segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

AS IRMÃS SERVAS DE SANTA MARIA O CENÁCULO ABREM UMA COMUNIDADE NA DIOCESE DE GURÚÈ

Fachada da Igreja Paroquial de N. S. Rainha do Mundo de Malua, no Alto Molócuè

No  dia 14 de Dezembro de 2014, 3º Domingo do Advento, a Paróquia de N. S. Rainha do Mundo de Malua - Alto Molocué, acolheu com grande entusiasmo a Congregação das Irmãs Servas de Nossa Senhora do Cenáculo. A nova comunidade religiosa na nossa Diocese  está formada pelas Irmãs Clara e Anabela e pelas noviças Amélia e Fátima.


D. Francisco orientando a oração da manhã com os fiéis reunidos na Igreja Paroquial de N. S. Rainha doMundo
A cerimónia, incluída na solene celebração da Eucaristia presidida por D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese; Pe. Luis Muhilonge, Pároco da referida Paróquia; e pelo Pe. Rito Alberto, Pároco da Paróquia de N. S. de Fátima de Alto Molocué- Sede.

Participaram na celebração os Irmãs Maristas da comunidade de Nivava, os Monges do Mosteiro do Monte Rurupi, as Missionárias Mecedárias da comunidade local da Paróquia N. S. de Fátima da sede do Distrito;  os Conselheiros, Coordenadores e Responsáveis dos ministérios laicais a nível paroquial e, em grande número, também a nível das Zonas Pastorais e das Comunidades, um  grande número de fiéis e as autoridades do Governo local, do Posto Administrativo da Sede, as autoridades tradicionais e numerosos convidados.
,
O antigo internato feminino, ocupado durante vários anos pelas Vilas do Millennium, em fase de reabilitação para residência das Irmãs Servas de N. S. do Cenáculo.
A Congregação das Servas de Santa Maria do Cenáculo é uma Congregação de direito Diocesano, fundada na década dos anos oitenta na Diocese de Xai-Xai pela Irmã Alda Macuaca com a colaboração da Irmã Clara.
A antiga casa dos Padres durante muitos anos abandonada, actualmente em fase adiantada de reabilitação para residência paroquial

Com esta nova fundação, a Diocese de Gurúè conta com 14 Congregações religiosas femininas e 40 religiosas; 3 congregações masculinas e 16 religiosos; 1 instituo secular e duas leigas e uma associação apostólica de virgens consagradas com três membros. Os sacerdotes diocesanos são actualmente 32, dos quais dois fora da Diocese nos Seminários Interdiocesanos, e quatro fora do país por motivo de estudos de especialização.