quarta-feira, 16 de março de 2016

IRMÃ MARIA DE LURDES PARTIU PARA A CASA DO PAI


“CANTAREI ETERNAMENTE AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR”

Lema do P. João maria Haw, fundador das ISJB


A Irmã Maria de Lurdes (Maria Helena Clemente Dias) nasceu em Vale de Espinho - Sabugal, a 09 de julho de 1942.

 

Em março de 1961 entrou no Instituto das Irmãs de S. João Baptista e de Maria Rainha. Ainda noviça foi enviada para Alemanha em 1961 onde fez estudos catequéticos e pastorais. A 31 de maio de 1963 fez a sua profissão religiosa.

 

A seguir à sua profissão passou algum tempo na comunidade de Loriga, trabalhando na pastoral e formação de jovens. Integrou a comunidade das Irmãs da Casa da Rainha do Mundo e aqui fez grande parte da sua caminhada de missão e consagração sendo Educadora no Lar de jovens ao longo de vários anos. Muitas foram as educandas que manifestaram a sua amizade durante a sua missão em Moçambique e desde há três anos na sua doença.

 

Num dos encontros, nesta casa, das antigas educandas uma deu este testemunho: Aqui estou eu para falar em nome de todas as “filhas” da Irmã Lurdes. Sim “filhas”, a forma carinhosa e sentida com que ela o diz”.

 

A entrega e doação da Irmã Maria de Lurdes foi de um extremo dinamismo. Não ficou por aqui. Moçambique foi a sua grande paixão.

Aqui chegou em 1990. Começou por integrar a comunidade de Nampula inserindo-se na pastoral da paróquia de S.ta Cruz e dedicando-se á formação das jovens irmãs e dando aulas no Seminário.

Em 1994 integrou a comunidade de Iapala, onde se dedicou á pastoral, dinamizou a alfafetização de adultos, a  formação feminina,apoiou apastoral da saúde, sobretudo os leprosos e tuberculosos nas comunidades mais afastadas do Centro de saúde.

Em  2005 integrou a comunidade que iniciou atividades no Gilé-diocese do Gurué na Zambézia. Aqui se dedicou a todo o serviço pastoral, sobretudo acompanhando a Legião de Maria.

Muitas energias dispensou na ereção do Lar feminino.

Onde havia pobres e necessitados, ai estava ela. Assim vivia feliz. Acolhedora e serviçal. Com alma de apóstolo percorria os caminhos agrestes procurando levar a mensagem de Jesus Cristo, aos que dela se aproximavam. Havia sempre alguma coisa para todos sem nunca se sentir atrapalhada. Por todos ela era admirada nesta sua generosidade e espontaneidade. O seu testemunho foi e acreditamos que vai continuar a ser atração de seguimento evangélico de Jesus Cristo na Vida de consagração.

Foi no Gilé que a doença a surpreendeu no ano de 2013, altura em que por esse motivo regressou a Portugal.

 

Foram três anos de provação que o Senhor lhe enviou. A sua doença galopante foi, por ela, aceite com paciência e serenidade. No seu grande sofrimento revelava, sempre um sorriso de gratidão e carinho para com todos os que a acompanhavam, ou visitavam. Dizia várias vezes “Este é o meu purgatório”, e continuava serena. Sempre que uma Irmã, familiares ou amigos a visitavam ficava contente e sentia-se estimada.

 

A Vida da Ir. Maria de Lurdes, neste ano da Misericórdia, ensina-nos a perceber quanto se pode ser útil à comunidade e aos irmãos através de uma vida simples, humilde e dedicada.

 

Em nome da Irmãs de S. João Baptista, quero agradecer a todos aqueles e aquelas que durante a sua doença a acompanharam, nomeadamente, às Irmãs e especialmente à comunidade de Lisboa, e Missionários de S. João Baptista, agradecimento extensivo aos médicos, enfermeiros e demais profissionais e funcionários de Saúde, incluído os o serviço Nacional de Ambulâncias, por todo o trabalho no sentido de lhe minorarem o sofrimento.

 

Não quero terminar sem agradecer a todos os seus familiares vivos e falecidos. Como dizia alguém “Os maiores benfeitores das Congregações religiosas são os familiares dos seus membros”.

 

A minha amizade e gratidão a todas as pessoas que, de alguma forma, manifestaram a sua presença amiga para com a nossa querida Ir. Maria de Lurdes e para connosco.

 

Ir. Maria de Lurdes, Bem-haja pelo seu testemunho amigo e alegre. Permanecerá sempre no nosso coração.

 

                                                                                             

 Ir. Daniela Amaral

………………………………..

(Superiora Provincial)