terça-feira, 23 de outubro de 2012

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE S. PEDRO CLAVER DE MUIANE. ALTO LIGONHA

De 13 a 21 de Outubro de 2012, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, realizou a Visita Pastoral à Paróquia de S. Pedro Claver, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, e pela Irmã Vitória Justino, Superiora Geral das Irmãs Filhas de N. S. da Visitação.

A Paróquia está actualmente sob os cuidados pastorais dos Missionários Filhos do Coração de Maria (Missionários Claretianos), das Províncias de Brasil e da Índia. O Pároco, Pe. Janivaldo dos Santos, é brasileiro; e o Vigário Paroquial, Pe. Justine José Kuzhipala, natural da Índia.
13.10.12: Dia de chegada. À noite o Bispo reuniu com a equipa missionária que lhe apresentou o programa da Visita Pastoral, anteriormente preparado pelo Conselho Pastoral Paroquial.

Nas Concentrações o Sr. Bispo seguiu o seguinte esquema de trabalho: em primeiro lugar, apresentação de cada um dos animadores dos ministérios das comunidades e dos coordenadores das Zonas e dos Centros. Em segundo lugar, o Vogário Geral e a Irmã Vitória falavam à comunidade reunida sobre as vocações. Em terceiro lugar, o próprio Bispo fazia a sua catequese, focando especialmente o Trienio Pastoral pregramado pela da VI Assembleia Diocesana de Pastoral e, apra este ano, o tema nuclear da UNIDADE DIOCESANA E ANO DIOCESANO DA EUCARISTIA. Na sua exposição explicou também o tema transversal da SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA.
Acabada a catequese do Sr. Bispo, era à vez da Celebração da Eucaristia e do sacramento da Confirmação.


14.10.12: Concentração no Centro Pastoral de Mupa (Alto Ligonha). Comunidades de Mupa, Duaniua, Niguaru, Nakokolo e Nanyota da Zona pastoral de Mupa. Da Zona Pastoral de Koasua concentraram-se as comunidades de Prokane, Kosua e Tarupe. Os crismados foram 40.

15.10.12: Concentração em Ntira das Comunidades de Ntira, Nampawa, Mukarara, Muhala e Mwahiviri. Na celebração foram crismados 17 cristãos.

16.10.12. Concentração em Capacha das Comunidades de Nakakali, Namikonya, Mwalaneke, Kavira e Nampi. Foram crismados 47 candidatos.

17.10.2012: Da Zona Pastoral de Kalima concentraram-se as comunidades de Kalima, Nipocha, Nikala, Metakusi, Namwaka e Namirima. Hoje receberaam a Confirmação 75 candidatos.

18.10.2012: Em Kocholiwa concentraram-se as comunidade da Zona de Kotxoliwa: Milua, Tamiha, Muhano, Namale, Pavane e Kotxoliwa. Os crismados foram 27.

19.10.2012: A concentração foi em Nitata. Da Zona Pastoral de Nitata as comunidades de Namihane, Nimako, Miravane, Nahia, Gelo e Mpariwa. E da Zona pastoral de Mokóa as comuniudades de Nakulúè, Kurula, Napipini e Mukopo. Foram crismados 51 candidatos.

20.10.2012.Hoje o Sr. Bispo trabalhou na sede da Paróquia, Muiane.

1) O Sr. Bispo visitou o Cartório Paroquial para superviosar os livros paroquiais e a organização do Arquivo Paroquial.
2) Reuniu com os membros do Conselho Económico Paroquial.
3) O Sr. Bispo teve um encontro com o Conselho Pastoral Alargado (os membros efedtivos, e mais outros animadores zonais, coordenadores e responsáveis das comunidades.

Em ambas as reuniões foraam apresentados os respectivos Relatórios e houve um diálogo aberto sobre as questões de maior interesse que apareceram nos relatórios e que alguns dos participantes apresnetarm ao sr. Bispo para um esclarecimento: Formação das comunidades e os seus pilares fundamentais (Fé, Esperannça e Caridade); Qualidades humanas e morais, aptidões e formação exigidas para exercer um ministério na comunidade; a substituição de um ministro extraordinário da Comunhão; Funerais para os cristão que não frequentam ou em situação irregulkar; baptismo das crianças e adolescentes; sustentabilidade económica (contribuição diocesana - dízimo); legalização dos terrenos da Paróquia; vocacionados; a vinda de Irmãs para a Paróquia.

No dia 21.10.2012, foi o encerramento da Visita Pastoral. Concentraram-se as seguintes comunidades: da Zona Pastoral de Mwanamalua, as comunidades de Ngela (sede), Pampwela, Nenito, Kachamiha,  Mwana malua, e Nivale. Da Zona Pastoral de Mocóa, as comunidades de Mocóa e Naro, e da Zona Pastoral de Koasua, as comunidades de Maua, Napote e Mutepe. Os crismados foram 58.