sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Visita Pastoral à Paróquia de Cristo Rei de Mualama - Pebane


D. Francisco celebra a Eucaristia na Igreja da sede, ainda em ruinas, depois de 25 anos de abandono
 De 17 a 22 de Novembro, o Bispo de Gurúè, D. Francisco Lerma, acompanhado pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Francisco Cunlela fez a Visita Pastoral à Paróquia de Cristo Rei de Mualama, no Distrito de Pebane.
A Paróquia desde 1986 esteve privada da presença permanente de Missionários e as suas instalações se encontravam abandonadas e completamente em ruínas. Em Janeiro deste ano de 2011, viu resnacer a sua vida e o seu futuro com a nomeação de uma equipa missionária permanente, formada pelo Pe. Rito Alberto, Pároco, e pelo Pe. Eustáquio Carlos César, Vigário paroquial.


O Bispo com o Vigário Geral, Pe. Francisco Cunlela, num momento de descanso, dialogando sobre o andamento da Visita
 A Paróquia está formada por 93 comunidades cristãs, organizadas em 15 Zonas e 5 Centros Pastorais. Em cada uma das pequenas comunidades há um "Muholi", um Ministro da Palavra, um coordenador da Catequese e um ministro extraordinário da Comunhão. Nas Zonas Pastorais há um Coordenador da Zona, e mais outros responsáveis pelos diversos ministérios da Caridade, da Justiça e Paz, do Grupo Juvenil, das Famílias e dos Vocacionados. Nos Centros Pastorais as actividades estão coordenadas por um Conselheiro do Centro.
A Paróquia encontra-se em uma fase de reabilitação geral das suas estruturas e da reorganização da pastoral paroquial.


À chegada a cada um dos centros de concentração das comunidades o Bispo é recebido festivamente.
 A História da Paróquia de Cristo Rei de Mualama
A Missão foi fundada em 20 de Maio de 1948 por D. Sebastião Soares de Resebde, Bispo da Beira.
Segundo  escreve o Pe. Maggiorino Madella, o Pe. António Losappio e o Pe. Luis Pezzota, Dehonianos, acompanhados pelo Pe. Pedro Comi, chegaram a Mualama no dia 18 de Maio de 1948, vivendo no primeiro tempo numa palhota cedida pelo mwene Pilima.


Eis o novo aspecto da antiga Casa das Irmãs, hoje reabilitada como Casa Paroquial
  No sector específico da evangelização os primeiros missionários, fizeram grande esforço na aproximação das pessoas, visitando familias e organizando a rede escolar e da catequese.
 Em 1953 começaram as obras de construção da grande igreja em alvenaria.
Em 1969 pensou-se também na organização da econoia com a abertura de um grande cajual.
Em 1975 foi nacionalizada a Missão com todas as estruturas existentes: Residencias, escolas, internatos, posto de saúde, cajual e machambas agricultadas. Os Padres passaram a morar numa casa construída a uns 500 m da antiga sede da Missão.

O Bispo bebe da água que começa a correr de novo pelas torneiras da Casa  Paroquial, sinal da vida nova que se respira por toda a Paróquia 
Em 1986, foram sequestrados os Padres Ezio Toller, Onorino Venturuni (+2011) e Vittorino Biasiolli ai residentes. Desde então os Missionários residentes em Pebane encarregarm-se da assitência pastoral da Paróquia de Mualama.
Em 2011, a Paróquia de CRisto Rei de Mualama voltou a ter  sacerdotes residentes: os Padres Diocesanos Pe. Rito Alberto, Pároco; e Pe. Eustáquio Carlos César, Vigário Paroquial.
Os jovens , esperança da Nação e da Igreja