quinta-feira, 1 de janeiro de 2015


 
FELIZ ANO NOVO 2015

“JÁ NÃO ESCRAVOS, MAS IRMÃOS” (Papa Francisco)
Aos nossos irmãos e amigos espalhados por todo o mundo, são os nossos votos mais sinceros para o ano que hoje começa:
Que a ninguém lhe falte o necessário  para viver; que cessem as guerras e toda espécie de violência; que se instaure na paz no coração de cada um de nós, nos nossos lares e em cada uma das nações; que cada um de nós seja instrumento de paz e de reconciliação; que o Evangelho seja anunciado com alegria.
 
+ Francisco Lerma
    Bispo de Gurúè

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL


ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL

Participantes na Assembleia Diocesana de Pastoral Dezembro 2014
Na Casa Diocesana de Gurúè, nos dias 29 e 30 de Dezembro de 2014, realizou-se a Assembleia Diocesana de Pastoral deste ano, com a participação de 50 delegados das Paróquias, entre Padres, Irmãs e leigos e presidida pelo Sr. Bispo Dom Francisco Lerma.

Na sessão de abertura, D. Francisco apresentou o Estado actual  da Diocese com as suas luzes e sombras. Foi um ano de graça e de bênçãos de Deus por tudo o que Ele realizou em cada um de nós, nas nossas famílias e em cada uma das comunidades que formam  as nossa 25 paróquias e 1.750 comunidades.
À seguir à intervenção do Bispo, o Pe. Renato Comastri, leu a síntese dos relatórios enviados pelas Paróquias. Houve um vivo debate sobre as questões mais relevantes: a Igreja ministerial e as suas luzes e sombras e a integração dos movimentos apostólicos na pastoral de conjunto.
No 2º dia da Assembleia (30.12),  os referidos temas foram estudados por grupos e numa sessão plenária em ordem a um consenso sobre o próximo ano pastoral de 2015.
Entre as Conclusões salientamos o seguinte:
1) Preparação para a VII Assembleia Diocesana de Pastoral projectada para o 2º Semestre de 2015.
2) Escolha do tema principal e sua articulação: A família e a Igreja ministerial.
3) Continuação durante todo o ano de 2015 do tema da FORMAÇÂO dos animadores a todos os níveis.
4) Organização do Curso de Inserção Missionária para os missionários recém chegados à Diocese nos últimos anos.
O finalista Xavier Joaquim Jaquissone, candidato ao Diaconado, faz a Profissão de Fé
No fim da tarde e durante a Eucaristia de Encerramento, residida por D. Francisco Lerma e concelebrada por todos os Padres presentes, os candidatos ao diaconado Carlos Evaristo José e Xavier Joaquim Jaquissone que serão ordenados Diáconos no próximo Domingo 04.01.2015, fizeram a Profissão de Fé.
O finalista Carlos, candidato ao Diaconado, faz a Profissão de Fé
 
Na mesma celebração, o Catequista Benjamim, da Paróquia N. S. da Paz da Pista Velha (Alto Molócue) que recentemente concluiu o Curso de Formação de Catequistas no Centro de Promoção Humana de Guiúa (Diocese de Inhambane), recebeu o Envio Apostólico.

O Catequista Benjamim recebe a Bíblia das mãos de D. Francisco