quinta-feira, 16 de junho de 2016

ANÚNCIO DA ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO DIÁCONO JOÃO TARUA


ANÚNCIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL

 DO DIÁCONO JÕAO ERNESTO TARUA

 . Caríssimos Diocesanos: “Anunciarão a minha glória às nações” (Is 66,19).

Caríssimos Diocesanos.

 Depois de ter concluído os estudos eclesiásticos de Filosofia e Teologia de preparação ao sacerdócio, nos  Seminários de S. Agostinho da Matola e de S. Pio X de Maputo; de ter sido ordenado diácono na Catedral de Gurúè, aos 27.12.2015; e de ter feito o estágio  pastoral na Paróquia S. Paulo Apóstolo de Naburi, o Diácono JOÃO ERNESTO TARUA pediu livremente e com firme vontade para seres ordenado presbítero

Consultei as pessoas que o acompanharam nesta fase final de preparação para o sacerdócio e, como de preceito, os Consultores Diocesanos. Ao mesmo tempo, por meio de uma Carta a todos os fiéis da Diocese no mês de Maio último, pedi o parecer do Povo de Deus.

Concluído favoravelmente este processo preliminar, pois ninguém manifestou qualquer impedimento que obste à sua válida e lícita ordenação sacerdotal, com a graça do Espírito Santo, invocando a protecção de Maria Santíssima, Mãe do único e verdadeiro Sacerdote e de S. António, nosso padroeiro, comunico-vos a grande alegria  que o  DIÁCONO JOÃO ERNESTO TARUA FOI  ADMITIDO À ORDEM DOS PRESBÍTEROS. Demos graças a Deus!

Peço a todos os  fiéis  que acompanhem com a oração e o encorajamento fraterno e amigo o Diácono João Tarua na preparação próxima da sua  ordenação sacerdotal. Todos somos convidados para acompanha-lo na solene Celebração da Eucaristia e da Ordenação Presbiteral no  dia 21 de Agosto do corrente ano na Igreja Paroquial e Santuário de N. S. Rainha do Mundo de Malua (Alto Molócue).

A nossa Diocese, a Igreja em Moçambique e a Igreja Universal, enriquecem-se com mais um filho que responde afirmativamente à chamada de Deus para ser sacerdote do seu Povo.

Saúdo-vos em Cristo Jesus, Bom Pastor e Sumo Sacerdote da Nova Aliança

Casa Diocesana. Gurúè, aos 15 de Junho de 2016.

+ Francisco Lerma Martínez

Bispo de Gurúè

domingo, 12 de junho de 2016

5º DIA DA VISITA PASTORAL. PARÓQUIA S. TERESINHA DE ILE. FORTE APELO DE D. FRANCISCO À PAZ


5º DIA DA VISITA PASTORAL À PARÓQUIA S. TERESINHA DE ILE. FORTE APELO DE D. FRANCISCO À PAZ NO ÚLTIMO DIA DA VISITA: A VIGÊNCIA DO 5º MANDAMENTO DA LEI DE DEUS: “NÃO MATARÁS”.

12.06.2016.

Os Cristãos e mais outras pessoas de boa vontade, junto com as autoridades civis, concentraram-se na sede da Paróquia na vila de Errego, para participarem no último dia da Visita Pastoral de D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè. Nesta visita o Bispo fez-se acompanhar pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Moderador da Cúria Diocesana e Director do Secretariado Diocesano de Pastoral. Na ausência do Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, o Pe. Agostinho exerce as suas funções.

É de destacar a presença dos grupos corais juvenis das Paróquias de S. Tiago Maior de Namarrói; de N. S. de Fátima de Muliquela; de N. S. de Lurdes de Mulevala; da Capelania de Santa Mria de Muhogole; da Capelania Beata Anaurite de Mugulama além do grupo juvenil da Paróquia de S. Teresinha. Vieram para a sessão de apuramento do grupo finalista  desta Região Pastoral Diocesana  (Reião Centro A) no Concurso do canto Religioso de Jornada Mundial da Juventude.

Nesta concentração estiveram presentes duas Zonas Pastorais: Aa Zona Pastoral da Sede e a Zona Pastoral de  Nigula.

A ZONA PASTORAL DA SEDE, ao se tratar de uma zona urbana, adoptou a fórmula dos núcleos. Assim está formada por 14 Núcleos: S. Maria; S. Isabel; N.S. de Fátima; S. Perpétua; S. Lourenço; S. Maria Mãe de Jesus; S. Arcanjo; S. José; S. Maria Madalena; N. S. do Rosário; S. António; S. João; S. Pedro; S. Miguel. Os crismados nesta zona foram 64.

A ZONA PASTORAL DE NIGULA está formada pelas seguintes comunidades:  Nigula; Pathxilua;  Takaniwe; Impulua; Murrimune; Mukanye; Namalakua; e Insiliko.

Os crismados pertencentes a esta Zona foram 83.

Conforme o programa anteriormente estabelecido, às 08.00H. comeram as várias actividades da jornada: Acolhimento; Oração da manha orientada pelo próprio Bispo; saudação do Bispo às autoridades e demais convidados; apresentação dos Conselheiros do Centro Pastoral, dos Coordenadores e demais responsáveis das Zonas Pastorais; dos Animadores dos Ministéirios das Comunidades e dos responsáveis dos Núcleos.

Foi lida a Mensagem do Centro Pastoral com especial enfases na situação político-militar desta área geográfico do Distrito e das actividades pastorais no seu conjunto.

A seguir, o Pe. Agostinho Vasconcelos apresentou as actividades diocesanas de preparação da Jornada Mundial da Juventude, nomeadamente, a formação e catequese dos jovens sobre a Mensagem do Papa Francisco, a Peregrinação Diocesana da Cruz , o Concurso do Canto Religioso e a Celebração e Peregrinação  Diocesana dos Jovens ao Santuário de N. S. Rainha do Mundo de Malua (Alto Molócue), nos dias 30 e 31 do próximo mês de Julho.

Seguiu-se a Catequese do Bispo que  explicou qual deve ser a aitude dos cristãos na situação político-militar que estamos  viver no Pais, servindo-se dos últimos Documentos  da Conferência Episcopal de Moçambique sobre este tema. Explicou também o que a Igreja está a fazer neste momento e a disponibilidade para tudo o que lhe for possível e lhe for pedido pelas máximas autoridades do Pais e da Oposição.

Mas a Paz no se consegue apenas com tratados ou acordos entre os grandes da Nação. Pelo que lembrou aos presentes que cada um é também responsável pela solução desta situação dramática em que se encontra o País. Cada um no seu lar, no seu lugar de trabalho e na vida social deve ser construtores de paz, através do cumprimento dos  seus deveres como pessoa integra, e como cristão fiel aos mandamentos de Deus, especialmente ao 5º Mandamento da Lei de Deus: “Não Matarás”. A Paz verdadeira exige reconciliação entre os irmãos e não liquidar ao próprio irmão. A Vida não nos pertence. A ninguém é permitido matar ao seu irmão. Somos todos filhos do mesmo Deus e da mesma terra.

D. Francisco concluiu que a paz é também um dom de Deus, que devemos pedir diariamente a Deus que nos dê a sua Paz..

Depois da Catequese, D.Francisco presidiu à Celebração da Eucaristia e do Sacramento da Confirmação, concelebrada pelos Padres Agostinho Vasconcelos, Pe. Luis  Muhilonge , Pároco da Paróquia S. Teresinha de ILE e Pe. Niveremo, Pároco da Paróquia S. Tiago Maior de Namarrói.

Depois da celebração houve um momento de convívio de confraternização.