sábado, 21 de novembro de 2015

MENSAGEM DE D. FRANCISCOS PERANTE OS DRAMÁTICOS ACONTECIMENTOS DE MUIANE

 Caríssimos Padres, Irmãs, cristãos, catecúmenos e pessoas de boa vontade da nossa querida Paróquia de S. Pedro Claver de Muiane:Paz, Bem e Consolação.
Ai de mim se não evangelizar! (São Paulo).
Encontro-me em Roma, onde ontem, junto com mais outros Bispos e sacerdotes de todo o mundo, fumos recebidos pelo Papa Francisco.
Entre outras muitas coisas, ele disse-nos que os Bispos e os sacerdotes devemos ser pessoas pacificadas e pacificadoras.
Nestes momentos em que estáis a viver momentos dramáticos e muito tristes pelos acontecimentos de destruição de vidas e de bens, como vosso Pastor não posso ficar calado e resignado. Tenho o dever e a obrigação de proclamar mais do que nunca a Paz que Jesus nos trouxe com a sua morte e ressurreição. Que  as mortes dos vossos parentes e amigos queridos que hoje vós e todos nós convosco choramos sejam sementes de pacificação e deem bons frutos de justiça, verdade, liberdade e fraternidade e bom entendimentos entre todos os habitantes das comunidades atingidas.
Nesta hora de tantíssimas lágrimas e de difícil reconciliação social, o nosso apelo evangélico será sempre aquele de Jesus e que os Bispos reiteramos recentemente a toda a sociedade.
Haja paz, paz douradora, baseada no verdade, na justiça, na liberdade, no respeito de cada um, no diálogo construtivo e como crentes e discípulos de Jesus, na oração. A Paz e a reconciliação são obra humana, sim, mas também um dom de Deus.
Para os que já partiram, a minha oração mais profunda para que o Pai de todos nós os receba na sua Casa definitiva; para as famílias enlutadas os meus mais sentidos pêsames; e para toda a sociedade, o desejo de serem e sermos todos instrumentos da Paz.
Que a Paz do Senhor esteja no coração de cada um de vós.
Vosso Bispo
+ Francisco Lerma

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O NOSSO BISPO EM ROMA PARTICIPA NO CONGRESSO "UMA VOCAÇÃO, UMA FORMAÇÃO, UMA MISSÃO"


D. FRANCISCO EM ROMA PARTICIPA NO CONGRESSO “UMA VOCAÇÃO, UMA FORMAÇÃO, UMA MISSÃO”.

Com motivo do XXV Aniversário dos Decretos Conciliares sobre a Formação dos Sacerdotes (“Optata Totius”) e sobre a Vida dos Sacerdotes (“Presbyterorum Ordinis”), a Congregação para o Clero organizou um Congresso sob o título “Uma Vocação, Uma Formação, Uma Missão”, realizado em Roma nos dias 19 e 20 do corrente mês de Novembro.

O nosso Bispo, D. Francisco Lerma, participou como Presidente da Comissão Episcopal de Seminários e Vocações.

Na manhã do dia 20.11.15,  D. Francisco  participou na audiência que o Papa Francisco concedeu aos participantes no referido Congresso.

Aproveitando a sua estadia em Roma, D. Francisco teve vários encontros de trabalho nas Congregações Romanas para a Doutrina da Fé, Educação Católica e Evangelização dos Povos para tratar assuntos relacionados com a vida da Diocese. Também esteve na Pontifícia Universidade Urbaniana para tratar da renovação da afiliação do Seminário Interdiocesano de Teologia S. Pio X de Maputo.