quinta-feira, 3 de abril de 2014

PÁSCOA 2014. CARTA DO BISPO: "O Senhor ressuscitou. Alegria!"



Caríssimos Diocesanos:
Páscoa Feliz!

I.-O senhor ressuscitou, Aleluia!
No meio das nossas tristezas, das nossas preocupações na luta diária,  do nosso sofrimento pelo mal que nos assola, ressoa cada ano o grito de esperança da Páscoa: Porque procurais entre os mortos Aquele que está vivo? Ele não está aqui (no sepulcro). Acreditamos em Jesus, centro da nossa fé. Ele está vivo. Ele indica-nos dia a dia o caminho que devemos trilhar até chegarmos à meta desejada e definitiva, com Ele junto ao Pai. Somos discípulos do Ressuscitado e demos comportamo-nos  como Ele nos ensinou, seguirmos o seu caminho. É o nosso compromisso diário: sermos fiéis em palavras e obras à vida nova que recebemos no Baptismo.

II.- “Ele  começou a ensinar-lhes muita coisas”!
Na Diocese estamos a viver o ANO DA FORMAÇÃO, escolhido como terceiro tema anual do triénio pastoral (2012 – 2014), depois de termos vivido o Ano da Comunhão/Eucaristia (2012) e o Ano da Evangelização/Catequese (2013), junto com o tema transversal dos três anos: A Sustentabilidade Económica.
Bispo, padres, religiosas e religiosos e leigos, todos devemos comprometermo-nos nesta tarefa fundamental para a vida das nossas comunidades. Jesus foi o primeiro formador de agentes de pastoral. Ele começou a ensinar-lhes muita coisa, antes de os enviar em missão (Mc  6,34); Ele os preparou antes de os enviar a evangelizar (Mc  9,34ss; Mt, 28,19-20). O próprio S. Paulo fez o mesmo com os seus primeiros colaboradores: 2 Tim, 1-6-14; 2,1-17; Tito 1,5-12 e 2,1-8.
Na Igreja em Moçambique a FORMAÇÃO continua a ser uma das prioridades permanentes desde a I Assembleia Nacional (Beira 1977), reafirmada na II ANP (Matola 1991). Na III ANP (Matola 2005) a Igreja pensa e sente que a FORMAÇÂO deve continuar uma prioridade que merece um aprofundamento e desenvolvimento. Nessa linha a nossa VI Assembleia Diocesana escolheu a FORMAÇÃO DOS ANIMADORES DAS COMUNIDADES como alicerce da consolidação da Igreja local. O Secretariado Diocesano de Pastoral está já implementado estas decisões com os vários cursos de formação que se estão realizando a nível das 4 Regiões Pastorais e, seguidamente, em cada uma das Paróquias. É tarefa para todos, ninguém pode ficar fora deste caminhada diocesana. É pedida a todos a colaboração em tudo o que for necessário.

III. A Rádio Diocesana, instrumento de formação
A Rádio Diocesana, que está a emitir em fase experimental (FM 94.4) desde o mês de Dezembro, tem um papel muito importante na FORMAÇÃO dos líderes das nossas comunidades. A Rádio Diocesana é um instrumento muito válido que não podemos simplificar. Ela põe em comunicação as pessoas e com os seus programas bem preparados pode ajudar muito na FORMAÇÂO de todos e a todos os níveis sem necessidade de sair das suas casas. Leva a FORMAÇÃO ai onde moramos.


IV. A Universidade Católica no Gurúè.
Neste mês de Abril o Ensino Superior chega definitivamente à nossa Diocese. Com a inauguração da Extensão da Universidade da Moçambique no Gurúè (14.04.2014) começam os Cursos de Direito e de Administração Pública no nosso meio. Tudo isto acontece no ANO DA FORMAÇÃO. É um processo de aperfeiçoar mais e melhor os que amanhã estarão à frente da coisa pública nas mais diversas esferas da vida da Nação. Esta instituição se justifica plenamente pela necessidade de Moçambique se dotar de quadros, formados no seu próprio meio ambiente.
Renovo a minha saudação pascal para todas as comunidades cristãs e para todas as pessoas de boa vontade
PÁCOA FELIZ!
O Vosso Bispo
+ Francisco