domingo, 19 de dezembro de 2021

Empossado novo Pároco de S. José de Lioma

 Na manhã do dia 19 de Dezembro, IV Domingo do Advento, Dom Inácio Lucas conferiu posse ao reverendo Padre Agostinho Martinho Vasconcelos, como novo Pároco da paróquia de São José de Lioma, Posto Administrativo de Lioma sede.




O rito da tomada de Posse compreendeu os seguintes momentos: leitura da provisão que nomeia o novo Pároco, Profissão de fé do novo pároco, Juramento e fidelidade do novo Pároco e entrega das chaves da Igreja e do sacrário.

Pe Agostinho Vasconcelos à direita do Bispo,
novo Pároco de S. José de Lioma


De recordar que desde a sua erreção, o Padre Agostinho é o 5º Padre diocesano nos destinos da Paróquia de S. José, sucedendo ao Padre Gonçalves Niviremo, nomeado Diretor Espiritual do Seminário Propedêutico São José de Invinha.

Ordenados três novos sacerdotes

 A Igreja diocesana de Gurúè, viveu momentos de muita alegria e emoção, ao receber no Sábado (18.12.2021), três novos sacerdotes, ordenados por SER Dom Inácio Lucas. 



Trata-se dos Reverendos Padres Timóteo Henriques Cristino de 33 anos da Paróquia de São Carlos Luwanga, Chaurito Maurício de 31 anos de Idade da Paróquia de São Bernardo e Suaze Lacerda José Macaula de 30 anos de idade da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Alto Molócue.

Observado as exigências do protocolo sanitário, acorreram ao ato da Ordenação muitos fiéis e autoridades civis, entre eles destaque vai para a Sua Excelentíssima Senhora Administradora Elsa Da Barca e o edil de Gurúè, o Engenheiro José Aniceto.


Em sua homilia, Dom Inácio começou por agradecer a coragem de entrega que estes três jovens fizeram e a generosidade das suas famílias. Mais adiante, Dom Inácio apresentou cinco principais tarefas de um sacerdote a saber: assistência aos pacientes, a pregação do Evangelho, fazer encontros, diálogos, reuniões e conversa, a oração e dedicação do tempo aos amigos.


No fim da celebração, teve lugar na casa família, um copo de água.

Desde a nossa página, agradecemos a Deus pelo dom dos 3 novos Presbíteros para a Igreja e formulamos votos de um dedicado ministério sacerdotal para eles.