sábado, 13 de dezembro de 2014

Encontro dos sacerdotes com o Bispo

Os sacerdotes diocesanos de Gurúè com o seu Bispo,D. Francisco no encontro anual realizado em 13.12.2014

No Sábado, 13.12.2014, na Casa Diocesana do Gurúè, logo a seguir ao Retiro Espiritual do clero, os sacerdotes diocesanos tiveram o habitual encontro de fim do ano com o Bispo D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese. Participou praticamente a totalidade dos padres actualmente a residir na Diocese.
D.Francisco apresentou e comentou as conclusões da última Sessão Plenária da Conferência Episcopal realizada no Centro de Formação de Nazaré (Beira), de 4 a 9 de Novembro último e as deliberações da Sessão do Conselho Universitário da Universidade Católica de Moçambique, realizado também no  Centro de Nazare, nos dias 10 e 11 de Novembro último.

Na segunda parte do encontro foi aberto o diálogo em que foram apresentadas e discutidas algumas questões de particular actualidade e interesse para o presbitério diocesanos.

No fim, D. Francisco apresentou a lista das  destinações para o ano de 2015.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

CAMINHANDO EM DEZEMBRO


CAMINHANDO EM DEZEMBRO

Começámos o último mês de 2014 durante a Vista Pastoral à Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi, no Distrito de Pebane, no litoral da Diocese.

01.12.2014

 No dia 1º de Dezembro tivemos a concentração  dos cristãos na Comunidade de NAMAHIPI, onde se reuniram os cristãos e catecúmenos da Zona do mesmo nome, com as seguintes comunidades: S. Lúzia de Namahipi; S. Pedro de Mukuale; S. Carlos Lwanga de Makudene; S. António de Naphawe; S. Miguel de Namarrepo; e S. Lúzia de Malawi. Nesta data receberam o Santo crisma 53 cristãos.

02.12.2014

No dia 2 de Dezembro, realizou-se o encontro do Conselho Pastoral Paroquial e do Conselho de Economia com o Sr. Bispo. Estiveram representadas todas as 19 Zonas  Pastorais com os seus coordenadores de Zonas e algumas também com os coordenadores dos Jovens.

Foi apresentados os relatórios das Actividades Pastorais e Económicas da Paróquia:

- Dados estatísticos;

- Novas comunidades;

- Reabilitação dos edifícios e construções de capelas;

- Formação dos animadores dos ministérios;

- Comissões Paroquiais: Cáritas, Jovens; Famílias; Legião de Maria.

- Situação económica: problemas, partilha diocesana de 2013 e de 1014; situação do cajual, rendimento;

- Construção da Capela da sede.

No regresso a Gurúè, na tarde daquele mesmo dia, o Bispo passou pela Paróquia de Gilé-sede, onde se encontro com o Pe. Miguel, Conselheiro Geral dos Missionários Claretianos, em Visita Canónica `as comunidades Claretianas presentes nas Dioceses de Nampula e Gurúè.

4.12.2014.

O Pe. Alberto Ferreira,  Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique e o Dr. Armindo, Director da Unidade Básica da UCM em Quelimane, reuniram com D. Francisco Lerma e alguns membros do Conselho dos Consultores, para tratarem assuntos relacionados com a Extensão de Gurúè da UCM.

06 – 07.2014

No Sábado 6 de Dezembro e Domingo 7, realizou-se a 3ª Peregrinação Diocesana à Paróquia-Santuário da Imaculada Conceição de Invinha. Com ela encerrou-se o no Pastoral.

Participaram especialmente peregrinos  das Paróquias da Zona pastoral Norte da Diocese, nomeadamente das Paróquias de Namarrói, Molumbo, Lioma, Muagiua, S. Carlos Lwanga,S. Kizito, Sé Catedral e Invinha. Também se fizeram presentes peregrinos de Sagrado Coração de Jesus de Nauela: N. S. de Fátima de Ile; Santa Teresinha de Ile; N. Sª de Lurdes de Mulevala; Santa maria Mãe de Deus de Muhogole; N. S de Fátima de Alto Molócue; N. S. Rainha do Mundo, de Malua; N. S. Rainha da Paz, Pista Velha, Alto Molócue; N. S. Rainha dos Mártires de Muthala. 

As celebrações foram transmitidas em directo pela nossa Rádio Diocesana, frequência FM 94.4.

08 – 13.12.2010.

De 8 a 13 de Dezembro, na Casa Diocesana está-se a realizar o Retiro Anual (Exercícios Espirituais) do Clero Diocesano de Gurúè, orientado pelo Pe. Januário António, Reitor do Seminário Diocesana Propedêutico S. José de Gurúè. Participa a totalidade dos 24 Padres Diocesanos presentes actualmente na Diocese, e os dois Bispos, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè e D. Manuel Chuanguira, Bispo Emérito de Gurúè.

11.12.2014

D. Francisco Lerma, nosso Bispo, nos dias 10 e 11 de Dezembro encontrou-se no Gurúè com o Pe. Diamantino Antunes, Superior regional dos Missionários da Consolata em Moçambique acompanhado pelos Pe. Sisto Karrau, Administrador regional e Pe. Carlos Osório, Conselheiro Geral, O Sr. Bispo acompanhou-os na vista à Paróquia de Invinha, à Rádio Diocesana, e à Sede da Extensão de Gurúè da Universidade católica de Moçambique.

domingo, 7 de dezembro de 2014

BREVE CRÓNICA DE NOVEMBRO

D. Francisco planta o "coqueiro dos jovens" na Visita Pastoral a Naburi

1.Seminário Diocesano S. José

Encerramento do Ano Académico e de Formação no Seminário  Diocesano Propedêutico S. José. No dia 1º de Novembro, na arte da manha, com a presença de alunos, Formadores e Professores, e de D. Manuel Chaunguira Machada, Bispo Emérito de Gurúè, D. Francisco Lerma, presidiu ao encerramento das actividades do Ano Académico 2014. Alunos do 1º Ano:12; 2º Ano: 8; 3º Ano 10.

2.No Cemitério Diocesano.

Na parte da tarde do dia 2 de Novembro, no Cemitério Diocesano dos Santos Anjos de Invinha, D. Francisco presidiu à Eucaristia pelos Defuntos da Diocese e, em particular, dos Padres Diocesanos, Religiosos e Religiosas e Agentes de Pastoral.  Este cemitério, situado junto ao Cemitério Paroquial da Paróquia de Invinha, foi inaugurado com a sepultura do Pe. Inácio Santos, no dia 3 de Março deste ano de 2014, e é destinado aos Padres Diocesanos e Religiosos e Religiosas que o desejarem.

3.Nova Congregação Religiosa na Diocese.

Precedido  de um longo período de discernimento, as  Irmãs Clara e Anabela e 2 Noviças da Congregação das Irmãs Servas de Nª Sª do Cenáculo de Xai-Xai, chegaram ao Gurúè, para fundar uma comunidade na Paróquia de N. S. Rainha do Mundo em Malua (Alt Malócue).

4.Sessão Plenária da Conferência Episcopal de Moçambique.

De 3 a 9 de Novembro, no Centro de Formação de Nazaré da Beira, D. Francisco Lerma, participou na II Sessão Plenária da Assembleia da Conferência Episcopal de Moçambique. O encerramento realizou-se na Paróquia de Macuti, com uma solene Celebração da Eucaristia, presidida por D. Lúcio Landrice, Bispo de Xai-Xai e presidente da CEM, e concelebrada por todos os Bispos presentes na Assembleia.

No referido Centro, nos dias 10 e 11, o nosso Bispo tomou pate nos trabalhos do II Conselho Universitário da Universidade Católica e Moçambique.

5. Missionárias Eucarísticas de Nazaré.

Irmã Maria Filomena, Missionária Eucarística de Nazaré, na Comunidade de Chalalane, Naburi,
De 17 de Novembro a 6 de Dezembro, a convite de D. Francisco, as Irmãs Mª Filomena, espanhola,  e Mª del Carmen, argentina, da Congregação das Irmãs Missionárias Eucarísticas de Nazaré, visitaram todas as Paróquias da Diocese, para conhecer a nossa realidade sócio-cultural e religiosa, em ordem a uma possível apertura de uma Comunidade da referida congregação na  Diocese de Gurúè.

6. Muliquela: Pré-projecto de uma Escola Agrária.

Um grupo de estudo dirigido pelo Sr. Michele L. e 4 jovens, três italianos e um colombiano, que trabalham na Escola de Arte e Ofícios de Inhassoro ( Diocese de Inhambane) visitaram a Paróquia de Muliquela, em vista de pré-projecto de uma Escola Agrária. Esperamos o discernimento e a concretização dos estudos prévios que estão-se realizando.

7. Abertura do Ano da Vida Consagrada.

Por motivos pastorais antecipou-se a Apertura do Ano da Vida Consagrada, com uma soleníssima celebração da Eucaristia, na Igreja Catedral de s. António de Gurúè. Foi precedida por uma Vigília Eucarística no dia 23.11., também presidida pelo Sr. Bispo. D. Francisco Lerma. Participaram quase na sua totalidade do membros dos Institutos de Vida Consagrada e Associações Apostólicas presentes na Diocese.

8.Visita Pastoral à Paróquia de  Naburi

Durante nove dias, de 24 de Novembro a 2 de Dezembro de 2014, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, realizou a Visita Pastoral (a 12ª deste ano) à Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi, no Distrito de Pebane.

Segundo o Relatório apresentado na Reunião do Conselho Pastoral Paroquial, a Paróquia tem59.869 habitantes; dos quais 19.096 são cristãos, 2.524 catecúmenos adultos, 2034 catecúmenos jovens e adolescentes. Durante o ano foram baptizados 641 baptismos, 120 matrimónios e 320 1ª Comunhões. Os crismados durante as 7 celebração foram 798.

A Paróquia está aos cuidados do Clero Diocesano de Gurúè, sendo Pároco actual o Pe. Francisco Máquina, com residência permanente na vizinha Paróquia de Mualama. Não há presença de Irmãs Religiosas. As comunidades são 88, formando 19 Zonas Pastorais e 7 Centros Pastorais.


Grupo de jovens, adolescentes e crianças da Paróquia de Naburi
A Casa Paroquial está em reabilitação e a Igreja Paroquial da sede está a ser construída.