sexta-feira, 19 de junho de 2015

PROCLAMAS DE ADMISSÃO À ORDENAÇÃO DE PRESBÍTEROS


 

 

PROCLAMAS DE ADMISSÃO À ORDENAÇÃO DE PRESBÍTEROS

 

Caríssimos diocesanos: paz, bem e consolação.

A nossa Diocese tem a alegria de apresentar os candidatos à Sagrada Ordem dos Presbíteros:

Diácono CARLOS EVARISTO JOSÉ, filho de Evaristo José e de Emília Mucueliua, natural de Inlugo, Distrito de Namarrói, Província da Zambézia, Diocese de Gurúè, nascido a 04.08.1985, baptizado em 25.12.1994, crismado em 18.07-2004, completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, foi ordenado Diácono a 4 de Janeiro de 2014, na Sé Catedral de Gurúè; fez o estágio pastoral e diaconal no Seminário Diocesano Propedêutico S. José de Gurúè e na Casa Diocesana.

Diácono XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE, filho de Joaquim Jaquissone e de Maria Paulo, natural de Nipivi, Distrito de Gurúè, Província da Zambézia, Diocese de Gurúè, nascido aos 21.07.1979; baptizado aos 03.04.1994, crismado aos 10.09.1997 completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, foi ordenado Diácono a 4 de Janeiro de 2014, na Sé Catedral de Gurúè; fez o estágio pastoral e diaconal na Paróquia de Namarrói, na Casa Diocesana e na Paróquia de S. Paulo Apostolo de Naburi.

Eles manifestaram ao Bispo a sua livre e consciente vontade de se darem a Deus e à Igreja para exercerem a Ordem Sagrada dos Presbíteros como Padres Diocesanos desta Diocese.

 Depois de ter pedido o parecer aos meus Conselheiros Diocesanos e aos que o acompanharam durante o período do estágio de pastoral e diaconal, peço aos Padres, Religiosos e Religiosas, Animadores das comunidades e fiéis em geral que, em consciência, vos manifesteis sobre a idoneidade de cada um dos candidatos referidos e, se for o caso, me comuniqueis directamente, ou por meio dos Padres das vossas Paróquias e Capelanias, o que em consciência julgueis necessário dizer ao Bispo.

Este acontecimento deve ser motivo de alegria de todo o povo cristão; de crescimento na estima do sacerdócio; e de oração de toda a Diocese, como os Apóstolos no Cenáculo com Maria, a Mãe de Jesus. na espera do Espírito Santo,

É, de facto, dever de todos os fiéis da Diocese orar pelos candidatos ao Presbiterado, nossos futuros Padres, se Deus quiser. Devemo-lo fazer principalmente na oração universal das Celebrações Dominicais e em todos os momentos de oração da comunidade.

  Casa Diocesana,  Gurúè, 19 de Junho de 2015, ´Memória de S. Romualdo, Abade.

Sob a protecção de Maria, Mãe dos Sacerdotes e de toda a consolação

Vosso Bispo

                                   + Francisco Lerma Martínez