul
Pároco

Catedral -Gurue
9.
P. Diogo Muanido Nampede
Especialização

Brasil
10.
P. Francisco António Matias (Educ.)
Pároco

Namarrói
11.
P. Francisco A. Sigome (Educ.)
Pároco

Mulevala
12.
P. Francisco Cunlela
Vigário Geral

Gurúè
13.
P. Francisco Máquina (Educ.)
Pároco

Invinha
14.
P. Inácio Santos (Educ.)

Vigário

Naburi
15.
P.  José Pedro
Pároco

Alto Molócue
16.
P. Júlio Pedro
Sec. Pastoral e Chanceler

Gurúè
17
P. Eustáquio Carlos César
Vigário

Mualama
18.
P. Luciano Cominotti
Ad. Diocesano
e Lar

Gurúè
19.
P.  Luis Ángelo Muhilonge (Educ.)
Vigário

Alto Molócue
20.
P. Luis Dinis Macuinja (Educ.)
Vigário

Invinha
21.
P. Manuel Nassuruma
Rário Dioc/Vig.

Invinha - Rádio Diocesana
22.
P. Miguel António Oliveira (Educ.)
Vigário

Catedral. Gurúè
23.
P. Paulino  Nicau (Educ.)
Formador

Quelimane - Seminário Propedêutico
24.
P. Pedro Esquadro
Pároco

Molumbo
25.
P. Pedro João Carlos (Educ.)
Pároco

Lioma
26.
P.  Rito Alberto
Pároco

Mualama
27.
P. Tomás Junqueiro (Educ.)
Vigário

Lioma
28.
P. Tarcísio João F. Álvaro
Pároco

Nabauri
29.
P. Tonito José F. Muananoua
Formador

Matola. Seminário Filosófico
30.
P. Vicente Mulapa
Vigário

Invinha
31.
P. Xadreque Gomes Daniel (Educ.)
Pároco

Ile
32.
P. Gonçalves Niviremo
Vigário

Namarrói
33.
P. Maganisto Lenço Iotomeiua  
Vigário

Molumbo
34.
D. Francisco Lerma Martínez 
Bispo da Diocese


Gurúe
35.
D. Manuel Changuira Machado
Bispo emérito


Gurúè




jul

domingo, 17 de julho de 2011

Gurúè celebra a Beatificação de João Paulo II

A Catedral de Gurúè ficou pequena de mais para acolher a multidão de fiéis que se reuniram para celebrar a Beatificação do saudoso Papa João Paulo II.

Tornou-se necessário usar o largo à frente do templo para acolher a tantas pessoas vindas das quatro comunidades de São Bernardo, S. Marcos, S. Carlos Lwanga e S. António da cidade e de inumeráveis  da Legião de Maria vindos das Cúrias das várias Paróquias da Diocese.

Participaram também as Irmãs do Instituto das Missionárias Capuchinhas, as Filhas de N. S.  da Visitação, as Irmãs do Coração de Maria e as Filhas de Jesus Redentor do Lar Arco Iris.

Presidiu a Eucaristia o Bispo diocesano D. Francisco Lerma Martínez. Com ele concelebraram os Padres Diocesanos e Religiosos que trabalham na sede da Diocese.

A ceremónia, que teve início às 8.30H., foi animada pelos jovens e pelo Coro da Catedral. A 1ª e a 2ª  leitura foram proclamadas em Lomwe e em Português, por um jovem e por por uma legionária. O Pe. Daniel Raúl proclamou o Evangelho, também nas duas línguas referidas.

D. Francisco, na homília, apresentou, nas suas linhas gerais, a vida e o pontificado do Beato João Paulo II, frisando especialmente os seguintes pontos:

1. A pessoa de João Paulo II; 2. O seu ensinamento; 3. A renovação da vida da Igreja; 4. A sua acção fora dos limites da Igreja, a sua acção no mundo; 5. A sua visita a Moçambique, início da etapa final do processo de paz no nosso País.

D. Francisco Invocou a protecção do Beato João Paulo II sobre as nossas famílias, sobre as nossas comunidades e Paróquias, sobre toda a Diocese e sobre todo o Povo da Alta Zambézia.
Também expressou  dois desejos:

a) um dirigido às Autoridades de Gurúè para que uma das ruas ou praças da Cidade seja dedicada a este Papa que se interessou pessoalmente e muito trabalhou  para que em Moçambique se calassem as armas da guerra e alcançassemos a Paz. O Beato João Paulo II foi um Papa que ficou unido para semnpre à História de Moçabique.

b) O segundo desejo foi dirigido à comunidade cristã, para que o grupo dos jovens passe a char-se: Grupo Juvenil João Paulo II; e o próximo Núcleo que nascer na Paróquia e na Legião de Maria também o invoquem como seu padroeiro.

Por isso rezámos invocando a sua protecção:

A/.: Beato João Paulo II
R/:  Rogai por nós