sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ACORDO ENTRE A SANTA SÉ E MOÇAMBIQUE


A Santa Sé anunciou  a assinatura de um acordo bilateral com a República de Moçambique, que passa a regular, entre outros, o estatuto jurídico da Igreja Católica, o reconhecimento do matrimónio católico e o regime fiscal.

Refere-se que o documento foi assinado no dia 07.12.2011, na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, do Maputo.

Trata-se do primeiro documento do género assinado por um país da África austral, consolidando “os vínculos de amizade e de colaboração existentes entre as duas partes”.

O texto compõe-se de um preâmbulo e de vinte e três artigos, que regulamentam vários âmbitos.

O acordo foi assinado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Júlio Marques Baloi, e pelo Núncio Apostólico em Moçambique, D. António Arcari.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DO BOM PASTOR DE PEBANE


O grande palmar à entrada à Vila-sede de Pebane

De 1 a 5 de Dezembro de 2011, Dom Francisco Lerma, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, realizou a Visita Pastoral à Paróquia do Bom Pastor de Pebane.

O Bispo D. Francisco e o Vigário Geral Pe Francxisco Cunlela
No dia 01.12.11: Foi o dia da chegada do Sr. Bispo e do vigário Geral.
A Paróquia está sob os cuidados do clero diocesano: Pe. Alves André Araújo, Pároco; e Pe. Américo João António, Vigário Paroquial.

Pe Alves, Pároco; e o Pe. Américo, Vigário paroquial
A Paróquia conta actualmente com trinta comunidades cristãs, organizadas em cinco Zonas Pastorais.
Os habitantes da área que compreende a Paróquia são por volta de 65.000, sendo a maior parte muçulmanos. A superfície da Paróquia é de 1.800 km².

A Mezquita principal de Pebane

Durante a Visita Pastoral  houve três concentrações nos seguintes locais:
02.12.11: Concentração em Tawani, onde se reuniram as comunidades de Tawani, Repele, Mutaswa, Logoro, Munuka, Navia, Mukunkuni, Muruka, Napalavi, Bassikoni, Nahavara, Nassoro e Najirani.  Neste dia foram crismados 36 cristãos.

03.12.11. A concentração foi em Ratata onde se reuniram as comunidades Alta Nakope, Munakahi, Mutavisi, Bilua, Mukunavani, Muinaterre, Mukuna e Ratata. Os crismados foram 42.
Na parte da tarde o Bispo reuniu com a Equipa Missionária.
A sede da Paróquia
No dia 04.12.11, a concentração foi na Sede da Paróquia, em Pebane, onde se reuniram as oito comunidades da zona urbana e suburbana. Os crismados foram 32.

O Bispo reuniu com os membros do Conselho Pastoral da Paróquia. Durante o encontro foram lidos o relatório da Comissão Paroquia de Evangelização, que inclui a catequese, a liturgia e os Movimentos; e o relatório do Conselho Económico.
Houve um tempo suficientemente prolongado para o diálogo e perguntas e respostas de todos os presentes sobre questões pontuais da vida das comunidades.
No fim o Bispo apresentou as novas Orientações Diocesanas, elaboradas a partir das Conclusões da VI Assembleia Diocesana de Pastoral.
Conclui a Visita com um alegre convívio de todos os crismados com o Bispo.

No dia 05.12.11. O Sr. Bispo e o Vigário Geral regressaram ao Gurúè.
Breve História da Paróquia
A Paróquia do Bom Pastor de Pebane foi fundada em 1 de Maio de 1960 por D. Francisco Nunes Teixeira.
 Desde o princípio da fundação a Paróquia foi entregue aos cuidados pastorais dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Também trabalharam nesta Paróquia as Irmãs do Coração de Maria.
O Pe. António  Losappio, scj, homem de forte personalidade e visão ampla, foi Superior da Missão e a ele se deve  a construção das estruturas físicas existentes na Paróquia: uma bela e moderna Igreja na sede, a casa dos Padres, a casa para hóspedes e a casa para as Irmãs.
Depois da Independência vieram as Irmãs Filhas de N. S. da Visitação (Diocesanas de Quelimane), que depois de breve tempo abandonaram a Paróquia por falta de pessoal.
Durante os anos difíceis da Revolução  e da guerra os missionários sofreram provas de toda a espécie, até em alguns casos até a cadeia, como aconteceu com  o Pe. Francisco Temporin.
Em 1986 são retiradas as Irmãs, ficando isolado o Pe. Luís Pezzota.
Desde 2001 a Paróquia está sob a cura pastoral do clero diocesano.
Igreja paroquial do Bom Pastor de Pebane