sábado, 16 de agosto de 2014

VISITA PASTORAL. PARÓQUIA N. S. DE FÁTIMA. ALTO MOLÓCUE (Continuação 5)


Os cristãos de Ekole
VISITA  PASTORAL  Á  PARÓQUIA N. S. DE FATIMA.  ALTO  MOLÓCUE (Continuação 5)

16.08.2014.

A concentração dos cristãos e catecúmenos foi na comunidade dea Imaculada Conceição de EKOLE que é ao mesmo tempo a sede da Zona Pastoral de N. S. do Carmo de Ekole e pertence ao Centro Pastoral da Sede da Paróquia. Esta Comunidade situa-se na Estrada Alto Molócue - Nauela.
Reuniram as comunidades das Zona Pastoral de Ekole
A alegria de estarem reunidos

ZONA PASTORAL DE EKOLE.
Comunidades: Imaculada Conceiçao de Ekole; S. Luías Gonzaga de Namotxene;S. Estevão de Mansela; S. Pedro Claver de Pilikue; S. Agostinho de Mulepwua; S. Mateus de Namururu; Sants Pedro e Paulo de Likware.

Depois da apresentação dos responsáveis pelos vários ministérios e demais animadores da Zona Pastoral e das Comunidades, seguiu-se a parte dedicada à Catequese. Orientaram a catequese o Pe. Francisco Cunlela que falou sobre a identidade do cristão; a Irmã Eisabet Abrão, mercedária missionária, sobre as vocações; e a Irmã Cristina, das Irmãs Servas de N. S. de Fátima, sobre a juventude. D. Francisco, pela sua parte, falou sobre a Igreja ministerial e as pequenas comunidades, salientando principalmente a união e comunhão entre todos os membros e os animadores das comunidades, a responsabilidade de cada cristão e a alegria de sermos cristão e anunciar  evangelho com alegria.
A Irmã Cristina falou aos jovens sobre os seus problemas: namoro, estudos, vocação.

No Relatório apresentado pelos Conselho da Zona foram indicados, entre outros, os seguintes assuntos: a organização e as actividades da Zona Pastoral referentes aos anos 2012 a 2014; a falta de livros e subsídios para a formação dos membros dos movimentos; e a  preocupação pela situação de insegurança que se vive no Pais e pela  realização das próximas Eleições Gerais..
Os batuqueiros animaram a celebração e a parte recreativa.

Os confirmados na celebração e hoje foram 57 candidatos.

Nesta Zona Pastoral existem os seguintes Movimentos Apostólicos: Movimento Santa Mónica e a Legião de Maria.
D. Francisco durante a catequese

As igrejas presentes na área correspondente a esta Zona Pastoral são as seguintes:: União Baptista em quatro comunidades; Igreja dos 12 Apóstolos em duas comunidades; a Igreja de Cristo em Moçambique em cinco comunidades; Assembleia de Deus em quatro comunidades; Velhos Apóstolos em uma comunidade; e Testemunhas de Jeová em uma comunidade

 

 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DE FÁTIMA. ALTO MOLÓCUE. (CONTINUAÇÃO 4).


D. Francisco e o Pe. Rito, Pároco, à chegada a comunidade de S. João Baptista de Inrikue
VISITA PASTORAL  Á PARÓQUIA N. S. DE FÁTIMA. A. MOLÓCUE (Continuação 4)
 15.08.2014. Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

A concentração dos cristãos e catecúmenos foi na comunidade de s. João Baptista de INRIKUE que é, ao mesmo tempo a sede do Centro Pastoral de Santa Inês (TÁUA). Este Centro situa-se na Estrada Nacional N. 1, a 14 kms da sede do Distrito do Alto Molócue.
Reuniram as comunidades das Zonas Pastorais de NAMIRU e TÁUA.

ZONA PASTORAL DE NAMIRU.
Comunidades: S. Luías Gonzaga de Namiru;; Santa Filomena de Musiua com o Centro de Cateque de Kotxokwani; Santa Teresinha de Muitxana; S. João Baptista de Inrikue;  S. Estêvão de Sakone; e S. Lúcia de Muhitxamuiri.
A catequese do Vigário Geral, Pe. Francisco Cunlela

ZONA PASTORAL DE TÁUA.
 Comunidades: S. António de Táua; N. S. de Fátima de Mulikela; S. João baptista de  Namale; S. Pedro de Mululi; S. Carlos Lwanga de Mukharua; e Inola..
A comida partilhada

No Relatório apresentado pelos Conselho do Centro foram indicados, entre outros, os seguintes assuntos: a organização do Centro Pastoral, as actividades pastorais a nível do Centro e das Zonas Pastorais, os encontros de formação, a revitalização da vida da Paróquia com a nomeação do novo Pároco; a existência dos Movimentos Apostólicos da Legião de Maria, Família do Sagrado Coração e Ordem Franciscana Secular; a fraqueza da economia ainda nos seus começos pelo facto de este Centro Pastoral ser de criação recente. Foi salientado também a preocupação pelas doenças e mortes, a preocupação pela situação de insegurança que se vive no Pais e a realização das Eleições Gerais no próximo mês de Outubro.
A festa: batuque, danças, cânticos, alegria
 
Os confirmados na celebração e hoje foram 49 candidatos.

As igrejas presentes na área correspondente a este Centro Pastoral são: União Baptista em sete comunidades; Igreja dos 12 Apóstolos em três comunidades; a Igreja de Cristo em Moçambique em oito comunidades e Assembleia de Deus em uma comunidade.

 

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DE FÁTIMA. MOLÓCUE (Continuação 3)


A Irmã Elisabete Abrão falou à assembleia reunida sobre as vocações
VISITA PASTORAL  Á PARÓQUIA N. S. DE FÁTIMA. A. MOLÓCUE (Continuação 3)

14.08.2014. A concentração dos cristãos e catecúmenos foi na comunidade de NAMITE, que é ao mesmo tempo a sede do Centro Pastoral S. Matias e da Zona Pastoral do mesmo nome. Este Centro situa-se na Localidade de Kaiaia.

Reuniram as comunidades das Zonas Pastorais de NAMITE e MUALILI.

ZONA PASTORAL D NAMITE. Comunidades: S. João Baptista de Namite; S. Pedro Claver de Namikopo; S. José de Namaitupa; N. S. de Fátima de Kukureya; S. Lucas de Nasulu; S. Luís Gozaga de Nsuani; S. Miguel de Misulani; S. João Paulo II de Mpuruka; S. Carlos Lwanga de Napolomotxo.

Os cozinheiros e cozinheiras que prepararam a comida comunitária
ZONA PSTORAL DE MUALILI. Comunidades:  S. Norberto de Kaiaia; S. Pedro de Mukoro; Bom Pastor de Muroporo; S. Mateus de Munapo; S. João Baptista de Narini; e S. José de MUalili.

No Relatório apresentado pelos Conselheiros, Coordenadores  e animadores foram indicados, entre outros, os seguintes problemas: a falta de mais um outro Padre na Paróquia para melhorar a assistência e o acompanhamento da vida das comunidades (formação, confissões, etc.); problemas das familiares (divórcios e separações); a desobediência aos Mandamentos da Lei de Deus e, ao nível nacional, a situação de guerra nas Províncias Centrais do País, pedindo à Conferência Episcopal de Moçambique para que dê a sua contribuição para que as partes em conflito cheguem quanto antes a um acordo de paz.

Um momento da parte recreativa
No Relatório referido foram apresentadas as actividades das comunidades deste Centro Pastoral durante os dois últimos anos: encontros de formação, reuniões dos conselhos, catequese e celebrações.

Os confirmados neste celebração foram 74 candidatos.

As igrejas presentes na área correspondente a este Centro Pastoral são: União Baptista; Igreja dos 12 Apóstolos; e a Igreja de Cristo em Moçambique.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. DE FÁTIMA. ALTO MOLÓCUE. (2)


A chegada de D. Francisco à comunidade de Ilyaneke
VISITA PASTORAL  Á PARÓQUIA N. S. DE FÁTIMA. ALTO MOLÓCUE. (2)

13.08.2014. Hoje a concentração dos fiéis foi na comunidade de ILYANEKE.

Reuniram 20  comunidades das Zonas Pastorais de  NRUASI, NAPALA, NIKULOSI E MARRUPWE que formam o Centro Pastoral de ILYANEKE.

O Vigário Geral, Pe. Cunlela, falando com os cristãos reunidos para a Visita Pastoral 
ZONA PASTORAL DE NRUASI, comunidades: Sagrado Coração de Jesus de Nruasi; S. Carlos Lwanga de Matxewe e a sua Catequese de Namarawe; S. António de Chileni; e Kolekela.

ZONA PASTORAL DE NAPALA. Comunidades: Santa Maria Madalena de Napala; Santíssima Trindade de Ilyaneke; S. André de Omoni; S. S. do Rosário de Nakololo.

Numerosíssimos jovens participaram na celebração e na catequese
ZONA PASTORAL DE NIKOLOSI. Comunidades: S. António de Nikolosi; Sagrado Coração de Jesus de Ntuisi; S. Carlos Lwanga de Ereka; Santa Maria de Nakoka.

ZONA PASTORAL DE MARRUPWE. Comunidades: S. Miguel de Marrupwe; S. Pedro Claver de Massepane, S. Kizito de Miakane; S. João Baptista de Napila; S. José de Murimoni; Nlukuni; N. S. de Fátima de Namissoni; S. Agostinho de Muikihove.

Os batuqueiros que animaram a celebração e a parte recreativa
Os crismados foram 99.

As Igreja evangélicas presentes nestas Zonas Pastorais são: União Baptista, Igreja de Cristo em Moçambique.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE N. S.DE FÁTIMA DO ALTO MOLÓCUÈ


VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE N. S. DE FÁTIMA. ALTO MOLÓCUE

De 11 a 17 de agosto de este ano de 2014, esta a decorrer na Paróquia de N- S. de Fátima, no Alto Molocué-Sede, a Visita Pastoral de D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Vigário Geral da Diocese, o Pe. Francisco Cunlela.

No dia 11.08.2014, na parte da tarde, D. Francisco foi recebido às portas da Igreja Paroquial pelo Pároco, o Pe. Rito Alberto, do clero diocesano, pelos membros do Conselho Permanente Pastoral e mais outros responsáveis dos vários ministérios e dos Movimentos apostólicos (Legião de maria, Santa Mónica, Onde Secular Franciscana, Carismáticos, Santo Egídio, entre outros) e por uma numerosos fiéis que quiseram  dar as boas-vindas e receber  o seu pastor.

No dia 12.08.14, Terça Feira. A concentração foi na comunidade de Wathula. Reuniram as 10 comunidades da Zona Pastoral de VACHA. Comunidades de Santa Mãe de Deus de Wathula; Santa Maria de Mpwiti; Santa Cruz de Irelene; S. C. de Jesus de Namakhala; São Tiago de Manyipwirini; S. Coração de Jesus de Nakuluwe; S. Mguel de Machiloni; S. António de Makaliha; S. João Baptista de Likwerene: e S. Luís Gonzaga de Vacha.

Receberam o Sacramento da Confirmação 40 cristãos.

Nesta Zona Pastoral existem as seguintes Igrejas Evangélicas: Igreja de Cristo de Moçambique; União Baptista Universal; Igreja dos 12 Apóstolos, Assembleia de Deus; e Testemunhas de Jeová.