terça-feira, 14 de maio de 2013

BOLETIM DIOCESANO "ETXEKO/FAMILIA",


CALENDÁRIO 2º SEMESTRE 2013

MAIO
01: Visita de S. E. Dom Geraldo Majella, Cardeal Arcebispo Emérito de Baia (Brasil).
04: Oficialização da criação da Capelania da Beata Anaurite, de Mugulama (ILE) e Tomada de Posse do Capelão.
05: Oficialização da criação da  Paróquia de S. Teresa do Menino Jesus, de Errego (ILE) e Tomada de Posse do Pároco.
11 – 12: Peregrinação Diocesana à Igreja de N. S. de Fátima de Muliquela (Ile).
12: Tomada 12: de Posse do novo Pároco da Paróquia de Muliquela.
18: Muiane: Apresentação das Irmãs Missionárias Claretianas.
19: Gilé- sede: Oficialização da Paróquia de S. Josefina Bakhita.
25 e 26: Mualama e Naburi: Tomada de Posse dos novos Párocos.

JUNHO
2: Oficialização da criação da Capelania de S. Isidoro Bakanja. Gurúè.
8: Encontro sobre o Acompanhamento dos jovens nos Retiros de Iniciação.
9. Oficialização da Capelania dos Mártires de Uganda.
16. Santo António. Padroeiro da Diocese e da catedral.
17 – 21: Na Beira: Semana Teológica.
23.Em Nampula: Eucaristia com os Seminaristas de Filosofia.
24 a 4-07: Anchilo (Nampula). Curso de Formação Permanente para formadores a animadores vocacionais.
26. Gurúè: Encontro do Movimento dos Professores Católicos.
27. Alto Molócue: Encontro do Movimento dos Professores Católicos.
28. Muiane: Encontro do Movimento dos Professores Católicos.
JULHO
8 – 16: Visita Pastoral à Paróquia do S. Coração de Jesus de Nauela.
20: Gurúè: Encontro com a Junioras de Quelimane.
27: Festival Diocesano da Juventude. Finalíssima do Concurso do Canto Religioso.
28. Encerramento da JMJRio 2013. Eucaristia da Juventude. Catedral.
29.07 -07 Visita Pastoral à Paróquia de S. José de Lioma
AGOSTO
04. Lioma: Encerramento da Visita Pastoral.
08- 12. Pebane: Visita Pastoral.
13-19. Mualama: Visita Pastoral.
22-31. Invinha: Visita Pastoral
SETEMBRO
01-04. Invinha: Visita Pastoral.
06-15. Molumbo: Visita Pastoral.
18-23. Capelania S. Kizito (Área das Montanhas): Visita Pastoral
27-30. ILE: Visita Pastoral. Paróquias de Ile e Muliquela e Capelania de Mugulama.
OUTUBRO
01-19. ILE: Visita Pastoral
23-28: Catedral: Visita Pastoral
NOVEMBRO
04-10. Maputo: 2ª Sessão Plenária da CEM.
11-15. Gaberone (Botswana): Plenária da IMBISA.
23. Moneia: Celebração da Eucaristia. Restabelecimento da sede da Paróquia.
24. Muiane: Celebração com motivo do 50º Aniversário da criação da Paróquia.
DEZEMBRO
06. Catedral. XX Aniversário da criação da Diocese.
07. Invinha: Peregrinação Mariana.
08.Catedral: Encerramento das celebrações do XX Aniversário da Criação da Catedral.
09-14: Retiro do Clero Diocesano
27. Gurúè. Reunião do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores.
27-28. Gurúè: Assembleia Anual de Pastoral.

 CARTA DO BISPO

Caríssimos Diocesanos:” Anunciarão a minha glória às nações” (Is 66,19).
Com estas palavras do Profeta Isaías, quero começar esta carta de abertura do nosso boletim diocesano “Etxeko/Família” do 1º semestre de 2013. Hoje, vos quero falar sobre as Vocações e a preparação dos candidatos ao sacerdócio ministerial com motivo da criação do nosso Seminário Diocesano de S. José que este ano passou funcionar em instalações próprias no lugar conhecido pelos “Eucaliptos”, em Invinha.
Como iriamos a anunciar o evangelho, celebrar os mistérios da fé, animar e encorajar povo entristecido e humilhado, animar as nossas comunidades e consolidar a nossa Igreja, se não temos os pastores em número e qualidade segundo as necessidades pastorais da Diocese e da Igreja?  Promover as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada (Optatam Totius 2; CIC 233) é dever do Bispo diocesano e de toda a comunidade cristã.
Se olharmos para as numerosas comunidades cristãs da nossa Diocese, para o elevado número de cristãos e para o exíguo número de sacerdotes diocesanos e religiosos, verificamos facilmente como são actualíssimas ainda hoje as palavras de S. Paulo às primeiras da comunidade cristãs de Roma: “Ora, como hão-de invocar aquele em quem não acreditaram? E como hão-de acreditar naquele de quem não ouviram falar? E como hão-de ouvir falar, sem alguém que o anuncie? E como hão-de anunciar, se não forem enviados? Por isso está escrito: Que bem-vindos são os pés dos que anunciam as boas-novas!” (Rom 10, 14-15).
O que me levou no ano passado a criar o Seminário de S. José ( ) foi precisamente a falta de sacerdotes em número e em qualidade para as necessidades e os desafios que o mundo nos apresenta: consolidar a igreja local e torna-la missionária,  evangelizadora, comprometida pela formação de comunidades ministeriais e proféticas e dos seus animadores(VI Assembleia Diocesana de Pastoral, Gurúè 2011, Conclusões); anunciando a Boa Nova e denunciando as injustiças; preocupada por ser sal e luz no meio da sociedade, sinal do Reino; tolerante e dialogante com a cultura e as religiões; instrumento de paz; empenhada no progresso integral da sociedade. Para alcançar tais metas não necessários operários, muitos operários, bons operários na messe do Senhor, a todos os níveis: leigos e leigas, religiosos e religiosas, padres e bispos.
Considerei o que o Papa João Paulo II escreveu sobre os seminários propedêuticos: "É útil que haja um período de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual para os candidatos ao Seminário Maior. Estes candidatos devem, porém, apresentar algumas qualidades determinadas: recta intenção, um grau suficiente de maturidade humana, um conhecimento bastante amplo da doutrina da fé, alguma introdução aos métodos de oração, e costumes conformes à tradição cristã. Possuam também atitudes próprias da sua região, pelas quais é expresso o esforço de encontrar Deus e a fé ”(Pastores dabo vobis, 62; cf. Evangelii nuntiandi, 48).
O problema do clero local é de capital importância para a consolidação da Igreja local (Cfr III Assembleia Nacional de Pastoral, 10 e 13: necessidade de agentes evangelizadores e da sua formação).
Não sempre os resultados são inteiramente positivos e as defecções dos candidatos ao sacerdócio são numerosas, basta considerar o número dos que começam o 1º Ano do Curso Propedêutico e os que chegam à Ordenação sacerdotal. Esta realidade não nos inibe de prosseguir com o mesmo esforço, ânimo e constância dos nossos antecessores e de despender o trabalho e os meios necessários para a formação do nosso clero diocesano, sobre o qual tem de assentar solidamente a nossa Igreja local.
Com a passagem histórica das missões à Igreja local, da diminuição drástica do número de missionários vindos das antigas cristandades e do crescimento progressivo das vocações locais, devemos olhar com confiança e esperança para o nosso Seminário de S. José, esperando que dele saiam muitos e santos sacerdotes que venham continuar com renovado entusiasmo e dedicação a evangelização, inspirando-se no testemunho dos pioneiros da evangelização nas terras da Alta Zambézia.
A responsabilidade vocacional de todos – fiéis, famílias e comunidades- é uma exigência fundamental da pastoral diocesana (O.T. 2). Neste sentido, a todos os níveis e de diversas maneiras, o ministério da pastoral vocacional e a comissão de vocações- deve formar parte da organização pastoral das nossas Paróquias.
A situação de pobreza da maioria das famílias dos nossos vocacionados e vocacionadas e seminaristas afecta também à nossa Diocese. Esta situação precária da economia familiar e diocesana exige de todos nós um compromisso económico concreto para que no se perca nenhuma vocação. Todos devemos colaborar na manutenção do nosso Seminário, partilhando o pouco que temos, bem seja em géneros alimentícios, em valores monetários ou com o fruto de pequenas actividades económicas.
A responsabilidade das famílias dos vocacionados deve concretizar-se também no campo económico. Eis a orientação a seguir a seguir:
1- Devemos mudar de mentalidade de “só receber” para a posição de “co-responsabilidade” de cada um para com a manutenção dos nossos Seminaristas;
2- as famílias dos vocacionados devem deve fazer o esforço de contribuir o mais que poderem para chegar à quantia determinada pela CEM e actualizada pela Diocese, bem seja em géneros alimentícios ou em valores 
3- nos casos particulares de uma família extremamente pobre, deverá expor a situação à comunidade e à Paróquia e entre todos e em espírito de co-responsabilidade e partilha, encontrar a solução mais adequada para o caso antes da entrada ao seminário.
Neste Ano da Fé, Ano da Catequese e no XX Aniversário da criação da Diocese (1993 – 2013), renovemos os compromissos assumidos na VI Assembleia Diocesana de Pastoral nos seus temas nucleares para o triénio 2012 – 2014: COMUNHÃO, EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE, FORMAÇÃO E SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA, isto é, todos os cristãos comprometidos por uma nova evangelização, renovada no entusiasmo, no zelo apostólico, na dedicação e nos métodos, saúdo-vos de todo o coração.
Vosso Bispo
Francisco




ACONTECIMENTOS     DA    IGREJA   UNIVERSAL


RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI

A renúncia do Sumo Pontífice o Papa Bento XVI comoveu toda a Igreja.
A nossa Diocese do Gurúè não ficou alheia com o sucedido! O nosso Bispo Dom Francisco Lerma Martínez, em nome de toda a Igreja particular do Gurúè, escreveu uma mensagem, exprimindo assim os seus sentimentos:
Mensagem da Diocese de Gurúè ao Papa Bento XVI.
Beatíssimo Padre:
Os fiéis, os animadores das comunidades, os religiosos e religiosas, os sacerdotes, o Bispo Emérito e o Bispo Diocesano da Diocese de Gurúè em Moçambique, desejamos manifestar a Vossa Santidade a nossa solidariedade e amor filial na "decisão de grande importância para a vida da Igreja" que V. Santidade nos comunicou no passado dia 11 de Fevereiro de 2013.

Louvamos e agradecemos profundamente o Vosso labor em prol de toda a comunidade eclesial e de todo o mundo durante os oito anos do Vosso Pontificado. O testemunho da Vossa fé inquebrável, a riqueza dos Vosso magistério, a prudência e a bondade de pastor universal ficam para nós como farol seguro na nossa comunidade de discípulos do Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Unimo-nos a Vossa oração para que o Espírito Santo de Deus assista, com a bondade materna de Maria Santíssima, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice.
Reafirmamos a nossa obediência filial E fidelidade `Cátedra de Pedro
+ Francisco Lerma Martínez, IMC
Bispo de Gurúè
Gurúè, 16 de Fevereiro de 2013.

Face a esta mensagem  a Secretaria de Estado emitiu s seguinte  resposta:

SECRETARIA DE ESTADO          
PRIMEIRA SECÇÃO – ASSUNTOS GERAIS

Vaticano, 19 de Fevereiro de 2013-03-13
Excelência Reverendíssima,
Com viva solicitude quis, em nome próprio e da diocese de Gurúè, manifestar a Sua Santidade Bento XVI sentimentos de comovida surpresa, eclesial anuência e grande respeito pela sua decisão de renunciar ao ministério de Sucessor de Pedro,  afirmadas, especialmente na Oração, neste momento não fácil para a sua pessoa e para a Igreja e, na «certeza de que a Igreja é de Cristo, o Qual não lhe deixará jamais faltar a Sua Orientação e a Sua solicitude» (Audiência Geral, 13/II/2013), a todos exorta a renovarem a sua fé no Supremo Pastor, Cristo Senhor, enquanto de bom grado concede aos fiéis, aos animadores das comunidades, aos religiosos e religiosas, aos sacerdotes, ao Senhor Bispo emérito e a Dom Francisco propiciadora Bênção Apostólica.
Aproveito o ensejo para lhe testemunhar, Senhor Bispo, sentimentos de grande consideração e fraterna estima em Cristo Senhor.
+ Angelo Becciu
 FRANCISCO  É NOVO PAPA DA IGREJA CATÓLICA

No dia 12.03.2013, às 18.00h, na Sé Catedral, Dom Francisco Lerma presidiu a Solene Celebração Eucarística por ocasião do início do Conclave para a Eleição do novo Papa.

Às 21.13 Horas do dia 13.03.2013, em Roma, foi anunciado a todo o mundo a eleição do novo Bispo da Diocese de Roma e Papa da Igreja Católica, Dom Jorge Mário Bergoglio, até agora Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires (Argentina) na América Latina. Assumiu o nome de FRANCISCO.

Dom Jorge Mário Bergoglio nasceu em Buenos Aires (Argentina), aos12 de Dezembro de 1936. Depois dos estudos primários e de técnico químico, entrou no noviciado da Companhia de Jesus (Jesuítas) em 1958. Estudou em Chile e na Alemanha. É Licenciado em Filosofia e Doutorado em Teologia.

 Foi ordenado sacerdote aos 13.12.1969, e Bispo em 20.05.1992. Actualmente ocupava o cargo de Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires.

 FRANCISCO, Bispo de Roma e Papa, é o 266º sucessor de São Pedro. Eis algumas das suas primeiras palavras pronunciadas logo à seguir à sua apresentação e momentos antes da sua primeira bênção "Urbis et Orbis" (para a cidade e para todo o mundo):

“ Irmãos e irmãs:  Os meus irmãos Cardeias foram muito longe de aqui para escolher o novo Bispo de Roma (e novo Papa). Em primeiro lugar rezemos pelo meu antecessor o Papa Emérito Bento XVI: Pai nosso...! Façamos um caminho de fraternidade... Antes da minha bênção vos peço que rezeis a Deus por mim. (Momentos de profundo silêncio entre os milhares de peregrinos presentes na praça de S. Pedro em Roma). Abençoe-vos Deus todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo”.

 Desde a nossa Diocese de Gurúè agradeçamos a Deus pela eleição do novo Papa ao mesmo tempo que rezamos pelo seu frutuoso pontificado.

 Mensagem para o Papa Francisco:
A SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO
Santíssimo Padre,
Os fiéis, os catequistas, os animadores das comunidades, os religiosos e religiosas, os sacerdotes, O Bispo emérito juntamente com o Bispo Diocesano alegramo-nos pela Vossa eleição como sucessor de Pedro a Bispo de Roma e sumo Pontífice da Igreja.
Unimo-nos a Vossa Santidade no cântico de louvor e de agradecimento à Santíssima Trindade, ao mesmo tempo que impetramos a graça do Altíssimo para que o Vosso pontificado seja frutuoso para a Igreja e para todo o mundo, trilhando os caminhos da fraternidade e do amor fraterno e respondendo aos desafios dos homens e mulheres do nosso tempo.
Renovamos e reafirmamos a nossa fé em Cristo e a nossa obediência filial.
+ Francisco Lerma Martínez, Bispo de Gurúè

No dia 19.03.2013. No espírito de unidos a toda a Igreja universal, Dom Francisco Lerma presidiu a solenemente a Eucaristia na Igreja Catedral do Gurúè com motivo do início do Pontificado do Papa Francisco. Participaram numerosos fiéis da Paróquia da Sé Catedral, religiosos e religiosas e autoridades civis.

TEMA DE REFLEXÃO: “Não à violência, não à guerra”


Nota Pastoral da Conferência Episcopal de Moçambique:

Às Comunidades Cristãs,
Aos homens de boa vontade,
Às Autoridades civis, religiosas e Político-militares
       
Saudação

1 - A partir da sede da Caritas Moçambicana, em Maputo, onde estamos reunidos de 8 a 15 de Abril, para a nossa Primeira Sessão Ordinária da Assembleia Plenária do presente ano de 2013, vos endereçamos a nossa saudação de Pastores, com votos de que tenhais celebrado na paz e alegria a Páscoa do Senhor.

Solidariedade para com as vítimas de Moxunguè

2 - Depois dos gravíssimos acontecimentos dos dias 3 e 4 deste mês, que tiveram lugar em Gondola (Manica) e Muxunguè (Sofala), a nossa responsabilidade de Bispos nos impele a dirigir-vos uma palavra de exortação e de esperança.

3 - Antes de mais, queremos dirigir uma palavra de comunhão e de solidariedade na dor às famílias que perderam os seus entes queridos nos confrontos armados na Vila de Muxunguè, na madrugada do dia 4 do corrente mês e das vítimas nas emboscadas na da estrada nacional Nº 1 que se seguiram às escaramuças daquele dia. Às famílias enlutadas, aos feridos e respectivas famílias asseguramos as nossas preces.

A génesis dos últimos acontecimentos
4 – Como se pode constatar, os acontecimentos aqui em referência são uma repetição (em maior escala) de outros episódios e são fruto da intolerância política que tem caracterizado os últimos anos, em que o Partido no poder e a Renamo têm sido os protagonistas. Assim se confirmam as nossas palavras na Nota Pastoral do passado dia 6 de Agosto de 2012, onde, entre outras, dizemos: “Podemos continuar a perguntar se não estarão ameaçadas a democracia e a paz, quando temos a impressão de assistirmos no nosso País a um renhido antagonismo e uma falta de diálogo e
de tolerância entre os dois partidos mais fortes, com a tendência de se denigrirem reciprocamente, ao ponto de não mais poderem ver nem apreciar os aspectos positivos que acontecem no seio do outro?” (Nota Pastoral: “Construir a Democracia para Preservar a Paz,” no 10).

Não à violência e à guerra

5 - Por diversas vezes, através das nossas Cartas Pastorais, vimos denunciando situações de injustiça, de exclusão social, de arrogância, intimidação, incitamento à violência verbal e física, gestos de antagonismo, etc., atitudes e práticas que condenamos vigorosamente.
 Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Armando Guebuza e o líder da Renamo, o Senhor Afonso Dlakama, apregoam a importância e necessidade da paz; nós voltamos a reafirmar, com todo o vigor, que o diálogo, o respeito mútuo e a tolerância são a única via para pôr fim às situações como as que temos testemunhado e que desembocaram nas violências mortais de Muxunguè.
O Povo moçambicano diz NÃO à guerra. NÃO à guerra “grande” como a dos 16 anos; NÃO à guerra “pequena”, de um dia ou de uma hora. Em suma, NÃO à guerra armada ou verbal, seja quem for o protagonista. NÃO à violência física ou verbal, venham donde vier. Continuamos a reafirmar, junto com o povo moçambicano:  Ninguém deve atacar, ninguém deve ser atacado; ninguém deve retaliar, ninguém deve ser retaliado, porque tudo isto é violência. O caminho justo e correcto é o diálogo franco, honesto e respeitoso.

Apelos:
6 - O remédio para os nossos males, nesta nossa real situação, é a tolerância, o respeito mútuo, o diálogo permanente e construtivo.
 Por isso, apelamos às forças políticas, particularmente ao Governo, à Frelimo e à Renamo, na pessoa dos seus dirigentes, para que restabeleçam o método do diálogo e reafirmem o compromisso que assumiram no Acordo Geral da Paz, onde está dito que cada um dos signatários não agiria de forma contrária ao que rezam os diversos Protocolos que puseram fim ao conflito armado no nosso País (cf. Prot. I,  Dos Principios Fundamentais n.ºs 1 e 2)
 Portanto, esta é a estrada por onde devemos SEMPRE caminhar. Não está dito que depois de 20 anos este compromisso cessaria, compromisso que é, afinal de contas, norma universal para todos os Povos que desejam viver em paz. Não há nenhuma reivindicação que possa dar direito ao recurso a qualquer tipo de violência.
7 - Que se crie, portanto, um ambiente de paz e liberdade para os indivíduos, para os partidos políticos e para todos os grupos ou associações que promovem o bem. Que nenhum partido seja hostilizado nem veja as suas instalações e símbolos destruídos ou vandalizados. Os governantes e líderes dos partidos devem manifestar que querem a paz através de gestos concretos, a saber: diálogo transparente, paciente, sincero, aberto, honesto e permanente. O diálogo é um processo que se deve assumir e construir com perseverança e paciência.
8 - Perante a erupção de recursos no nosso País, não faltarão ambiciosos e gananciosos interessados em aproveitar-se das nossas divisões ou mesmo para provocá-las, para nos distrair enquanto eles exploram e drenam as riquezas do País. Para que isto não aconteça não devemos abrir brechas. Os problemas dos moçambicanos devem ser resolvidos pelos moçambicanos.
9 - Apelamos ao Povo para que não se deixe manipular por ninguém (partidos inclusive) e induzir para fazer o mal, seja de que tipo for e seja para que fim, sobretudo para praticar qualquer tipo de violência ou atrocidade.
10 – Apelamos aos sacerdotes: sejam solícitos em ajudar os fiéis e pessoas de boa vontade a viver a política na justiça, verdade e respeito recíproco e sejam verdadeiros ministros que promovem a paz e a reconciliação entre o Povo.
11 - A terminar, saudamos os governantes, as autoridades civis, religiosas e político-militares, e todos os homens e mulheres de boa vontade e fazemos votos para a paz, a serenidade e a alegria voltem para os nossos corações.

Maputo, 15 de Abril de 2013
D. Lúcio Andrice Muandula
Bispo de Xai-Xai e Presidente da CEM




VIDA DA DIOCESE

A DIOCESE DE GURÚÈ PASSA A FORMAR PARTE DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE NAMPULA

A Diocese de Gurúè desmembrou-se da sua Província Eclesiástica da Beira para a Província Eclesiástica do Norte.
Há vinte anos que foi criada até este ano de 2013, pertencia à Província Eclesiástica da Beira, Centro de Moçambique. Ora, depois de um pedido formulado à Santa Sé, seguindo a legislação da Igreja (consulta aos membros co Colégio de Consultores, aos membros do Conselho de presbíteros, aos Bispos das duas Províncias Eclesiásticas, ao Presidente da CEM e ao Sr. Núncio Apostólico), no mês de Novembro de 2012 o Senhor Bispo recebeu o Decreto que autoriza e legitima o desmembrar-se da Província Eclesiástica da Beira e a pertença à Província Eclesiástica de Nampula, no Norte de Moçambique.
Eis o decreto:

«CONGREGAÇÃO PARA A EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS
Protocolo nº 273/13
D E C R E T O
Com a carta de 03 de Novembro de 2012, S. E. Dom Francisco LERMA MARTÍNEZ, I.M.C., Bispo de Gurúè, com aprovação da Conferência Episcopal de Moçambique, solicitou que a sua Diocese, até agora sufragânea da Província Eclesiástica da Beira, fosse transferida para a Província de Nampula.
Esta Sagrada Congregação para a Evangelização dos Povos, considerando todos os aspectos suficientes, com a sua autoridade a norma do artigo 89 da Constituição "Pastor Bonus", aceita o referido pedido e por este DECRETO transfere a referida Diocese de Gurúè para a Província de Nampula e a constitui sua sufragânea.
Sem nada em contrário.
Dado em Roma, na Sede da Congregação para a Evangelização dos Povos, no dia 21 de Janeiro, memória de Santa Inês Romana, Virgem e Mártir, do ano de 2013.
Ass. Cardeal Fernando Filoni,
Prefeito
Mons. Savi Hoa, Secretário»

PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DE MOLUMBO

Mensagem da Paróquia de Santa Cruz de Molumbo por ocasião da Festa de Adolescentes e Crianças na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

As alegrias de 1 de Janeiro de Molumbo chegam a todo o mundo

Em Molumbo a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus foi vivida duma maneira impar! Foi uma grande festa para os paroquianos e de modo especial para as Crianças e Adolescentes daquela Paróquia. A paróquia organizou uma grande festa para as Crianças e Adolescentes. Passemos a citar: « … estamos a comemorar pela primeira vez a festa de adolescentes e crianças nesta Paróquia.… nós os pais cabe-nos a responsabilidade de acompanhar, educarmos em todo momento da vida dos nossos filhos e em todas as dimensões levando-lhes à uma vida aceitável na sociedade. A criança goza dos deveres e direitos na sociedade, tais como: - todas as crianças têm o direito a não discriminação independentemente da raça, cor, sexo, religião ou outra natureza; – o direito de protecção social pela lei ainda pela sua natureza; - o direito de nome e nacionalidade; - o direito ao amor paterno, materno e social, - o direito à educação … sem nos esquecer dos deveres que podemos resumir no respeito aos pais, à sociedade ao seu país! Portanto, a criança é um dom de Deus que deve ser respeitada amada pelos pais e com a sociedade para que ela cresça à exemplo de Jesus Cristo que crescia em sabedoria, em estatura e na graça para com Deus e os homens! Com profunda mágoa e consternação hoje podemos lembrar o nosso irmão em Cristo Basílio, que perdeu a vida a 28 de Dezembro de 2012! Paz a sua alma! ... ».

Mensagem do Grupo de Adolescente por ocasião da Festa de Adolescentes e Crianças na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

« … nesta Paróquia de S. Cruz de Molumbo, o Grupo de Adolescentes nasceu a 08 de Julho de 2012, depois das cerimónias das primeiras comunhões administradas pelo Dom Francisco Lerma Martínez, Bispo desta diocese do Gurúè. Daí foram escolhidos alguns Adolescentes para a formação e consequentemente pertencer ao grupo de Acólitos para servir esta comunidade. Em Outubro do mesmo ano recebemos o grupo de Adolescentes de Alto Molócuè e pela mensagem, o e pelo exemplo dados por eles, ficamos animados e entrou em vigor a nossa caminhada. Hoje, o grupo é chamado: Infância Missionária! O grupo assim pela primeira vez, é composto por 60 crianças, das quais algumas são de outras religiões. O grupo é acompanhado pelo Padre Maganisto Lenço, o pároco e a Irmã Madona Gonçalves ainda mais, tem 3 jovens como os responsáveis. O grupo tem desempenhado várias actividades tais como: Desporto nas várias modalidades, limpeza no pátio da Igreja, encontros de formação, animação da Missa das 9h aos Domingos e Orações. Este grupo é muito novo, portanto, pedimos de coração a todos irmãos
crescimento do mesmo! Queremos agradecer a todos aqueles que trabalham para o crescimento deste grupo, de modo particular ao nosso Pároco Padre Maganisto, as Irmãs da nossa Paróquia que neste momento estão em Cuamba na reunião, do Diácono Januário António Mucaia, que incansavelmente nos dão coragem e força que o Deus lhes abençoe. Sem nos esquecer dos nossos pais que nos tem proporcionado o tempo para a participação nas actividades do Grupo. Para o irmão João Ernesto Tárua, obrigado pela sua mensagens que deixou para nós e para a comunidade em geral. Muito obrigado. Molumbo, 01 de Janeiro de 2013».
  
 ORDENAÇÃO DIACONAL

No dia 16 de Dezembro de 2012, na Paróquia de Santo António-Sé Catedral do Gurúè, Dom Francisco Lerma Martínez presidiu a solene Missa onde conferiu o Sacramento de Ordem no grau de Diácono ao jovem Januário António Mucaia, natural de Alto Molócuè.

CONCLUSÕES DA REUNIÃO DIOCESANA DE PASTORAL DE 27 E 28 DE DEZEMBRO DE 2012

Foram tomadas como operativas e prioridades que servirão como orientação e estímulo as seguintes conclusões:
1. Seja feito todo o esforço para organizar o Secretariado da Coordenação Pastoral na nossa Diocese;
2. Seja preparada uma equipa móvel, disponível para a formação;
3. Criar um Centro Catequético;
4. Organizar a catequese de forma a estudar os artigos do Credo;
5. Procurar que a vida corresponda ao que professamos no Credo;
6. Continuar a tradição de ano 2012 da Adoração Eucarística semanal, fazendo oração com os artigos do Credo;
7. Peregrinação aos Santuários Marianos: Em Muliquela - Ile nos dias 11 e 12 de Maio; em Malua - Alto Molócuè nos dias 24 e 24 de Agosto e no Invinha - Gurúè nos dias 7 e 8 de Dezembro, concluído na Sé Catedral do Gurúè no encerramento dos 20 anos da nossa Diocese;
8. Formação permanente para todo o pessoal missionário.


XX ANIVERSÁRIO DA DIOCESE DE GURÚÈ

Este ano a Diocese de Gurúè faz o seu XX Aniversário da sua fundação: 06.12.21963.
A programação da Comemoração dos XX da fundação da diocese será nas
paróquias e a celebração diocesana nos dias 6 e 8 de Dezembro de 2013.



TOMADA DE POSSE DE NOVOS PÁROCOS

No dia 2 de Março de 2013, o Vigário Geral,  Pe. Francisco Cunlela, presidiu à tomada de Posse do novo pároco, o Pe. Luís Muhilonge, do clero Diocesano de Gurúè para a Paróquia de Nª. Sª. Rainha do Mundo de Malua, do Alto Molócuè, com residência em Alto Molócue-sede

O Vigário Geral, Pe. Francisco Cunlela, no dia 3 de Março de 2013,  presidiu à abertura oficial da nova Paróquia recém-criada de Nª. Sª. Rainha dos Mártires.  Muthala, Alto Molócue.

No dia 9 de Março de 2013, Dom Francisco Lerma presidiu à abertura oficial da nova Paróquia de Nª. Sª. Rainha da Paz de Alto Molócue, na Pista Velha, e à Tomada de Posse do seu primeiro Pároco, o Pe. Carlos Nticua, dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

E no dia 10 de Março, Dom Francisco Lerma presidiu à Tomada de Posse Pe. Carlos Nticua, dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), como Moderador da paróquia de N. S. dos Mártires. Muthala- Alto Molócue.

 Domingo do 17 de Março de 2013, na Paróquia de N.ª S.ª da Conceição, em Invinha, Dom Francisco Lerma presidiu à Tomada de Posse do novo Pároco, o Pe. Júlio Pedro, do clero diocesano de Gurúè.

O Pe. Tomás Junqueiro que era Vigário paroquial da Paróquia de S. José de Lioma tomou posse como Pároco da mesma paróquia no Domingo 28.04.2013, na presença de D. Francisco Lerma.

Pe. Eustáquio César Carlos que era Vigário paroquial da Paróquia de Cristo Rei de Mualama passa a ser pároco da mesma paróquia.

Pe. Bijú Joseph, Claretiano, que fazia comunidade na Paróquia de Muiane, é pároco da nova Paróquia de Santa Josefina Bakhita de Gilé-Sede.

Pe. Francisco Máquina Pequenino é pároco da Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi,  com residência em Mualama.

Pe. Pedro Esquadro passa a ser pároco da Paróquia- Santuário de N.S. de Fátima, em Muliquela-Ile, com residência em Errego.

Pe. Xadreque Gomes Daniel nomeado pároco da nova Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus do Ile-Sede (Errego)

Pe. Inácio dos Santos nomeado capelão da Capelania de Mugulama, com residência no Ile-Sede.


A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE ABRE AS SUAS PORTAS NA DIOCESE DE GURÚÈ

No Conselho Universitário da Universidade Católica de Moçambique (UCM) da semana passada na Beira, foi aprovado o projecto do inicio dos cursos da referida Universidade no Gurúè ainda este ano.
 Já foi enviado do dossier ao Ministério toda a documentação pertinente que, depois de fazer a inspecção das salas e  de outros aspectos, dará o "placet" final. 
Tudo indica depois deste passo as aulas arrancam.


ENCONTRO DA CIR-COMFEREMO DIOCESANA
Realizou-se em Milevane, nos dias 2 e 3 de Fevereiro do corrente ano, por ocasião da Festa da Apresentação de Jesus ao Templo o encontro dos religiosos e consagrados da Diocese de Gurué (CIRM_COMFEREMO, Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica de Moçambique). O encontro  Pretende que seja uma tradição de encontros, uma ocasião para renovar promessas e encorajamento mútuo na  fidelidade e no testemunho.

O encontro foi orientado pela Ir. Maria Isaura Lino Soda, Presidente da Conferência dos Religiosos na Diocese do Gurúè.

 E para o próximo encontro nos dias 24 e 25 de Junho de 2013 em Milevane, que iniciará com um retiro espiritual. foi agendado a continuação do assunto da Educação e da Escola, onde cada um procurará dar passos concretos. E serão realçadas as várias experiências que serão avaliadas, especialmente no que se refere ao Movimento dos Professores Católicos. Também será matéria do encontro a proposta de  uma Escola de Formação de Professores Primários.


VIAGEM DE DOM FRANCISCO LERMA
02.03.2013 - Dom Francisco Lerma, nosso Bispo, regressou a Moçambique, depois de um período de férias na Espanha. Aproveitou a viagem para tratar vários assuntos relacionados com a vida da nossa Diocese: encontros com o Director do Fundo da Nova Evangelização da Conferência Episcopal Espanhola, Cáritas Nacional de Espanha, Manos Unidas, Cáritas Diocesana de Málaga, Arcebispado de Madrid, Pontifícias Obras Missionárias, Universidade Católica de Múrcia, Seminários de Málaga e de Múrcia, Instituto Teológico dos Franciscanos em Múrcia. 

Dom Francisco se encontrou com os Bispos de Cartagena e de Toledo, com o Pe. Damião Chicote, que frequenta o curso de Licenciatura em Direito Canónico em Madrid, com a Direcção Geral das Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado que em breve vão abrir uma comunidade na Paróquia de Namarroi. e com a Direcção Provincial das Irmãs Franciscanas da Puríssima.

O Bispo também fez animação missionária em várias paróquias de Múrcia, sua Diocese de origem, nomeadamente em El Palmar, Cartagena, Archena, Llano de Molina, Calasparra e Los Rosales.

No dia 04.03.2013, Dom Francisco Lerma, na qualidade de Presidente da Comissão Episcopal de Seminários e Vocações, reuniu em Maputo com a Equipa de Formadores do Seminário Teológico S. Pio X, em sessão de estudo sobre o novo ano lectivo.
Em Nampula, no dia 05-03-2013, Dom Francisco reuniu com a Equipa dos Formadores da Sala Anexa de Filosofia, unida ao Seminário Filosófico S. Agostinho da Matola.

FESTA NO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ DE GURÚÈ

17.03.2013. Na parte da tarde, acompanhado por Dom Manuel Chuanguira, Bispo Emérito, por vários Padres e Irmãs, festejou antecipadamente a Solenidade de S. José, padroeiro do novo Seminário Diocesano, com a celebração solene das Véspras presidida por Dom Francisco Lerma. Seguiu-se um  lanche e actividades recreativas.

TOMADA DE POSSE DO REITOR DO SEMINÁRIO S. JOSÉ DE GURÚÈ

No dia 21 de Abril de 2013, durante a Solene Celebração do Domingo do Bom Pastor e Dia Mundial de Oração pelas Vocações, presidida por Dom Francisco Lerma Martínez, na Capela do Seminário S. José, tomou posse o Rev.do P. Rito Alberto, como reitor daquela instituição eclesiástica.


NOVOS SEMINÁRIOS PROPEDÊUTICOS  
Foram criados novos Seminários Propedêuticos: S. Francisco Xavier, Diocese de Nacala  e S. Paulo, em Montepuez, Diocese de Pemba. 







NOVAS PRESENÇAS  MISSIONÁRIAS NA DIOCESE

COMPANHIA MISSIONÁRIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Voltou à Diocese de Gurúè o Instituto Secular  “Companhia Missionária do Sagrado Coração de Jesus”.
 Tem a sua casa de formação no Invinha com 11 meninas, naturais de Nampula e de Gurúè. Fazem  parte da comunidade Mariolina Lambo e a Lisetta.  No passado a Companhia Missionária trabalhou na nossa diocese.

IRMÃS APOSTÓLICAS DE CRISTO CRUCIFICADO EM NAMARRÓI
NOVA CONGREGAÇÃO NO GURÚÈ E EM MOÇAMBIQUE

No dia 31 de Março, Dia da Páscoa,  fizeram a sua entrada na Paróquia de São Tiago Maior de Namarrói, as Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado, na presença de números cristãos.
A Celebração da Eucaristia foi  presidida por Dom Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, e concelebrada por D. Manuel Chuanguira, Bispo Emérito, pelo  Pe, Francisco Cunlela, Vigário Geral,  Pe. Francisco Matias, Pároco de Namarrói, e pelo Pe. Gonçalves Niveremo, Vigário Paroquial. Prometeram estar presentes uma delegação da Direcção Geral da Congregação, o Padre António Martínez, delegado da Diocese de Cartagena- Múrcia.
Também estiveram presentes as autoridades civis e numerosos convidados.
Esta é a primeira Fundação em África das Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado.
Eis os dados das três Irmãs destinadas à  fundação na  Paróquia de São Tiago  Maior de Namarrói  na Diocese de Gurúè:

Ir. CONCEPCIÓN DEL TORO LÓPEZ
Nasceu a 13-03-1952, em Mula, Província de Múrcia,  nacionalidade Espanhola.
Ir. ÁNGELES CÁRCELES LÓPEZ
Nasceu a 12-09-1947, em Múrcia, Província de Múrcia, nacionalidade Espanhola
Ir. AUDÉLIA RODRÍGUEZ ARGUETA
Nasceu a  06-02-1964, em Jutiapa (Guatemala), nacionalidade: Guatemala


IRMÃS MISSIONÁRIAS CLARETIANAS EM MUIANE
No dia 4 de Maio de 2013, as Irmãs da  Congregação das Missionárias  de Santo António Maria Claret (Claretianas), com sede no Brasil,  chegaram à Paróquia de S. Pedro Claver de Muiane, no Alto Ligonha, onde vão fundar a sua primeira comunidade em Moçambique..
Para conhecer o ambiente e o lugar desta fundação, a Ir. Dulcinea, superior-geral daquela congregação, visitou a nossa Diocese de 8 a 18 de Abril.
As Irmãs Maria Imaculada de Oliveira e Marlene de Sousa Rocha, ambas de nacionalidade brasileira, são as duas missionárias indicadas para formar parte daquela comunidade.
A Congregação Missionárias Claretianas foi fundada em Londrina – Paraná – Brasil, a 19 de Março de 1958, por Dom Geraldo Fernandes Bijos e Madre Leônia Milito.
Surgiu como resposta às necessidades de mais evangelizadores para a América Latina e de pessoas dispostas a consagrar sua vida a Deus e aos irmãos especialmente a serviço dos mais pobres.
É a primeira presença missionária  desta Congregação em Moçambique.
A Congregação, que tem sua sede administrativa e casa da fundação em Londrina (Brasil) e está presente em 17 países, nos cinco continentes.



MOVIMENTO DO PESSOAL

BOAS VINDAS
Damos às boas vindas às Irmãs que chegaram para trabalhar na nossa Diocese nomeadamente:
Ir. Alzira Vunge Manuel Buba, JMJ, (Angola-Ile)
Ir. Clélia Festa, JMJ, (Brasil-Ile)
Mariolina Lambo, Companhia Missionária (Nampula-Invinha)
Lisetta Licheri, Companhia Missionária (Maputo-Invinha)
Ir. Concepcion Del Toro Lopez, Ir. Angeles Cárceles López, Ir. Audélia Rodriguez Argueta (Espanha-Namarrói).
Ir. Cristina Júlio Chalacue, FNSV, (Quelimane-Gurúè)
Ir. Laura Manuel, Mercedárias, (Alto Molócuè)
Ir.Elisabete Abraão, Mercedárias,  (Alto Molócuè)
Ir. Maria Imaculada de Oliveira, Missionária Claretiana (De Brasila Muiane)
Ir. Marlene de Sousa Rocha Ir Maria, Missionária Claretiana (De Brasil a Muiane)


TRANSFERÊNCIAS

Pe. Rito Alberto, Diocesano (Mualama-Seminário Propedêutico S. José, Invinha, Reitor)
Pe. Luís Dinis Macuinja, Diocesano (Invinha-Lioma)
Pe. Francisco Máquina, Diocesano (Invinha-Mualama)
Pe. Miguel Namacalima, Diocesano (Catedral de Gurúè-Seminário Filosófico S. Agostinho, em Nampula)
Pe. Pedro João Carlos Nipalamasso. Diocesano (Lioma-Seminário Filosófico S. Agostinho, em Nampula)
Pe. Manuel José Nassuruma (Secretariado Diocesano da Pastoral-Seminário S. José, Invinha)
Pe. Bijú Joseph, Claretiano (Muiane-Gilé-Sede)
Diác. Januário António Mucaia, irá trabalhar  na Paróquia de Santa Cruz de Molumbo, porém de Janeiro a Maio fez a sua experiência no Paço Episcopal, ajudando a Casa Diocesana e o Secretariado.
Ir. Celeste A. Jonassane, FNSV  (Gurúè-Quelimane)
Ir. Torica Lopes Oliveira, FNSV (Gurúè-Quelimane)
Santos Victor, Minorista, faz a sua experiência na Paróquia de Cristo Rei de Mualama.

VISITAS
A Irmã Dulcinea, Superiora Geral das Missionarias Claretianas, de 08- 18 de Abril de 2013.Visitou Muiane, Moneia e Gilé.
S. E. Dom Geraldo Majella Agnello, Cardeal Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia (Brasil) e Fundador da Pastoral da Criança, acompanhado pelo Pe. Ademar Rover, Religioso Camiliano, assessor da Pastoral da Criança, e a Sª Júlia, secretária do Sr. Cardeal, de 28.04 a 02.05.2013. Estiveram em Muiane e Gurúè.
Abade Orfeo Pobre, fundador dos Monjes da Pequena Família da Ressureição, Mosteiro do Monte Rurupi. Alto Molócue.
Irmã Alícia Palazón. Vice-superiora Geral das Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado.
Pe. António Martínez Riquelme, do Clero Diocesano da Diocese de Cartagena- Múrcia (Espanha).
Sª Beatriz Hernáez , coordenadora de África Austral, e Sonsoles Fernández Iriondo, Coordinadora de África, delegadas da Associação “Manos Unidas” de Espanha, de 27 a 30 de Abril. Visitaram Nauela, Gurúe, Invinha, Muliquela e Namarrói



JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

JOVENS

Concurso de Cãntico religiosos
Dentro do espírito da Jornada Mundial da Juventude que terá lugar na cidade  de Rio de Janeiro, no Brasil, nos dias…. A nossa diocese privilegiou encontros de formação sobre a Mensagem do Papa, a peregrinação da cruz  e o concurso de cântico religioso.
O encerramento do festival da juventude e a finalíssima do concurso de cãntico religioso será no Gurúé, dia 26 de Julho de 2013; a Celebração Eucarística  com os jovens na Catedral , dia 28 de Julho de 2013.
Serão delegados da nossa diocese para a Jornada Mundial da Juventudeno Rio de Janeiro os seguintes jovens: Samuel António, Paróquia de N.S. de Fátima, Alto Molócuè, Letícia, Paróquia de S. José, Lioma e Lerios, Paróquia de S. Pedro Claver, Muiane.
Os delegados a JMJ do Rio de Janeiro foram apresentados no Domingo da Ramos na Sé Catedral de Gurúè.

Peregrinação da Cruz
Eis o programa da Peregrinação da Cruz e o tempo de permanência na paróquia em 2013:

Bom Pastor de Pebane:  2 a 8 de Março
Cristo Rei de Mualama: 9 a 15 de Março
S. Paulo de Naburi: 16 a 29 de Março
S. Josefina do Gilé: 30 de Março a 5 de Abril
S. Pedro Claver de Muiane: 6 a 12 de Abril
N.S. de Lurdes de Mulevala: 13 a 26 de Abril
Capelania de Santa Maria de Muhogole: 27 de Abril a 3 de Maio
N.S. de Fátima de Muliquela: 4 a 17 de Maio
N.S. Rainha do Mundo de Malua: 18 a 24 de Maio
N.S. de Fátima de Alto Molócuè: 25 a 31 de Maio
Sagrado Coração de Jesus: de Nauela: 1 a 7 de Junho
N.S. da Conceição de Invinha: 8 a 21 de Junho
S. Tiago mAior de Namarrói: 22 de Junho a 5 de Julho
Santa Cruz de Molumbo:  6 a 12 de Julho
S. José de Lioma: 13 a 19 de Julho
S. António, Sé Catedral: 20 a 26 de Julho 



SAÚDE . FERIDAS E QUEIMADURAS



FERIDAS

Há feridas que brotam de dentro do corpo e há ferida provocadas de fora por objetos cortantes , de ponta fina, armas de fogo, mordidas de animais., etc.
As perigosas, pois podem causar complicações, tais como o tétano, que é muito perigoso. Em caso de feridas o tratamento mais urgente é combater a hemorragia (perda de sangue), se houver.

Tratamento:
 Para lavar as feridas usar o chá de uma dessas plantas: confrei, tutule, folhas do algodoeiro, tansagem, terramicina, mastruz, índia, etc.
Para as feridas infectadas aplicar pomada de sabão . (ver como se faz, abaixo). Retire toda sugidade, colocar a pomada e envolver com uma gaze ou um pedaço de capulana bem limpo.
Como fazer as pomadas: para feridas infectadas:
1 copo de água
2 colheres de óleo
2 colheres de açúcar
3 dedos de sabão
Como preparar: ralar o sabão e por ao fogo com a água, até desmanchar todo o sabão. Acrescentar o óleo e o açúcar. Retirar do fogo e começar a bater até ficar um creme branco. Guardar num frasco com boca larga e pôr uma escrita que indique o que é e o tempo queque serve (pelo menos 3 meses).

QUEIMADURAS
Pode haver queimaduras pelo fogo, ou com o sol ou com ácidos. As queimaduras costuma-se dividir em1º., 2º. e 3º. grau, conforme a gravidade. A queimadura de 3º. Grau é a mais grave porque atinge não só a pele, mas também a carne.
Tratamento: Fazer uma dessas aplicações: clara de ovo batida, mel, babosa, sumo de limão. Farinha de trigo, sumo da folha do algodoeiro. Manter o local da queimadura sempre limpo, evitar que as moscas fiquem em cima.
 Viva a vida!   Viva a saúde!