sábado, 23 de março de 2013

NOVA CONGREGAÇÃO NO GURÚE E EM MOÇAMBIQUE

NOVA CONGREGAÇÃO NO GURÚE E EM MOÇAMBIQUE: Religiosas da Congregação das Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado
 
BREVE  INFORMAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA CONGREGACÃO
“IRMÃS APOSTÓLICAS DE CRISTO CRUCIFICADO”
As irmãs Conceição e Alícia, D. Francisco, Pe. António com a comunidade de Namarrói-Sede durante a  visita das Irmãs de Cristo Crucificado realizada em Junho de 2011para conhecer a realidade da Diocese

A Congregação foi fundada em Múrcia (Espanha), aos 13 de Setembro de 1939. Fundadoras:  MARIA SEIQUER GAYÁ E AMÁLIA MARTÍN DE LA ESCALERA.
A Superiora Geral, a Irmã  Mª del Pilar Sánchez Marín, foi eleita no último Capítulo Geral no  dia 21 de Julho de 2012.
 
A Finalidade primária da Congregação é a identificação com Cristo Crucificado, participando principalmente no seu despojamento e procurando imitar as suas atitudes de Sacerdote e Vítima.
A nossa missão é o serviço apostólico nas zonas rurais, realizando nossa acção a favor da  educação e promoção integral da pessoa, dos mais pobres e necessitados inserindo-nos nos meios rurais que pretendemos evangelizar.
Colaboramos nas Paróquias na catequese com as crianças, jovens e adultos, cumprindo a missão apostólica que recebemos na Igreja.
Muito cedo a Congregação expandiu-se por varias Províncias da Espanha.
Foi aprovada por Paulo VI em 7 de Janeiro de 1975 (“Decretum Laudis”).
No ano  1973 a Congregação abriu a sua primeira comunidade na América Latina em Guatemala. Actualmente estamos presentes também em Honduras, El Salvador, república Dominicana e Bolívia..
No dia  13 de Fevereiro de 2013, as Irmãs Conceição del Toro López, Maria Ángeles Cárceles López e Audélia Rodríguez Argueta partiram da Espanha para Moçambique, via Johannesburg o, chegando a Nampula no dia seguinte (14.02.2013).
Ir. Conceição, Ir. Alicia, D. Francisco e o Pe. Antonio Martinez

De 18 de Fevereiro a 22 de Março de 2013, as Irmãs participaram no Curso de Inserção Missionária no Centro catequético Paulo VI, do Anchilo (Nampula).

A Igreja da sede da Paróquia de São Tiago Maior de Namarrói
E no dia 31 de Março, Dia da Páscoa, irão fazer a sua entrada na Paróquia de São Tiago Maior de Namarrói, na presença de números cristãos, durante a Celebração da Eucaristia, que vai ser presidida por Dom Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, e concelebrada por D. Manuel Chuanguira, Bispo Emérito, pelo  Pe, Francisco Cunlela, Vigário Geral,  Pe. Francisco Matias, Pároco de Namarrói, e pelo Pe. Gonçalves Niveremo, Vigário Paroquial. Prometeram estar presentes uma delegação da Direcção Geral da Congregação, o Padre António Martínez, delegado da Diocese de Cartagena- Múrcia, e as autoridades civis e numerosos convidados.
Esta é a primeira Fundação em África das Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado.
 Irmã   Alícia, Vice Superiora Geral das IACC.
 
Eis os dados das três Irmãs destinadas à  fundação na la Paróquia de São Tiago  Maior de Namarrói  na Dicese de Gurúè:
 

1. CONCEPCIÓN DEL TORO LÓPEZ
Nascimento: 13-03-1952
Em: Mula, Província de Múrcia
Pais:  José del Toro López e Joana López Romero
Nacionalidade Espanhola
Passaporte Nº AAG53390. Emitido em 12.09.2012; e válido até 12.09.2022.

2. ÁNGELES CÁRCELES LÓPEZ
Nascimento: 12.09.1947
Em: Múrcia, Província de Múrcia
Pais: Ángel Cárceles Martínez e Primitiva López Hernández
Nacionalidade Espanhola
Passaporte: Nº AAF 230137. Emitido eml 30.03.2012; válido até
: 30.03.2022.


3. AUDÉLIA RODRÍGUEZ ARGUETA
      Nascimiento: 06.02.1964
      Em: Jutiapa (Guatemala)
Pais: João Rodríguez Zúñiga e  Victória Argueta Corado
Nacionalidade: Guatemala
Passaporte: Nº 000 552453. Emitido em  21.11.2011. Válido atél 21.11.2016

FELIZ E SANTA PÁSCOA DO SENHOR RESUSCITADO
+ Francisco Lerma
   Bispo de Gurúè

sexta-feira, 22 de março de 2013

CAMINHANDO EM MARÇO


02.03.2013: Dom Francisco Lerma, nosso Bispo, regerssa a Moçambique, depois de um período de férias na Espanha. Aproveitou a viagem para tratar vários assuntos relacionados com a vida da nossa Diocese: encontros com o Director do Fundo da Nova Evangelização da Conferência Epsicopal Espanhola,Cáritas Nacional de Espanha, Manos Unidas, Cáritas Diocesana de Málaga, Arcebispado de Madrid, Pontificias Obras Missionárias, Universidade Católica de Múrcia, Seminários de Málaga e de Múrcia, Instituto Teológico dos Franciscanos em Múrcia.

Dom Francisco se encontrou com os Bispos de Cartagena e de Toledo, com o Pe. Damião Chicote, que frequenta o curso de Licenciatura em Direito Canónico em Madrid, com a Direcção Geral das Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado que em breve vão abrir uma comunidade na Paróquia de Namarroi. e com a Direcção Provincial das Irmãs Franciscanas da Puríssima.

O Bispo também fez animação missonária em várias paróquias de Múrcia, sua Diocese de origem, nomeadamente en El Palmar, Cartagena, Archena, Llano de Molina, Calasparra e Los Rosales.

02.03.2013:O Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, presidiu à tomada de Posse do novo Pároco da Paróquia de N. S. Rainha do Mundo de Malua, do Alto Molócue, o Pe. Luis Muhilonge, do clero Diocesano de Gurúè.

03.03.2013. O Pe. Cunlela presidiu à abetura oficial da nova Paróquia recém criada de N. S. Rainha dos Mártires, de Muthala, Alto Molócue.

04.03.2013. D. Francisco, na qualidade de Presidente da Comissão Episcopal de Seminários e Vocações, reuniu em Maputo com a Equipa de Formadores do Seminário Teológico S. Pio X, em sessão de estudo sobre o novo ano lectivo.

05-03.2013. Em Nampula, Dom Francisco reuniu com a Equipa dos Formadores da Sala Anexa de Filosofia, unida ao Seminário Filosófico S. Agostinho da Matola.

07.03.2013. Acompanhado por alguns membros do Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos e Projectos, visitou as obras da Casa das Irmãs de Namarrói, pois a nova Congregação para trabalhar nesta paróquia, as Irmãs de Cristo Crucificado, farão a sua entrada no próximo Domingo da Páscoa, 31.03.2013.

09.03.2013. D. Francisco presidiu à abertura oficial da nova Paróquia de N. S. Rainha da Paz de Alto Molócue, na Pista Velha, e à Tomada de Posse do seu primeiro Pároco, o Pe. Carlos Nticua, dos Padres do Coração de Jesus (Dehonianos).
Na parte da tarde reuniu com o novo Conselho Pastoral da Paróquia de N.S. Rainha do Mundo, Malua, Alto Molócue.

10.03.2013. O Bispo presidiu à Tomada de Posse do primeiro Pároco-encarregado da nova Paróquia de N. S. Rainha dos Mártires, em Muthala, Alto Molócue.
Na parte da tarde, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário geral, visitou o Mosteiro dos Monjes da Pequena Família da Ressurreição.

12.03.2013. Reuniu-se o Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos e Projectos, presidido pelo Sr. Bispo.

Às 18.00H, na Catedral, D. Francisco presidiu a solene celebração da Eucarista com motivo do início do Concvlave para a Eleição do novo Papa.

13.03.2013. Alegramo-nos  com toda a Igreja com o anúncio da eleição do novo Papa: Francisco, até agora D. Jorge Mário Bergoglio, Cardeal Arcebispo de Buenos Aires (Argentina). Dom Francisco, em nome de toda a Diocese, dos catecúmenos, dos cristãos, dos animadores das comunidades, dos religiosos e religiosas, dos Padres, do Bispo Emérito e em nome pessoal,  enviou uma mensagem de felicitações, de acção de graças e de orações ao Papa eleito Francisco.

17.03.2013. Em Invinha, D. Francisco presidiu à Tomada de Posse do novo Pároco, o Pe. Júlio Pedro, do clero diocesano de Gurúe.
Na parte da tarde, acompanhado per D. Manuel Chuanguira, Bispo Emérito, por vários Padres e Irmãs, festejou antecipadamente a Solenidade de S. José, padroeiro do novo Seminário Diocesano, com a celebração solene das Véspras. Seguiu-se um  lanche e actividades recreativas.

19.03.2013. Unidos a toda a Igreja universal, D. Francisco concelebrou  a solenemente a Eucaristia na Igreja Catedral com motivo do início do Pontificado do Papa Francisco. Participaram numerosos fiéis da Paróquia da Sé Catedral, religiosos e religiosas. Também estiveram presentes o Sr.  Administrador do Distrito de Gurúe e o Presidente do Município da cidade de Gurúe. No fm da celebração, D. Francisco concedeu uma entrevista à Rádio Comunitária de Gurúè, comentado o significado e a importância do evento.

21 e 22.03.2013. No Seminário Diocesano de S. José, em Invinha, o Sr. Bispo manteve diálogos individuais com cada um dos seminaristas do 1º e do 2º Ano do Curso propedeutico.